Portal Veloz

Últimas Notícias

Festival Internacional de Música de Hortolândia divulga programação

Campinas celebra 252 anos com concerto da Orquestra Sinfônica e Dudu Nobre

Vigilância Sanitária de Sorocaba tem novo canal de atendimento via WhatsApp

Copa 2026: Rodada de hoje (26) encerra primeira fase dos grupos G, H e I

Neblina intensa marca a manhã em Limeira e exige atenção redobrada no trânsito

Simulacro de arma de fogo é apreendido após denúncia de perseguição em Americana

Tag: Ultimas

Festival Internacional de Música de Hortolândia divulga programação

Evento da Prefeitura será de 19 a 24/07, com cursos, workshops e masterclasses no CEM; haverá ainda concertos e apresentações pela cidade; festival fará “esquenta” com street band e cortejo que farão intervenções em diferentes locais públicos Sons, notas e acordes vão se espalhar por Hortolândia. A Prefeitura divulga a programação da primeira edição do Festival Internacional de Música. Com o tema “Atravessando territórios”, o evento irá acontecer de 19 a 24/07, com concertos e apresentações de música sinfônica em espaços públicos e comércios da cidade (confira abaixo a programação). De acordo com a Secretaria de Cultura, a proposta é democratizar o acesso da população à arte. O festival é inspirado em outros eventos importantes, como o Festival de Inverno de Campos do Jordão (SP) e o Festival Música nas Montanhas de Poços de Caldas (MG). Ao realizar a primeira edição do evento, o objetivo da Prefeitura é inserir o município no circuito brasileiro de festivais conceituados de música sinfônica. PROGRAMAÇÃO PEDAGÓGICA O festival também irá promover uma programação pedagógica com aulas, palestras e masterclasses, que serão ministradas por professores e músicos brasileiros e de outros países de instituições de ensino e orquestras de renome internacional. A programação pedagógica ficará centralizada no CEM Maestro Ronaldo Dias de Almeida – Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia. Após passar por obra de reforma e ampliação, o CEM foi reaberto pela Prefeitura com show da cantora Roberta Campos e participação de Beto Guedes, em fevereiro deste ano. Os cursos serão ministrados por músicos e professores de renomadas instituições de ensino musical e orquestras sinfônicas internacionais e do Brasil. Confira abaixo a lista de professores: – Cássia Lima (Brasil): flauta transversal – Rodrigo Nagamori (Brasil): oboé – Guiliano Rosas (Brasil): clarineta – José Arion Liñarez (Venezuela): fagote – Maikel Morelli (Brasil): saxofone – Anderson Romer (EUA / Brasil): trompete – Nikolay Genov (Bulgária / Brasil): trompa – Gilberto Gianelli (Brasil): trombone – Luciano Vaz (Brasil): eufônio e tuba – Thiago Lamattina (Brasil): percussão sinfônica – Vicente Della Tonia  (EUA / Brasil): piano – William Coelho (Brasil): regência e práticas instrumentais coletivas Este mês, a Secretaria de Cultura também já divulgou em suas redes sociais, Instagram e Facebook, os alunos aprovados para os 13 cursos que serão ministrados durante o festival. De acordo com a coordenação do CEM, a previsão é que os professores e músicos internacionais comecem a chegar a Hortolândia na próxima semana. O festival irá oferecer alojamento gratuito para até 40 participantes de fora da região cadastrados na habilitação das inscrições para os cursos. Em paralelo a isso, os espaços de apresentações e concertos já passam por adaptações, assim como salas de aulas e laboratórios de práticas musicais. CONCERTOS A programação do festival terá concertos com alguns dos grupos geridos pelo CEM: Arco Brasil, Coral Jovem, Madeira Brasil, Nova Banda