Portal Veloz

Últimas Notícias

Com o apoio da Suzano, artesãos(as) locais marcam presença na Festa de Carioba, em Americana

Homem armado invade ônibus, faz 13 reféns e é preso pela PM em Ribeirão Preto

Hortolândia libera pagamento de tributos municipais com cartão de crédito

Após cobrança do TCE, Limeira vai negativar nomes de devedores de impostos municipais

Frequentadores do Parque Cidade poderão recarregar dispositivos móveis de forma gratuita, em Limeira

Guarda Municipal de Campinas prende casal com mandados de prisão em aberto

Tag: Limeira

Após cobrança do TCE, Limeira vai negativar nomes de devedores de impostos municipais

A Prefeitura de Limeira informou que iniciará neste mês de junho a negativação dos contribuintes com dívidas municipais. A medida atende a uma determinação do Tribunal de Contas do Estado, que exige maior eficiência na recuperação de impostos atrasados para reforçar o financiamento das políticas públicas e garantir justiça com quem paga em dia. O município já dobrou o número de protestos em cartório em 2025 e ampliou as ações judiciais de cobrança. Com a assinatura do novo convênio, os nomes dos inadimplentes passarão a ser incluídos nos serviços de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, o que pode impedir financiamentos, compras parceladas, empréstimos e outras operações. Segundo a administração, recuperar créditos municipais é essencial para manter serviços como saúde, educação, assistência social e infraestrutura. A Prefeitura destaca que a inadimplência elevada compromete a capacidade de investimento e gera desigualdade entre quem cumpre as obrigações e quem não paga. A negociação pode ser feita pela Plataforma Limeira Digital ou presencialmente no Paço Municipal. Informações completas estão em www.limeira.sp.gov.br/negociacao.   Foto: Prefeitura de Limeira

Leia Mais

Frequentadores do Parque Cidade poderão recarregar dispositivos móveis de forma gratuita, em Limeira

Projeto de Mara Isa Mattos Silveira que prevê disponibilização de infraestrutura para recarga é aprovado na Câmara de Limeira Visando a comodidade e segurança dos frequentadores do Parque Cidade, a Câmara Municipal de Limeira aprovou, na sessão ordinária desta segunda-feira, 22 de junho, o Projeto de Lei Nº 59/2026, de autoria da vereadora Mara Isa Mattos Silveira (PL), que estabelece diretrizes sobre disponibilização de infraestrutura urbana para recarga de dispositivos eletrônicos móveis e conectividade digital, de forma gratuita para os usuários do parque. Na justificativa, Mara Isa destaca que a proposta, além de oferecer comodidade aos cidadãos, também pode garantir mais segurança. “Muitas vezes, a depender do local, do horário e de outras circunstâncias, um celular com bateria suficientemente carregada permite ao munícipe o contato com um familiar, com a Polícia Militar, com a Guarda Civil Municipal, ou ainda a solicitação de um serviço de transporte por aplicativo, garantindo maior tranquilidade em situações de necessidade”, argumentou. O projeto determina que a infraestrutura urbana deverá fornecer energia elétrica em baixa tensão, com dispositivos de conversão e regulação adequados ao uso seguro por dispositivos móveis; utilizar equipamentos certificados conforme normas técnicas vigentes; adotar mecanismos de proteção contra choques elétricos e demais riscos à integridade dos usuários; observar condições de acessibilidade, ser resistente a intempéries, vandalismo e uso intensivo; e precisará ser instalado em locais que favoreçam a segurança dos usuários, inclusive quanto à visibilidade e iluminação pública. “Além da comunicação, os aparelhos celulares permitem acesso a serviços públicos, aplicativos de mobilidade, meios de pagamento, informações em tempo real e diversos outros recursos que facilitam a vida das pessoas. Dessa forma, possibilitar que os cidadãos tenham acesso a pontos públicos para recarga de seus dispositivos representa uma medida de modernização da infraestrutura urbana e de apoio à população”, afirmou a vereadora. O projeto aprovado segue para apreciação do prefeito Murilo Félix (Podemos) para sanção ou veto. Se sancionado, será promulgado e publicado no Jornal Oficial do Município e passa a ser lei.   Foto: Prefeitura de Limeira

Leia Mais

Câmara de Limeira aprova três projetos e 32 moções, além de encaminhar 18 requerimentos à Prefeitura

