Medida é necessária para mais uma etapa das obras de construção de um piscinão no Centro
Dentro de mais uma etapa das obras de construção de reservatório RS-1 de retenção de águas pluviais, na Praça da Ópera, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) fará uma operação parcial no Terminal BRT Mercado. O atendimento no sentido Centro–bairro será suspenso e o atendimento no sentido bairro–Centro continuará em operação. A medida entra em vigor a partir da próxima sexta-feira, 7 de novembro.
Com isso, a Emdec promove alterações na circulação das linhas BRT10, BRT11, BRT12, BRT20, BRT21, BRT25 e BRT26, que atendem ao local. No mês de setembro, as sete linhas transportaram, por dia útil, uma média de 34 mil passageiros.
Novos trajetos e pontos de embarque
- BRT10 e BRT11 (sentido Terminal Central)
Trajeto: vias Jorge Miranda, João Penido Burnier e Senador Saraiva (pista interna).
Novo ponto: avenida Senador Saraiva (posterior à Benjamin Constant, na pista interna).
As linhas BRT10 e BRT11 deixam de atender ao Terminal BRT Mercado durante todo o período das obras do “Piscinão”.
- BRT12, BRT20 e BRT25
Trajeto sentido bairro: vias Orosimbo Maia (pista externa), Jorge Miranda, João Penido Burnier, Saldanha Marinho e Marquês de Três Rios.
Novos pontos: Orosimbo Maia (altura da Sacramento) e João Penido Burnier (ao lado do Terminal BRT Mercado, próximo ao Cotuca).
Trajeto sentido Terminal Central: vias Dr. Mascarenhas, Terminal BRT Mercado (bairro – Centro), João Penido Burnier, Senador Saraiva (pista interna).
- BRT21 e BRT26
Trajeto: vias Dr. Mascarenhas, Terminal BRT Mercado (bairro – Centro), João Penido Burnier e Rua Saldanha Marinho.
Mudanças em linhas convencionais
A operação parcial do Terminal BRT Mercado também vai afetar no itinerário de três linhas convencionais: 212, 213 e 357. A medida é necessária para diluir a demanda de usuários nos pontos da região.
Os trajetos e pontos da linha 212 (sentido Terminal Itajaí) e das linhas 213 e 357 (sentido Rodoviária) terão alteração.
O novo itinerário será pelas vias Senador Saraiva (pista externa), Benjamin Constant e Andrade Neves. Dois novos pontos de parada serão feitos: um na avenida Benjamin Constant (posterior à rua Visconde do Rio Branco e anterior à Andrade Neves); e outro na avenida Andrade Neves (anterior à Sebastião de Souza).
Agentes da Mobilidade Urbana e educadores da Emdec vão orientar os usuários. Faixas de orientação também serão instaladas no entorno.
Confira todas as alterações no mapa abaixo:

Reservatório RS-1
O Reservatório RS-1 de Campinas é um projeto de macrodrenagem localizado na região do córrego Serafim, próximo à Praça da Ópera, no Centro. O objetivo é reduzir os alagamentos na região central.
O piscinão terá capacidade para armazenar 80 milhões de litros de água. A obra, que começou em setembro de 2025, está sendo construída de forma subterrânea, para que a praça possa ser reaberta para o uso público, após a conclusão. A gestão das obras é realizada pela Secretaria de Infraestrutura.
Consulte sua linha
Para informar os usuários sobre os novos itinerários, a Emdec distribuiu cartazes informativos nos veículos. Assim que as mudanças começarem a valer, os usuários poderão consultar os novos trajetos no site da Emdec, pelo endereço: portal.emdec.com.br/consultalinha.
Quem usa o transporte público pode utilizar os aplicativos Cittamobi, Moovit, Kim ou Bus2, que informam onde embarcar, desembarcar e quais ônibus municipais utilizar. Também é possível consultar as previsões de chegada dos ônibus em tempo real, selecionando os pontos no mapa.
Foto de capa: Prefeitura de Campinas