Jovem, Sopro de Prata e Vibrasax. Também irão se apresentar os 25 projetos do Brasil e do exterior selecionados pelo festival. A lista dos selecionados também já foi publicada no Facebook da Secretaria de Cultura (CLIQUE AQUI). ESQUENTA Para dar uma amostra à população, o festival irá realizar um “esquenta” com uma street band (banda de rua) e um cortejo cênico. A banda e o cortejo vão fazer intervenções artísticas pela cidade para divulgar o festival. De acordo com a Secretaria de Cultura, a banda e o cortejo serão formados por alunos do CEM Maestro Ronaldo Dias de Almeida – Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia e do curso de teatro. As intervenções acontecerão em eventos da Semana Cultural de julho e em locais públicos. Programação do I Festival Internacional de Música de Hortolândia: Dia 19/07 (domingo): Abertura oficial – Concerto da Nova Banda Jovem de Hortolândia, com Anderson Romero e Adriano Estraiotto (trompetes – EUA) e regência do maestro Fernando Barreto Horário: 19h (OBS.: o horário pode ser alterado em razão da final da Copa do Mundo) Local: Teatro Elizabeth Keller de Matos – Unidade Cultural Arlindo Zadi Endereço: rua Graciliano Ramos, 280, Jardim Amanda Dia 20/07 (segunda-feira): Concerto “Bom dia, Festival”, com grupo Arco Brasil Horário: 6h Local: Druds Hotel Endereço: avenida Fermino Maltarollo, 275, Parque Gabriel Projeto “Bom dia, servidor”, com Fernando Salazar (Colômbia) Horário: 7h Local: Paço Municipal Endereço: rua Professora Celina Franceschini Bueno, 100, Jardim Metropolitan Capelania Musical com Escola Allegro (Hortolândia) Horário: 10h Local: UBS Jardim Santiago Endereço: rua da Solidariedade, 98, Jardim Santiago Projeto “Música à la carte”, com Muriarte Show (Hortolândia) Horário: 12h Local: restaurante Brunetto Sal e Grill Endereço: rua Belo Horizonte, 49, Residencial João Luiz Projeto “Música à la carte – Empresarial”, com Grupo Arco Brasil Horário: 12h Local: Empresa Patrus Endereço: rua Pérola, 200, Galpão 03, Mod. 1 a 3, Jardim Santa Esmeralda Espaço Palco Shopping, com Musical’Art (Hortolândia) Horário: 13h Local: Shopping Hortolândia Endereço: rua José Camilo de Camargo, 5, Remanso Campineiro Projeto “Sarau na padoca”, com Suzy Amaral (Hortolândia) Horário: 18h Local: Café Pérola Mineira Endereço: rua Pastor Hugo Gegembauer, 395, Parque Ortolândia Espaço Palco Shopping, com Fernando Salazar (Colômbia) Horário: 18h Local: Shopping Hortolândia Endereço: rua José Camilo de Camargo, 5, Remanso Campineiro Espaço Palco Shopping, com Mila Lima (Hortolândia) Horário: 19h30 Local: Shopping Hortolândia Endereço: rua José Camilo de Camargo, 5, Remanso Campineiro Palco On the Road, com David Negrão e Pride Festival em parceria com o Centro Especializado em Infectologia (CEI) Horário: 20h Local: Escola de Artes Augusto Boal Endereço: rua Casemiro de Abreu, s/nº, Jardim Amanda Concerto com Banda Sinfônica de Nova Odessa (Brasil), Matias Nieva (trompete – Argentina) e regência do maestro Marco Almeida Jr. (Brasil) Horário: 20h Local: Teatro “Elizabeth Keller de Matos – Unidade Cultural Arlindo Zadi Endereço: rua Graciliano Ramos, 280, Jardim Amanda Projeto “Parada Festival”, com Rafael Lindemude (Hortolândia) Horário: 21h30 Local: Turbinado Lanches Endereço: rua Antônio Nelson Barbosa, 63, Jardim Santa Rita de Cássia Dia 21/07 (terça-feira): Concerto “Bom dia, Festival”, com Bia Pin (Hortolândia) Horário: 6h Local: Druds Hotel Endereço: avenida Fermino Maltarollo, 275, Parque Gabriel Projeto “Bom dia, servidor”, com Bia Lourenço (Hortolândia) Horário: 7h Local: Paço Municipal Endereço: rua Professora Celina Franceschini Bueno,

