Portal Veloz

Últimas Notícias

Vídeo mostra vítima sendo seguida por trio antes de assassinato; dois suspeitos foram presos e mandante está foragido em Piracicaba

PM Rodoviária apreende R$ 850 mil em eletrônicos e mercadorias sem documentação fiscal no interior

Anac autoriza duas novas companhias aéreas estrangeiras a operar voos internacionais no Brasil

GCM de Cordeirópolis cumpre mandado judicial de internação de adolescente

Homem é preso por violência doméstica e outro por descumprir medida protetiva em Limeira

Vacina contra a dengue do Butantan avança em testes para idosos

Tag: Ultimas

Vídeo mostra vítima sendo seguida por trio antes de assassinato; dois suspeitos foram presos e mandante está foragido em Piracicaba

Homem de 34 anos foi encontrado morto em área de lazer no bairro Cecap; crime teria sido motivado por demissão em padaria onde vítima trabalhava Imagens de uma câmera de segurança divulgadas pela Polícia Civil mostram os momentos que antecederam o assassinato de Lismar Santos de Jesus, de 34 anos, encontrado morto na manhã deste domingo (21), em uma área de lazer do bairro Cecap, em Piracicaba. No vídeo, Lismar, que aparece usando bermuda clara, é seguido por três homens enquanto caminhava pela rua. As imagens mostram a vítima sendo acompanhada pelo grupo até sair do campo de visão da câmera, com um dos suspeitos logo atrás. De acordo com a Polícia Civil, dois dos homens que aparecem nas imagens foram presos. O terceiro suspeito, apontado como mandante do crime, continua foragido. Ele tem 34 anos e dividia o mesmo quarto com a vítima. As investigações apontam que o homem procurado trabalhava na mesma padaria que Lismar e foi demitido na sexta-feira (19). Inconformado com a situação, ele teria chamado outros dois homens, de 24 e 45 anos, para executar o colega. Segundo a Polícia Militar, o suspeito de 24 anos foi localizado e tentou fugir. Ele possui antecedentes por tráfico de drogas. Já o homem de 45 anos foi encontrado escondido em um cômodo e possui passagens por roubo, posse ou porte ilegal de arma de fogo e homicídio. A Polícia Civil de Piracicaba informou ainda que o suspeito de 45 anos estava em liberdade temporária, beneficiado pela saída temporária, e deveria retornar ao sistema prisional nesta segunda-feira (22). Não há confirmação sobre a pena que ele cumpria. Além do homicídio qualificado, os dois presos foram autuados em flagrante por sequestro, organização criminosa e coação no curso do processo, após ameaçarem uma testemunha. O caso segue sendo investigado e a polícia realiza buscas para localizar o suspeito apontado como mandante do crime. (Renan Isaltino)

Leia Mais

PM Rodoviária apreende R$ 850 mil em eletrônicos e mercadorias sem documentação fiscal no interior

Celulares, notebooks, videogames, perfumes e outros produtos foram encontrados durante fiscalização a um ônibus Uma ação do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR), da Polícia Militar Rodoviária, resultou na apreensão de uma carga avaliada em cerca de R$ 850 mil em mercadorias sem documentação fiscal no domingo (21), em Florínea, no interior de São Paulo. A ocorrência foi registrada por volta das 17h15, durante a Operação Impacto, no quilômetro 449 da Rodovia Miguel Jubran. Policiais rodoviários abordaram um ônibus e, durante a fiscalização, o motorista admitiu que transportava produtos de origem irregular. Na vistoria no bagageiro, os militares encontraram diversos eletrônicos e mercadorias provenientes do Paraguai. Entre os itens apreendidos estavam celulares, notebooks, videogames, dispositivos de streaming, microfones, perfumes, camisetas esportivas, garrafas de vinho e outros produtos sem comprovação fiscal. O ônibus utilizado no transporte e toda a carga foram apreendidos. De acordo com a corporação, a ação representou um prejuízo estimado em R$ 850 mil para a prática criminosa. O veículo havia sido carregado em Cascavel (PR) e seguia com destino à capital paulista. Os envolvidos foram conduzidos à Delegacia da Polícia Federal em Marília, onde permaneceram presos e à disposição da Justiça. Foto: Agência SP