Participação popular é garantida durante a Tribuna Livre Durante a votação da Ordem do Dia, a Câmara Municipal de Limeira aprovou três projetos na sessão ordinária desta segunda-feira, 22 de junho, dois deles em regime de urgência especial. Além desses itens, três proposituras pautadas foram adiadas a pedido dos proponentes. No Expediente, parte destinada à leitura de documentos protocolados no Legislativo, foram discutidos e encaminhados 18 requerimentos à Prefeitura e aprovadas 32 moções. Representantes de instituições e munícipes homenageados pela Câmara por meio de moções votadas assistiram presencialmente às discussões. Os trabalhos dos vereadores e discursos são transmitidos ao vivo; para ter acesso ao vídeo na íntegra clique neste link. Participação popular Durante a Tribuna Livre da sessão desta semana, Edson Costa da Silva foi o primeiro a utilizar o espaço e demonstrou preocupação com a aplicação de multas que atingem o valor de R$ 3.702, penalizando, na avaliação dele, quem cuida dos espaços públicos. De acordo com o orador, moradores e cuidadores de cães, gatos e cavalos que residem próximos a áreas verdes desempenham um papel fundamental na preservação ambiental, mas têm sido notificados em razão de legislação municipal. Ele destacou que a atuação dessas pessoas funciona como uma contrapartida que poupa o poder público de intervir nesses locais, já que o zelo feito pela comunidade impede o descarte irregular de lixo, a proliferação de ratos, focos de dengue e a ocupação pelo tráfico de drogas. Portanto, propôs que os cuidadores que realizam esse trabalho de zeladoria não sejam notificados e multados, mas sim acolhidos pela lei. Edson citou a elaboração de propostas que respeitam o bem-estar animal e meio ambiente, para análise e discussão pelo poder público. Em seguida, a tribuna foi utilizada por Bruna D’Andreia, empreendedora e proprietária da Chácara Santo Antônio. O espaço, segundo ela, atende famílias e escolas com atividades pedagógicas e de lazer voltadas ao contato com a natureza. A munícipe discorreu sobre o problema do descarte irregular de resíduos na zona rural de Limeira, com destaque para a estrada LIM 326. Ao apresentar registros fotográficos, a oradora lamentou que a demanda continue sem solução mesmo após um ano de sua primeira reclamação tornada pública no espaço da Tribuna. A munícipe alertou que o acúmulo de lixo é uma questão não somente estética, pois atrai animais peçonhentos, eleva o risco de dengue, gera mau cheiro e desvaloriza as propriedades, prejudicando moradores, trabalhadores, produtores de alimentos e visitantes, além de transmitir uma sensação de esquecimento para a população do campo. Por fim, o espaço foi utilizado por Fernando Campos, que lançou o livro “O regime representativo e a democracia”, de sua autoria, publicado há dois meses. Na obra, ele propõe uma reflexão sobre a democracia a partir da qualidade da representação política. Ele explicou que, diante da impossibilidade de uma democracia direta, onde todos decidem tudo coletivamente, a sociedade organiza a política por meio de representantes. Campos é servidor da Câmara Municipal de Limeira e ressaltou que a qualidade da representação não depende apenas de leis, mas da autonomia do cidadão. De acordo com o escritor, quanto menor for a dependência socioeconômica do eleitor em relação a figuras de poder, maior será sua autonomia de posicionamento político. Apontou também a desigualdade social como um obstáculo para o exercício da cidadania, uma vez que classes com mais recursos possuem maior facilidade para defender interesses junto ao Estado, enquanto parte mais vulnerável enfrenta barreiras no acesso à informação e na compreensão do funcionamento do Estado, por exemplo. Para estreitar os laços entre representantes e representados e garantir que os anseios coletivos sejam ouvidos, o autor sugeriu a retomada de debates sobre reformas institucionais. Sinalizou ainda que a representação política isolada não esgota a democracia, destacando a importância vital de ferramentas complementares de participação popular direta, como o plebiscito, o referendo e a iniciativa legislativa popular. A “Tribuna Livre Professora Eliza Gabriel da Costa” é o momento de participação popular durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Limeira. Nela, cidadãos fazem uso da palavra para apresentar demandas e discutir temáticas de interesse social. Para participar, basta acessar o site do Legislativo, na aba sessão, e escolher “Solicitação de Uso da Tribuna” (link), depois o interessado deve preencher o formulário e aguardar a data agendada para a participação. Confira o resultado da votação da Ordem do Dia:   Adiado por duas sessões – Projeto de Lei Nº 277/2025, do vereador João Bano (Solidariedade), institui o “Programa Municipal de Integração Intergeracional”. Adiado por uma sessão – Projeto de Resolução Nº 4/2026, da vereadora Isabelly Carvalho (PT), institui o Prêmio de Mérito Cultural Diploma “João Geraldo – Janjão” no âmbito da Câmara Municipal de Limeira. Aprovado – Projeto de Lei Nº 84/2026 (urgência especial de votação), da Prefeitura, altera dispositivos da Lei Nº 7.074/2024, com a finalidade de aperfeiçoar os procedimentos relacionados a reserva de vagas para candidatos negros nos concursos públicos e processos seletivos promovidos pela Administração Municipal. Aprovado – Projeto de Lei Nº 85/2026 (urgência especial de votação), da Prefeitura, dispõe sobre elevação do valor autorizado pela Lei Nº 7.251/2025, para abertura de Crédito Adicional Especial destinado ao Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável (Condesu). Adiado – Projeto de Lei Nº 18/2026, Bruna Magalhães (PRTB), institui, no âmbito das políticas públicas de saúde da mulher, campanha destinada à promoção contínua do rastreamento e da prevenção do câncer de mama e do câncer do colo do útero. Aprovado – Projeto de Lei Nº 59/2026, da vereadora Mara Isa Mattos Silveira (PL), estabelece diretrizes sobre disponibilização de infraestrutura urbana para recarga de dispositivos eletrônicos móveis e conectividade digital, de forma gratuita para os usuários, no Parque Cidade de Limeira.   Foto: Câmara de Limeira