Leia Mais

Campinas celebra 252 anos com concerto da Orquestra Sinfônica e Dudu Nobre

Evento, com entrada gratuita acontece no Teatro de Arena Teresa Aguiar no dia 3 de julho, às 20h, e marca a estreia do maestro Evando Matté como regente titular da Sinfônica Moradores de Campinas e região contam, durante o mês de julho, com uma programação especial em celebração aos 252 anos da cidade. Entre as atividades comemorativas, está o concerto da Orquestra Sinfônica de Campinas, no dia 3 de julho, uma sexta-feira, às 20h. A apresentação será no Teatro de Arena Teresa Aguiar, no Centro de Convivência Cultural, com participação especial do cantor e compositor Dudu Nobre. O evento é realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas com apoio da Secretaria de Urbanismo. Além de celebrar os 252 anos de Campinas, o concerto gratuito também marca a estreia do maestro Evandro Matté como diretor artístico e regente titular da Sinfônica. Patrocínio e apoiadores A Orquestra Sinfônica conta com o patrocínio da Sanasa Campinas, responsável pelo apoio institucional que viabiliza a manutenção e a realização das atividades da orquestra. O espetáculo do dia 3 de julho também reúne importantes marcas e instituições parceiras como A.Yoshii, Azul, Café Canecão, Correio Popular, Eletromídia, Fazenda e Haras Imperial, Geraldo Alta Costura, Giovannetti, OBA Hortifruti, Royal Palm Plaza, Savegnago, Unimed e Visite Campinas. Repertório Desta vez, a orquestra reunirá as obras “Marcha Eslava op. 31”, de Tchaikovsky; “Danzón nº 2”, de Arturo Márquez; e “Abertura Duduzera”. Na sequência, Dudu Nobre sobe ao palco ao lado da Orquestra Sinfônica para interpretar sucessos como “No Mexe, Mexe, no Bole Bole”, “Quebro Não Envergo, Deixa Estar”, “Favo de Mel”, “A Grande Família”, entre outras composições. Estreia do novo maestro Além de celebrar o aniversário de 252 anos de Campinas, o concerto representa o início de uma nova fase para a Orquestra Sinfônica. Anunciado em maio de 2026 como novo diretor artístico e regente titular, Evandro Matté fará sua primeira apresentação oficial à frente da orquestra. O maestro destacou a emoção e a responsabilidade de assumir o posto em uma ocasião tão significativa para a cidade. “É uma grande honra estrear à frente da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, uma das mais importantes do país, em uma ocasião tão especial como o aniversário da cidade. Celebrar esta data por meio da música é motivo de orgulho e responsabilidade.” Dudu Nobre Cantor e compositor, Dudu Nobre iniciou seu contato com a música aos 5 anos de idade. Lançou seu primeiro álbum homônimo em 1999 e conta com o lançamento dos álbuns Moleque Dudu, Chegue Mais, Roda de Samba Ao Vivo e Samba de Exaltação, além de acumular 15 discos. Dudu Nobre já lançou grandes sucessos como “Água da Minha Sede”, “Vou Botar Teu Nome na Macumba”, “Quem é Ela”, “Pro Amor Render” além de ser intérprete de “A Grande Família”, tema da série da TV Globo que foi grande sucesso no Brasil. Conta com mais de 300 músicas gravadas, entre as quais mais de trinta sambas consagrados, além de mais de 1 bilhão de plays somando todas as plataformas digitais. Evandro Matté Foi através do trompete que aos 7 anos de idade Evandro Matté iniciou seus estudos em música. Aos 15 anos passou a integrar a orquestra profissional da sua cidade natal, a Orquestra Sinfônica de Caxias do Sul. Radicado em Porto Alegre, iniciou seus estudos na Escola de Música da OSPA. Aos 19 anos assumiu a cadeira de trompetista da OSPA e ingressou no curso de graduação em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especializou-se na Universidade da Georgia (EUA) e no Conservatoire de Bordeaux (FRA). A partir de 2007 passou a atuar como regente, assumindo a Orquestra Unisinos Anchieta como maestro e Diretor Artístico. À frente da orquestra gravou quatro álbuns, com destaque a compositores latino-americanos e solos de virtuosos musicistas. Foi Diretor Artístico e Maestro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre por uma década e tem atuado frente à orquestras no Brasil, Áustria, Argentina, Uruguai, República Tcheca, Croácia, Itália, China, Chile, Alemanha, México, Espanha, Polônia, Portugal e EUA. É o fundador do Festival Internacional SESC de Música (Pelotas), um dos maiores festivais de música de concerto da América Latina. Por sua contribuição cultural ao desenvolvimento das artes francesas no Brasil, em 2019 foi condecorado pelo Ministère de la Culture da França com a insígnia de Chevalier de l´Ordre des Arts et des Lettres. Reconhecido por liderar iniciativas com resultados inovadores, ele é responsável por renovar orquestras, realizar turnês e festivais na América Latina e instituir programas sociais e de formação de músicos. Além disso, Evandro Matté tem contribuído de forma expressiva para a cultura brasileira ao conceber novos territórios da música de concerto, incluindo a construção do Teatro Unisinos e da Casa da OSPA. Serviço – Concerto de aniversário de Campinas Data: 3 de julho (sexta) Horário: 20 horas Local: Teatro de Arena Teresa Aguiar – Praça Imprensa Fluminense, s/n – Cambuí, Campinas (concerto em espaço aberto) Entrada: Gratuita – não precisa retirar convite antecipado   Foto: Divulgação