Leia Mais

Anac autoriza duas novas companhias aéreas estrangeiras a operar voos internacionais no Brasil

Empresas da Espanha e da Nigéria poderão realizar transporte regular de passageiros e cargas com origem e destino no país A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou duas novas companhias aéreas estrangeiras a operar voos internacionais regulares de passageiros e cargas com origem e destino no Brasil. As empresas habilitadas são a espanhola Wamos Air e a nigeriana Air Peace. Em nota, a Anac informou que a Wamos Air S.A., da Espanha, e a Air Peace Ltd., da Nigéria, receberam autorização para realizar serviços regulares de transporte aéreo internacional em território brasileiro. Segundo a agência, as liberações foram concedidas com base no Código Brasileiro de Aeronáutica e seguiram os procedimentos previstos na regulamentação para empresas estrangeiras interessadas em atuar no mercado nacional. A Anac destacou ainda que a chegada das novas operadoras reforça a ampliação da conectividade aérea internacional do Brasil e contribui para a criação de um ambiente regulatório mais favorável à concorrência. Com a autorização, as duas companhias poderão iniciar operações regulares de passageiros e carga, ampliando as opções de voos internacionais e fortalecendo a ligação do Brasil com outros mercados. Foto: divulgação companhias aéreas

Leia Mais

GCM de Cordeirópolis cumpre mandado judicial de internação de adolescente

Abordagem ao indivíduo aconteceu durante patrulhamento no Jardim Juventude A Guarda Civil Municipal (GCM) de Cordeirópolis cumpriu, na noite de domingo (21), um mandado judicial de busca e apreensão com determinação de internação de um adolescente durante patrulhamento preventivo no Jardim Juventude. Ele estava entre um grupo de jovens em uma praça do bairro, que foi abordado pela equipe da guarda. Os agentes constataram que havia um mandado judicial em aberto expedido pela Justiça contra um dos adolescentes presentes no local. Diante da determinação judicial, o jovem foi conduzido para exame médico de rotina e, posteriormente, apresentado à autoridade policial no Plantão Policial de Limeira para as providências cabíveis. Depois, ele foi encaminhado à Fundação CASA. Foto: Prefeitura de Cordeirópolis

Leia Mais

Homem é preso por violência doméstica e outro por descumprir medida protetiva em Limeira

Ocorrências foram atendidas pela Guarda Civil Municipal nesta segunda-feira (22); suspeitos permaneceram à disposição da Justiça A Guarda Civil Municipal de Limeira registrou duas prisões relacionadas à violência doméstica na manhã desta segunda-feira (22). As ocorrências foram atendidas por equipes da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) e do Grupamento Operacional. Na primeira ação, os GCMs Marcos Paulo e Pascoal, da ROMU, prenderam um homem de 48 anos acusado de agredir e ameaçar com um facão a companheira e a enteada, que está grávida de seis meses. De acordo com as informações apuradas, as vítimas conseguiram escapar da residência e se trancaram em um veículo até a chegada da equipe da GCM. O suspeito, que estaria sob efeito de entorpecentes e apresentava comportamento agressivo, foi contido pelos agentes. Ele foi encaminhado à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), onde a ocorrência foi registrada. Após os procedimentos, o homem foi recolhido à carceragem e permaneceu preso, à disposição da Justiça. Pouco depois, outra equipe da Guarda Civil Municipal atendeu uma ocorrência de descumprimento de medida protetiva. Um jovem de 22 anos foi preso após invadir a residência da própria mãe. Segundo a vítima, uma decisão judicial determina que o filho mantenha distância mínima de 500 metros dela. Diante da violação da medida protetiva, os guardas conduziram o rapaz à delegacia. Após o registro da ocorrência, ele também permaneceu preso e ficou à disposição da Justiça. (Renan Isaltino) Foto: Wagner Morente

