Em Limeira, um projeto realizado por protetoras de animais independentes arrecada tampinhas plásticas de diferentes produtos que, posteriormente, são revertidas em ração, castração e outros cuidados para animais carentes. A idealizadora do CastraAção Limeira, Tatiany Carvalho Rocha, conta que o projeto começou em outubro de 2020, com o objetivo de castrar de duas a três fêmeas por mês. “Eu doava muita ração, e cada vez mais precisava de doação para mais animais. E por isso pensamos no projeto de castração. A grande maioria dos animais que atendemos são de famílias que não têm carro, não têm acesso à internet, então nós vamos até a casa do tutor, pegamos o animal e levamos pro procedimento”, explicou Tatiany.
Vendo a situação das famílias e dos animais, as protetoras perceberam que teriam que auxiliar também com a ração, e uma delas teve a ideia de começar a campanha de arrecadação de tampinhas plásticas.
Hoje a campanha de arrecadação de tampinhas conta com 17 pontos, locais que a população pode participar deixando tampinhas plásticas diversas – como de amaciante, margarina, refrigerante pet, achocolatado, leite em pó, maionese, detergente, e qualquer outra. Além de contribuir com o cuidado de animais carentes, a ação impede que esse material reciclável vá para o lixo, e, consequentemente, para o aterro sanitário. Cada quilo de material arrecadado equivale a R$ 2, ou seja, uma tonelada de tampinhas equivalem a R$ 2 mil, que são convertidos em 18 sacos de ração de 20 quilos. “Para um quilo de tampinhas, é preciso muita doação, por isso precisamos de toda ajuda”.
PARA AJUDAR
O projeto que começou pequeno, cresceu, e, somente no mês de janeiro deste ano, o grupo conseguiu castrar 148 animais com a arrecadação das tampinhas, além de rifas, doações e outras ações.
Além do trabalho de castração e doação de ração, o grupo realiza palestras de orientação para crianças nas escolas. “A castração vai muito além do animal não ter filhotes, é uma questão de bem-estar animal. Por isso também fazemos as palestras nas escolas”, completou.
Para conhecer mais sobre o projeto e verificar todos os pontos de coleta das tampinhas, o Instagram é @projetocastracaolimeira. Desde 2020, forma quase 9.800 castrações realizadas.
Redação Portal Veloz