Leia Mais

Internacional é superada pela Ferroviária fora de casa pela Série C

Leão teve grande atuação no início da etapa final, criou oportunidades para empatar, mas acabou derrotado por 2 a 0 na Fonte Luminosa A Internacional de Limeira foi derrotada pela Ferroviária por 2 a 0 na noite deste domingo (21), na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara, em partida válida pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série C. Com o resultado, o Leão permanece com 18 pontos e ocupa a sexta colocação na tabela de classificação, seguindo dentro da zona de classificação para a próxima fase da competição. PRIMEIRO TEMPO A Ferroviária, aproveitando o fator casa, começou a partida tentando impor seu ritmo e criou a primeira oportunidade logo no minuto inicial, quando Fábio Sanches finalizou com perigo pela linha de fundo. A Inter respondeu equilibrando as ações e buscando espaços para atacar, enquanto a equipe da casa encontrava dificuldades para transformar a posse de bola em chances claras. Aos 39 minutos, Albano arriscou de fora da área e exigiu boa defesa de Pedro Nagel. O placar foi aberto aos 41 minutos. Após cruzamento pela direita, Denílson apareceu na área e cabeceou para as redes, colocando a Ferroviária em vantagem antes do intervalo. SEGUNDO TEMPO A Internacional voltou para a etapa final com postura agressiva e pressionou a Ferroviária desde os primeiros minutos. Aos 9 minutos, Miguel Bianconi recebeu de costas para o gol, girou sobre a marcação e finalizou com perigo, obrigando Denis Júnior a fazer boa defesa. Na sequência, João Vitor apareceu livre na pequena área e desviou para o gol, mas o goleiro adversário realizou uma grande intervenção, evitando o empate leonino. Durante boa parte do segundo tempo, a Inter controlou as ações ofensivas e manteve pressão constante em busca da igualdade. No entanto, quando vivia seu melhor momento na partida, a Ferroviária aproveitou um contra-ataque para ampliar a vantagem. Aos 31 minutos, Albano encontrou Felipe Rodrigues pelo lado direito, e o lateral finalizou de primeira para marcar o segundo gol da equipe da casa. Nos minutos finais, o Leão seguiu tentando diminuir a diferença, mas o placar permaneceu inalterado até o apito final. PRÓXIMO COMPROMISSO A Internacional de Limeira volta a campo no próximo sábado (27), às 11h, diante do Maringá, no Estádio Major José Levy Sobrinho, o Limeirão, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série C. A presença da torcida leonina será fundamental em mais um importante desafio na caminhada do Leão na competição nacional.   Foto: @jeferson.fotografia