Leia Mais

Vacina contra a dengue do Butantan avança em testes para idosos

Com 74% do recrutamento concluído, estudo clínico busca validar segurança da Butantan-DV para a faixa etária de 60 a 79 anos, em meio a monitoramento rigoroso O Instituto Butantan informou que segue com o ensaio clínico da Butantan-DV, sua vacina contra a dengue em dose única, voltado especificamente para a população com mais de 60 anos. Iniciado em 13 de janeiro, o estudo concentra-se em quatro centros de pesquisa no Rio Grande do Sul (Porto Alegre e Pelotas) e um no Paraná (Curitiba). O objetivo central do estudo clínico é avaliar a segurança e a resposta imunológica estimulada pelo imunizante em pessoas de 60 a 79 anos, comparando-as a um grupo controle formado por pessoas de 40 a 59 anos. Dados atualizados do painel de monitoramento do estudo clínico apontam que o recrutamento atingiu 74% da meta estabelecida. Até 12 de junho de 2026, foram randomizados 736 voluntários, dos quais 733 já foram vacinados. O grupo é composto por 545 pessoas acima de 60 anos e 188 adultos na faixa de controle. A distribuição dos voluntários imunizados por centro de pesquisa é a seguinte: 194 no Serviço de Infectologia e Controle de Infecção Hospitalar de Curitiba; 155 no Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul  (Porto Alegre); 151 no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (Pelotas); 136 no Hospital Moinhos de Vento (Porto Alegre) e 100 no Núcleo de Pesquisa Clínica (Porto Alegre). Estudo é seguro para voluntários Apesar da recente interrupção temporária da estratégia de vacinação com a Butantan-DV pelo Ministério da Saúde, devido à investigação de casos de segurança, o ensaio clínico não foi interrompido justamente porque garante a segurança dos participantes. A diretora médica do Butantan, Fernanda Boulos, destaca que os voluntários estão no ambiente mais controlado possível para o monitoramento de qualquer reação: “Os voluntários estão cercados de pessoas extremamente capazes dentro dos centros de pesquisa, que estão de olho em qualquer sintoma que eles apresentem depois da vacinação. É sempre o ambiente mais seguro e confortável para o uso de um produto”, esclarece. O gestor médico de desenvolvimento clínico do Butantan, Érique Miranda, reforça que o estudo mantém sua atividade. “O recrutamento está acontecendo e o estudo não está parado. Tivemos recentemente a inclusão de novos voluntários, mesmo após a suspensão temporária da vacina”, explica. Estudo mantém rigor científico O estudo visa atingir a marca de 997 participantes do sexo masculino e feminino, saudáveis ou com comorbidades controladas, especificamente para permitir a avaliação de eventos adversos. Esse volume de voluntários é necessário para detectar reações que seriam consideradas relativamente raras em uma nova faixa etária. “Esse número permite a avaliação de eventos com taxa de incidência em torno de 0,5%. Um estudo de uma vacina que inclui uma faixa etária nova precisa ter um número grande o suficiente para permitir a detecção de eventos adversos relativamente mais raros”, ressalta Érique Miranda. A escolha da região Sul para os testes foi estratégica. Cidades com baixa prevalência de dengue, como Porto Alegre e Curitiba (onde a exposição prévia ao vírus é de 5% a 10%), garantem dados de soroconversão mais limpos e de maior qualidade. Importância da vacina para população idosa A Butantan-DV já foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para pessoas de 12 a 59 anos e, em janeiro de 2026, começou a ser aplicada em pessoas de 15 a 59 anos em um projeto-piloto realizado em cidades de São Paulo, Minas Gerais e Ceará. Em fevereiro de 2026, o Ministério da Saúde iniciou  a vacinação de 1,2 milhão de profissionais de saúde em todo o país, imunizando  mais de 500 mil pessoas até 30 de maio     . Em estudo publicado na revista científica internacional Nature Medicine, a Butantan-DV demonstrou eficácia global de 65% e 80,5% contra casos de dengue grave e dengue com sinais de alarme. Como a doença causa milhares de casos e mortes todos os anos – com pico de casos em 2024, quando mais de 6 milhões de pessoas foram infectadas – a inclusão do público com mais de 60 anos é vital, pois é a população mais suscetível a complicações graves e óbitos pela enfermidade. “Por isso consideramos de suma importância que tal faixa etária tenha a oportunidade de se proteger por meio da vacinação. Este é o objetivo primordial deste estudo: garantir a segurança para que pessoas entre 60 e 79 anos possam receber a Butantan-DV”, conclui Fernanda Boulos.   Foto: Divulgação/Governo de SP