Leia Mais

Vigilância Sanitária de Sorocaba tem novo canal de atendimento via WhatsApp

A Vigilância Sanitária de Sorocaba (Visa) informou que disponibilizou, nesta quinta-feira (25), um novo canal de atendimento para tirar dúvidas de agendamentos e orientar documentações necessárias para regularização de estabelecimentos via WhatsApp. O número é (15) 3229-7322 e recebe somente mensagens, não atendendo ligações. Vale ressaltar que o canal é para fins de orientações para regularizar o comércio, empresa ou clínica e não para fins de denúncia de locais irregulares. Denúncias para a Visa continuam sendo feitas por meio do canal 156 ou pelo site da Prefeitura: http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento. Também é possível registrar a ocorrência pelo WhatsApp da Ouvidoria Geral do Município, pelo número: (15) 99129-2426, das 8h às 17h. Foto: Divulgação/Prefeitura de Sorocaba

Leia Mais

Copa 2026: Rodada de hoje (26) encerra primeira fase dos grupos G, H e I

Destaques são os clássicos Noruega x França e Uruguai x Espanha A terceira e última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo prossegue nesta sexta-feira (26) com seis partidas pelos grupos G, H e I. Pelo Grupo I, França e Noruega disputarão quem ficará com a liderança da chave. A partida será em Boston, às 16h. No mesmo horário se enfrentarão Senegal e Iraque. Como prevê o regulamento, os jogos de cada chave ocorrem simultaneamente, definindo as vagas e posições para o mata-mata. Os jogos do Grupo H serão às 21h, com o Uruguai enfrentando a Espanha em Guadalajara e Cabo Verde encarando Arábia Saudita, em Houston. As duas últimas partidas serão na madrugada de sábado, à meia noite, com Egito e Irã, partida disputada em Seattle, e Nova Zelândia e Bélgica, em Vancouver. Jogos do dia 16h (Grupo I) Noruega x França Senegal x Iraque 21h (Grupo H) Uruguai x Espanha Cabo Verde x Arábia Saudita 0h de sábado (Grupo G) Egito x Irã Nova Zelândia x Bélgica Grupo I Classificação França: 6 pontos; saldo +5 Noruega: 6 pontos; saldo +4 Senegal: 0 ponto; saldo -3 Iraque: 0 ponto; saldo -6 Resultados até a segunda rodada 1ª rodada França 3 x 1 Senegal Iraque 1 x 4 Noruega 2ª rodada França 3 x 0 Iraque Noruega 3 x 2 Senegal Análise A terceira e última rodada do Grupo I coloca frente a frente duas equipes já classificadas, disputando quem ficará na liderança da chave: França e Noruega. Apontada como uma das equipes favoritas para o título, a equipe francesa, atual vice-campeã do mundo, tem entre seus pontos positivos a qualidade de um elenco rápido, habituada