O temporal que atingiu Limeira (SP) no final da tarde desta quinta-feira (20) mobilizou as equipes da Defesa Civil, da Guarda Civil Municipal (GCM) e agentes de trânsito, segundo informações da prefeitura. A cidade registrou quedas de árvores em diferentes bairros, rompimento de fiação elétrica seguida de curto-circuito no Jardim Santa Cecília, além do resgate de um motorista que tentou atravessar um ponto de alagamento e ficou ilhado em uma passagem sob a linha férrea, próximo da empresa CPKelco.
O condutor de um Fiat Uno tentou seguir pelo trecho, mas a quantidade de água impossibilitou a passagem, forçando-o a subir no teto do veículo para se proteger. Uma equipe da Defesa Civil, com apoio da GCM de Limeira, realizou o resgate do homem, que não sofreu ferimentos. O veículo foi retirado do local após o nível da água baixar. A Defesa Civil reforçou o alerta para que motoristas evitem áreas de risco durante períodos de chuvas intensas. O local onde ocorreu o incidente é devidamente sinalizado como ponto de alagamento.
De acordo com o Cemaden, choveu 33 milímetros das 16h às 20h de ontem em Limeira, segundo medição feita região do Ribeirão Tatu.
Para evitar situações de risco, a Defesa Civil recomenda:
- Evite atravessar ruas alagadas, pois a profundidade da água pode ser maior do que aparenta.
- Fique atento aos alertas meteorológicos e siga as orientações das autoridades locais.
- Em caso de chuvas intensas, procure rotas alternativas e evite passar por áreas conhecidas por alagamentos.
- Se o veículo for tomado pela água, desligue o motor imediatamente e saia com segurança, buscando um local elevado.
Em situações de emergência, acione a Defesa Civil pelo telefone 199, o Corpo de Bombeiros pelo 193, ou a GCM pelo 153.