Leia Mais

Prefeitura de Limeira e Inter anunciam parceria em defesa do bem-estar animal

Campanha promove a adoção responsável e mobiliza a população em apoio à causa animal O prefeito Murilo Félix se reuniu nesta sexta-feira (19) com o presidente da Inter de Limeira, Danilo Maluf, a secretária de Proteção Animal, Juliana Kopczynski, e o vereador Márcio do Estacionamento para anunciar uma parceria em defesa do bem-estar animal. A ação será realizada no dia 12 de julho, durante a partida entre Inter de Limeira e Amazonas-AM, válida pelo Campeonato Brasileiro da Série C, e reunirá iniciativas de adoção responsável e arrecadação de ração para animais. Antes do início da partida, marcada para às 11h, no Estádio Major José Levy Sobrinho, o Limeirão, os jogadores entrarão em campo acompanhados por cães e gatos acolhidos pelo Departamento de Bem-Estar Animal e disponíveis para adoção. A iniciativa busca sensibilizar o público sobre a importância da guarda responsável, ampliar as oportunidades de adoção e dar visibilidade aos animais que aguardam por um novo lar. O prefeito Murilo Félix destacou a importância da união entre o esporte e as políticas públicas voltadas à proteção animal. “Quando o esporte se une a uma causa social, o alcance da mensagem é ainda maior. Essa parceria ajuda a conscientizar a população sobre a adoção responsável, fortalece a proteção animal e amplia as oportunidades para que mais animais encontrem um lar”, afirmou. Outra frente da campanha será a arrecadação de ração. Os torcedores que fizerem doações, conforme os critérios estabelecidos pelo Banco de Ração do município, terão direito à meia-entrada para acompanhar a partida. Os alimentos arrecadados serão destinados a animais atendidos por programas de proteção animal e a famílias em situação de vulnerabilidade que possuem animais de estimação. A secretária de Proteção Animal, Juliana Kopczynski, ressaltou que a iniciativa dará maior visibilidade aos animais acolhidos pelo município. “Eventos com grande participação popular ajudam a aproximar a população da causa animal e aumentam as chances de adoção dos cães e gatos que aguardam por uma família”, observou.   Foto: Prefeitura de Limeira