a jogos decisivos e com gosto pela posse de bola. Ela terá à frente a Noruega, time de transições rápidas e de grande potencial ofensivo, com um ataque que, em alguns momentos, gosta de fazer pressão na saída de bola adversária. No outro confronto, Senegal e Iraque entram praticamente sem chances de classificação, já que, com duas derrotas e saldo de gols negativos, dependeriam de uma combinação de resultados bastante incomuns para se classificarem entre os melhores terceiros colocados na fase de grupos. Grupo H Classificação Espanha: 4 pontos; saldo +4 Uruguai: 2 pontos; saldo 0 Cabo Verde: 2 pontos; saldo 0 Arábia Saudita: 1 ponto; saldo -4 Resultados até a segunda rodada 1ª rodada Espanha 0 x 0 Cabo Verde Arábia Saudita 1 x 1 Uruguai 2ª rodada Espanha 4 x 0 Arábia Saudita Uruguai 2 x 2 Cabo Verde Análise A Espanha chega nesta terceira rodada com uma vantagem de dois pontos diante de seu adversário, o Uruguai, e de Cabo Verde, que enfrentará a Arábia Saudita. Uma vitória simples a garantirá na liderança do grupo aos espanhóis. Em caso de empate, a Espanha continuará líder, desde que Cabo Verde não vença com uma diferença de, pelo menos, quatro gols. Apontada como uma das seleções favoritas da Copa, a Espanha tem, como característica, o controle da posse de bola, com domínio territorial e ocupação ofensiva dos espaços. Com chances de terminar a fase de grupos como líder da chave, caso vença a Espanha, o Uruguai promete um jogo taticamente equilibrado, ciente do risco que qualquer vitória, no outro confronto do grupo, pode complicar sua classificação. Esse contexto de incertezas promete fazer desta terceira rodada do Grupo H uma das mais emocionantes da fase de grupos. Grupo G Classificação Egito: 4 pontos; saldo +2 Irã: 2 pontos; saldo 0 Bélgica: 2 pontos; saldo 0 Nova Zelândia: 1 ponto; saldo -2 Resultados até a segunda rodada 1ª rodada Bélgica 1 x 1 Egito Irã 2 x 2 Nova Zelândia 2ª rodada Bélgica 0 x 0 Irã Nova Zelândia 1 x 3 Egito Análise O Grupo G chega completamente em aberto para a rodada final. O Egito lidera com uma vantagem de dois pontos diante do Irã, adversário nesta rodada, e da Bélgica, apontada como favorita antes da Copa, mas que acabou obtendo apenas dois empates nas primeiras rodadas. Das quatro equipes, o Egito é a única que depende apenas de si para garantir a liderança do grupo. Irã, Bélgica e até mesmo Nova Zelândia, apontada como azarão do grupo, disputam a segunda vaga. Todas as equipes têm chances de se classificarem para a próxima fase.   Fonte: Agência Brasil Foto: Reprodução/Redes sociais

