A escalada verbal ocorre após Trump ameaçar impor tarifas à Rússia e seus compradores de petróleo
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na sexta-feira (1º) que ordenou a movimentação de dois submarinos nucleares americanos para “regiões apropriadas”, em resposta a declarações do ex-presidente russo Dmitry Medvedev, que ameaçou relembrar as capacidades de ataque nuclear da era soviética.
“Com base nas declarações altamente provocativas de Medvedev, ordenei que dois submarinos nucleares fossem posicionados… apenas no caso de essas palavras tolas e inflamadas se tornarem algo mais”, escreveu Trump nas redes sociais. Ele também alertou: “Palavras têm consequências. Espero que não seja esse o caso”.
A Marinha dos EUA, que raramente comenta publicamente sobre posicionamento de submarinos — considerados elementos estratégicos da dissuasão nuclear —, preferiu não se pronunciar. O Pentágono também não respondeu.
A escalada verbal ocorre após Trump ameaçar impor tarifas à Rússia e seus compradores de petróleo caso um cessar-fogo na Ucrânia não seja aceito até 8 de agosto. Medvedev respondeu lembrando que Moscou possui poderio nuclear. Na sexta, o presidente russo Vladimir Putin afirmou que a guerra está a favor da Rússia, mas que ainda espera por negociações de paz — sem citar o ultimato americano.
Desde que assumiu o mandato em janeiro, prometendo encerrar a guerra na Ucrânia no “primeiro dia”, Trump não conseguiu convencer Moscou a aceitar um cessar-fogo. Agora, as tensões geopolíticas se intensificam, com sinais preocupantes de mobilização estratégica. (Renan Isaltino)
Fonte: Reuters
Foto: R7