Leia Mais

Mercado eleva projeção de inflação e vê Selic em 14% ao ano em 2026

Preços dos alimentos pressionou a inflação em maio A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), referência oficial da inflação no país, passou de 5,3% para 5,33% este ano. A estimativa está no Boletim Focus desta segunda-feira (22), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC) com a expectativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos. Mesmo após o anúncio de acordo para o fim da guerra no Oriente Médio, que vem pressionando o preço dos combustíveis e de alimentos, a previsão para o IPCA até o fim deste ano foi elevada pela décima quinta semana seguida, estourando o intervalo da meta que deve ser perseguida pelo BC. Estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual. Ou seja, o limite inferior é 1,5% e o superior, 4,5%. Em maio, o preço dos alimentos pressionou a inflação oficial, que fechou em 0,58%. O IPCA acumulado em 12 meses ficou em 4,72%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já fora do teto da meta de inflação. Para 2027, a projeção da inflação subiu de 4,1% para 4,15%. Para 2028 e 2029, as estimativas são de 3,7% e 3,5%, respectivamente. Taxa Selic Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, definida atualmente em 14,25% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do BC. Na última reunião, semana passada, por unanimidade, o colegiado reduziu a Selic em 0,25 ponto percentual, pela terceira vez seguida, apesar das tensões em torno do fim da guerra no Oriente Médio. De junho de 2025 a março deste ano, a Selic ficou em 15% ao ano, o maior nível em quase 20 anos. O Copom iniciou o corte dos juros em março, num cenário de queda da inflação. No entanto, a guerra no Oriente Médio, que se refletiu no aumento dos preços de combustíveis e de alimentos, dificultou a queda da taxa em ritmo mais elevado. Nessa reunião, o Copom apontou a permanência de incertezas sobre os termos do acordo para cessar os conflitos armados e as consequências dos efeitos já materializados como determinantes para a decisão de reduzir a Selic. O comitê informou ainda que o tamanho total do ajuste dos juros dependerá dos próximos dados econômicos, com o objetivo de garantir que a inflação volte à meta. Nesta edição do Focus, os analistas de mercado elevaram a estimativa para a taxa básica até o fim de 2026, de 13,75% ao ano para 14% ao ano. O próximo encontro do Copom para definir a Selic será nos dias 4 e 5 de agosto, quando, para o mercado, deverá ocorrer a última redução do juro no ano. Para 2027 e 2028, a previsão é que a Selic seja reduzida para 12% ao ano e 10,25% ao ano, respectivamente. Em 2029, a taxa deve ficar em 10% ao ano. Quando o juro sobe ou fica alto por muito tempo, o crédito encarece, ficando mais caro para quem compra no cartão, nas parcelas de produtos e no financiamento de imóveis, levando a uma perda de força no consumo. Assim, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia. Quando a Taxa Selic é reduzida, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, diminuindo o controle sobre a inflação e estimulando a atividade econômica. PIB e câmbio Nesta edição do boletim do Banco Central, a estimativa das instituições financeiras para o crescimento da economia brasileira este ano saiu de 1,96% para 1,98%. Para 2027, a projeção para o Produto Interno Bruto (PIB, a soma dos bens e serviços produzidos no país) permanece em 1,7%. Para 2028 e 2029, o mercado financeiro estima expansão do PIB em 2% para os dois anos. No primeiro trimestre de 2026, a economia do país cresceu ​1,1% na comparação com o último trimestre de 2025. No acumulado de 12 meses, houve expansão de 2%, de acordo com o IBGE. Em 2025, a economia brasileira cresceu 2,3%, com expansão em todos os setores e destaque para a agropecuária. O resultado representa o quinto ano seguido de crescimento. No Focus desta semana, a previsão da cotação do dólar está em R$ 5,20 para o final deste ano. No fim de 2027, estima-se que a moeda norte-americana fique em R$ 5,27.   Fonte: Agência Brasil Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Leia Mais

Atualização sobre o caso Ypê: Anvisa anuncia novas liberações de produtos e empresa fará recolhimento voluntário de lava-roupas líquidos