Leia Mais

Neblina intensa marca a manhã em Limeira e exige atenção redobrada no trânsito

Fenômeno reduziu a visibilidade nas primeiras horas desta sexta-feira (26); moradores de cidades das regiões de Campinas e Piracicaba também registraram a neblina nas redes sociais A cidade de Limeira (SP) amanheceu sob forte neblina nesta sexta-feira (26), reduzindo a visibilidade em diversos pontos e chamando a atenção dos moradores. O fenômeno foi registrado por várias pessoas, que compartilharam fotos e vídeos nas redes sociais. Além de Limeira, moradores de diversas cidades das regiões de Campinas e Piracicaba também registraram a intensa neblina nas primeiras horas do dia. Nas redes sociais, muitos internautas compararam o cenário ao tradicional “fog londrino”, em referência à densa névoa frequentemente associada à capital inglesa. Com a baixa visibilidade, motoristas precisaram redobrar os cuidados no trânsito, dirigindo com velocidade reduzida, mantendo distância segura entre os veículos e utilizando os faróis adequados para evitar acidentes. De acordo com a previsão do tempo, os termômetros marcaram 13°C nas primeiras horas da manhã em Limeira. Ao longo do dia, a temperatura deve chegar aos 23°C, com previsão de 40% de chance de chuva. Para o fim de semana, a previsão indica condições semelhantes às desta sexta-feira, com temperaturas amenas e possibilidade de chuva no sábado. No domingo (28), no entanto, não há previsão de precipitações.   Foto: Portal Veloz

Leia Mais

Simulacro de arma de fogo é apreendido após denúncia de perseguição em Americana

A Guarda Municipal de Americana (GAMA) apreendeu um simulacro de arma de fogo na noite desta quinta-feira (25), após atender uma denúncia de perseguição na Avenida Nicolau João Abdalla, na Vila Bertini. Durante patrulhamento preventivo, uma equipe foi abordada por um casal que, visivelmente abalado, informou estar sendo seguido por ocupantes de um Fiat Idea. Segundo o relato, os suspeitos estariam armados. Diante das informações, os guardas iniciaram o acompanhamento e localizaram o veículo indicado, que trafegava com as lanternas traseiras apagadas. A abordagem foi realizada com apoio de outras equipes da corporação. Na revista pessoal dos ocupantes, nada de ilícito foi encontrado. No entanto, durante a vistoria no interior do automóvel, os agentes localizaram um simulacro de revólver escondido no banco traseiro, atrás de uma cadeira infantil. Um dos abordados informou que o objeto era um brinquedo pertencente ao seu filho, de seis anos. Os envolvidos foram conduzidos ao Central de Polícia Judiciária (CPJ), onde a ocorrência foi apresentada à autoridade policial. Após análise dos fatos, foi determinado o registro do boletim de ocorrência, a apreensão do simulacro e a liberação dos envolvidos. Além da ocorrência policial, o Fiat Idea foi recolhido ao pátio municipal por estar com o licenciamento em situação irregular, conforme previsto no artigo 230, inciso V, do Código de Trânsito Brasileiro.   Foto: Divulgação/GAMA

Leia Mais

Guarda Municipal de Americana prende suspeito de golpe do falso sequestro e recupera R$ 42,7 mil de casal de idosos