Detergentes e desinfetantes produzidos a partir de 1º de janeiro de 2026 estão aptos para venda e consumo Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualizou nesta segunda-feira (22) o status dos produtos Ypê suspensos anteriormente. Determinada em 1º de abril de 2026, a medida atingiu lava-louças (detergentes), desinfetantes e lava-roupas da marca, produzidos pela Química Amparo Ltda. (CNPJ: 43.461.789/0001-90). Os lotes afetados têm numeração final 1. A nova resolução publicada hoje liberou os detergentes e desinfetantes produzidos a partir de 1º de janeiro de 2026. A medida foi adotada depois da apresentação, pela empresa, de laudos satisfatórios para todos os lotes de detergentes e desinfetantes produzidos este ano. Confira a lista dos produtos liberados: Lava-louças (detergentes) * Lava-louças com enzimas ativas Ypê * Lava-louças Ypê * Lava-louças concentrado Ypê Green * Lava-louças Ypê toque suave Desinfetantes * Bak Ypê * Pinho Ypê Recolhimento voluntário Em relação aos lava-roupas, a Ypê informou que fará o recolhimento voluntário dos produtos fabricados até 31/3/2026. Segundo a empresa, trata-se de uma medida preventiva, inserida na estratégia de mitigação de riscos e de normalização operacional prevista no plano aprovado pela Diretoria Colegiada da Anvisa. Veja quais são os produtos: Lava-roupas * Lava-roupas líquido Tixan Ypê Combate ao Mau Odor * Lava-roupas líquido Tixan Ypê Cuida das Roupas * Lava-roupas líquido Tixan Ypê Antibac * Lava-roupas líquido Tixan Ypê Coco e Baunilha * Lava-roupas líquido Tixan Ypê Green * Lava-roupas líquido Tixan Ypê Express * Lava-roupas líquido Tixan Ypê Power Act * Lava-roupas líquido Tixan Ypê Premium * Lava-roupas líquido Tixan Ypê Maciez * Lava-roupas líquido Tixan Ypê Primavera * Lava-roupas líquido Tixan Ypê Power Act Leia as Resoluções (RE) 2.484/2026, RE 2.485/2026, RE 2.486/2026 e RE 2.487 no Diário Oficial da União (DOU).   Foto: Reprodução/Ypê

Leia Mais

PAT de Hortolândia oferece 129 vagas de emprego, com destaque para área de logística

Órgão da Prefeitura está com 50 vagas para auxiliar de logística e 45 para ajudante de carga e descarga Hortolândia desfruta de posição estratégica, com acesso rápido a diferentes modais de transporte. Essa condição favorece a oferta de trabalho em diferentes setores, em especial no de logística. Para quem deseja atuar nessa área, o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), órgão da Prefeitura, está com 129 vagas de emprego. Dessas, 50 são para auxiliar de logística e 45 para ajudante de carga e descarga. Há ainda 20 vagas em construção civil e também para outros cargos (confira quadro abaixo). As vagas são em Hortolândia e cidades da região. Quem se interessou por alguma das vagas, pode candidatar-se de forma on-line no portal Emprega Brasil do governo federal (CLIQUE AQUI). Quem preferir, pode candidatar-se presencialmente no PAT de Hortolândia, que fica na Praça de Atendimento do Paço Municipal, localizado na rua Professora Celina Franceschini Bueno, 100, Jardim Metropolitan. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Para candidatar-se presencialmente às vagas, os interessados devem apresentar Carteira de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) nos formatos físico (em papel) ou digital. Currículo e comprovante de residência são documentos opcionais, e cuja apresentação não é obrigatória. O PAT de Hortolândia reforça que as vagas ficam disponíveis até as datas limites, ou até os limites de candidatos estabelecidos pelos empregadores forem atingidos. 1º ENCONTRO MENSAL DE EMPREGO Em paralelo à captação de vagas feita pelo PAT, a Prefeitura implementa outras ações para impulsionar a geração de trabalho formal. Uma das ações é a primeira edição do Encontro Mensal de Emprego, que será na próxima sexta-feira (26/06), no Paço Municipal. O evento terá a participação de cinco empresas da cidade, que juntas vão disponibilizar 180 vagas de emprego. Confira abaixo os requisitos, valores dos salários, locais de trabalho e as datas limites das 129 vagas de emprego divulgadas pelo PAT de Hortolândia: Foto: Prefeitura de Hortolândia

Leia Mais
Nenhuma postagem a exibir

Confira o canal do Portal Veloz No Youtube

×

Buscar no Portal Veloz