Homem de 40 anos foi detido após ser identificado pela Muralha Digital; dinheiro e joias entregues pelas vítimas durante a extorsão foram recuperados e serão devolvidos ao casal, de 86 e 90 anos A Guarda Municipal de Americana (GAMA) prendeu, na madrugada desta sexta-feira (26), um homem suspeito de participação em um golpe de falso sequestro contra um casal de idosos. A ação resultou na recuperação de R$ 42,7 mil em dinheiro e joias que haviam sido entregues pelas vítimas durante a extorsão. A ocorrência teve início após o Centro de Segurança e Inteligência (CSI) identificar, por meio da Muralha Digital, a entrada em Americana (SP) de um VW Gol branco, suspeito de envolvimento no crime. Com base nas informações, equipes da Guarda Municipal posicionaram viaturas nos principais acessos de saída da cidade. Pouco depois, o veículo foi localizado deixando o município pela Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304). Os guardas iniciaram o acompanhamento e realizaram a abordagem no km 123 da rodovia. Durante a vistoria no automóvel, foram encontrados R$ 4 mil em dinheiro e diversas joias. Ao ser questionado, o motorista não soube explicar a origem dos bens. Enquanto a abordagem era realizada, o CSI recebeu contato de uma familiar das vítimas informando que um casal de idosos havia sido alvo do golpe do falso sequestro. Os criminosos ligaram para as vítimas afirmando estar com o filho e a nora do casal, ameaçando matá-los caso não fosse efetuado o pagamento. Sob forte pressão psicológica, os idosos foram orientados a deixar dinheiro e joias em um ponto determinado pelos criminosos. Com a confirmação dos fatos e o reconhecimento dos bens pelas vítimas, o suspeito, de 40 anos, foi preso em flagrante e encaminhado ao Central de Polícia Judiciária (CPJ). A autoridade policial ratificou a prisão pelo crime de extorsão mediante restrição da liberdade da vítima. O homem permaneceu à disposição da Justiça. Ao todo, foram recuperados R$ 4 mil em dinheiro e joias avaliadas em aproximadamente R$ 38,7 mil, que serão restituídos às vítimas, um casal de 86 e 90 anos, de Americana. De acordo com a GAMA, os criminosos já haviam aplicado esse mesmo golpe em Vinhedo, no início deste mês.   Foto: Divulgação/GAMA

Leia Mais

Suspeito de tentativa de roubo na Lagoa do Taquaral é preso em Campinas

Homem confessou ter tentado roubar um celular com uma faca; arma foi apreendida e suspeito permaneceu preso após ser encaminhado ao 1º Distrito Policial Um homem foi preso pela Guarda Municipal de Campinas suspeito de tentar roubar o celular de uma vítima utilizando uma faca na Lagoa do Taquaral. De acordo com informações da corporação, a equipe recebeu a denúncia sobre a tentativa de assalto e iniciou patrulhamento nas imediações. O suspeito foi localizado enquanto subia a Rua Soldado Passarinho, próximo ao local dos fatos em Campinas (SP). Durante a abordagem, o homem confessou a tentativa de roubo e informou onde havia deixado a faca utilizada na ação. A arma branca foi localizada e apreendida pelos guardas. Os agentes realizaram buscas para tentar localizar a vítima, mas ela não foi encontrada. A ocorrência foi registrada no 1º Distrito Policial. O suspeito permaneceu preso e ficou à disposição da Justiça. O caso foi enquadrado como roubo, conforme o artigo 157 do Código Penal.   Foto: Divulgação/Guarda Municipal de Campinas

Leia Mais

Liderar pessoas é liderar o futuro: FAM abre turma de Pós-Graduação em Gestão de Pessoas e Inovação

Em um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico, as empresas buscam profissionais capazes de desenvolver talentos, fortalecer equipes e conduzir processos de transformação. Pensando nesse cenário, a FAM – Faculdade de Americana está com inscrições abertas para a Pós-Graduação em Gestão de Pessoas e Inovação, voltada para quem deseja assumir posições estratégicas e ampliar as oportunidades de crescimento na carreira. Saiba mais no posfam.br. Mais do que administrar recursos humanos, o profissional da área passa a exercer um papel fundamental na construção da cultura organizacional, na liderança de equipes de alta performance e na implantação de soluções inovadoras para os desafios das empresas. O curso prepara gestores para atuar com inteligência emocional, comunicação eficaz, análise de dados, desenvolvimento de pessoas e inovação, competências cada vez mais valorizadas pelas organizações. A formação é presencial, com duração de 18 meses. As aulas acontecem às segundas e quartas-feiras, no período noturno, com início previsto para setembro de 2026. “A metodologia combina teoria e prática por meio de estudos de caso, projetos aplicados e um Trabalho de Conclusão de Curso desenvolvido no formato de Plano Estratégico de Gestão de Pessoas, permitindo que o aluno vivencie situações reais do ambiente corporativo”, disse o coordenador do curso, Eliandro Almeida. Com professores experientes e foco nas necessidades do mercado, a Pós-Graduação em Gestão de Pessoas e Inovação da FAM oferece uma formação completa para profissionais que desejam liderar pessoas, impulsionar resultados e construir organizações mais inovadoras, humanas e preparadas para o futuro. Serviço Pós-Graduação em Gestão de Pessoas e Inovação Modalidade: Presencial Aulas: às segundas e quartas-feiras, no período noturno. Início das aulas: Setembro de 2026 Duração: 18 meses   Foto: Divulgação/FAM

Leia Mais

Brasil envia missão humanitária para ajudar vítimas dos terremotos na Venezuela

Aviões da FAB transportarão bombeiros, especialistas, hospital de campanha, medicamentos e equipamentos para reforçar as operações de resgate e atendimento aos atingidos O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que o Brasil enviará, na manhã desta sexta-feira (26), uma missão humanitária para auxiliar nas operações de busca e resgate às vítimas dos terremotos que atingiram a Venezuela. A ação será realizada com uma aeronave KC-390 da Força Aérea Brasileira (FAB), que partirá do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. Segundo o presidente, a primeira missão levará 36 bombeiros dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, além de quatro técnicos da Defesa Civil Nacional e quatro especialistas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A aeronave também transportará nove toneladas de equipamentos destinados às operações de busca, resgate e salvamento. Lula informou que conversou por telefone com a presidente encarregada da Venezuela, Delcy Rodríguez, para manifestar a solidariedade do governo brasileiro à população venezuelana e definir as principais necessidades de apoio ao país vizinho. O presidente também anunciou uma segunda missão humanitária, prevista para sábado (27). O voo levará equipamentos para a instalação de um hospital de campanha, 100 purificadores de água com painéis solares, medicamentos e materiais médicos destinados à realização de cirurgias e ao atendimento das vítimas. “Seguiremos acompanhando o desenvolvimento dos trabalhos de socorro às vítimas para prestar todo o apoio necessário aos nossos irmãos venezuelanos”, afirmou Lula em publicação nas redes sociais. Mais cedo, o Ministério da Saúde já havia informado que mantinha contato com as autoridades venezuelanas para organizar o envio de insumos, medicamentos e profissionais da área da saúde. A tragédia provocada pelos terremotos continua mobilizando equipes de resgate. De acordo com o presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Jorge Rodríguez, o número oficial de mortos chegou a 188, enquanto mais de 1.500 pessoas foram hospitalizadas. Entretanto, a dimensão da tragédia pode ser ainda maior. Um portal criado por integrantes da sociedade civil para reunir informações sobre as vítimas aponta que mais de 40 mil pessoas seguem desaparecidas, número que ainda não foi confirmado oficialmente pelas autoridades. Os dois terremotos, de magnitudes 7,2 e 7,5, ocorreram com apenas 39 segundos de diferença na quarta-feira (24). Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o primeiro tremor foi registrado nas proximidades de San Felipe e o segundo, mais intenso, atingiu a região de Morón, no centro-norte do país. Os abalos provocaram o desabamento de prédios, residências e outras edificações, além de causar interrupções no fornecimento de energia elétrica, comunicações e serviços essenciais. A região litorânea de Morón, localizada a cerca de 160 quilômetros de Caracas, no estado de La Guaira, foi uma das mais afetadas pela destruição. (Renan Isaltino) Foto: ilustrativa Fonte: Agência Brasil

Leia Mais
Nenhuma postagem a exibir

Confira o canal do Portal Veloz No Youtube

×

Buscar no Portal Veloz