Leia Mais

Estado confirma estudos para instalação da DDM e do 1º DP em prédio da antiga 1ª Companhia da PM, em Limeira

Reivindicação defendida pelo vereador Felipe Penedo recebeu avanço Em resposta ao ofício encaminhado pelo vereador Felipe Penedo (PL) ao Governo do Estado de São Paulo, a Polícia Civil confirmou que já está em andamento um processo administrativo que estuda a instalação da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) e do 1º Distrito Policial (DP) no prédio que anteriormente abrigava a 1ª Companhia da Polícia Militar, localizado na Vila São Cristóvam. O pedido foi formalizado, em janeiro, pelo vereador junto ao Estado, destacando a importância de dar uma nova destinação ao imóvel e ampliar a estrutura de atendimento da segurança pública no município. Agora, em despacho assinado pelo delegado-geral de Polícia Civil, Gilson Cezar Pereira da Silveira, o Estado informa que o tema já é objeto de análise por meio de processo específico e que o imóvel foi recentemente incorporado ao patrimônio estadual. Segundo a resposta oficial, o prédio já passou por vistoria técnica realizada pelo Departamento de Administração e Planejamento (DAP), justamente com o objetivo de avaliar sua utilização para sediar tanto a Delegacia de Defesa da Mulher quanto o 1º Distrito Policial de Limeira. As informações foram ainda ratificadas pelas instâncias superiores da corporação. Para Felipe Penedo, a manifestação do Estado demonstra que a proposta está sendo considerada de forma concreta e representa um passo importante para fortalecer a estrutura de segurança pública da cidade. “Recebemos essa resposta com muita satisfação, porque ela mostra que existe um processo em andamento e que o Estado já realizou estudos técnicos sobre o imóvel. Seguiremos acompanhando e cobrando para que esse projeto avance e possa se transformar em realidade para a população de Limeira”, destacou o vereador. O parlamentar ressaltou que a instalação das duas unidades policiais no local poderá contribuir para a melhoria do atendimento à população, especialmente às mulheres vítimas de violência, além de fortalecer a presença da Polícia Civil em uma região estratégica do Município.   Foto: Câmara de Limeira

Leia Mais

Homem é preso por violência doméstica e outro por descumprir medida protetiva em Limeira

Ocorrências foram atendidas pela Guarda Civil Municipal nesta segunda-feira (22); suspeitos permaneceram à disposição da Justiça A Guarda Civil Municipal de Limeira registrou duas prisões relacionadas à violência doméstica na manhã desta segunda-feira (22). As ocorrências foram atendidas por equipes da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) e do Grupamento Operacional. Na primeira ação, os GCMs Marcos Paulo e Pascoal, da ROMU, prenderam um homem de 48 anos acusado de agredir e ameaçar com um facão a companheira e a enteada, que está grávida de seis meses. De acordo com as informações apuradas, as vítimas conseguiram escapar da residência e se trancaram em um veículo até a chegada da equipe da GCM. O suspeito, que estaria sob efeito de entorpecentes e apresentava comportamento agressivo, foi contido pelos agentes. Ele foi encaminhado à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), onde a ocorrência foi registrada. Após os procedimentos, o homem foi recolhido à carceragem e permaneceu preso, à disposição da Justiça. Pouco depois, outra equipe da Guarda Civil Municipal atendeu uma ocorrência de descumprimento de medida protetiva. Um jovem de 22 anos foi preso após invadir a residência da própria mãe. Segundo a vítima, uma decisão judicial determina que o filho mantenha distância mínima de 500 metros dela. Diante da violação da medida protetiva, os guardas conduziram o rapaz à delegacia. Após o registro da ocorrência, ele também permaneceu preso e ficou à disposição da Justiça. (Renan Isaltino) Foto: Wagner Morente

Leia Mais

Prefeitura de Limeira e Inter anunciam parceria em defesa do bem-estar animal

Campanha promove a adoção responsável e mobiliza a população em apoio à causa animal O prefeito Murilo Félix se reuniu nesta sexta-feira (19) com o presidente da Inter de Limeira, Danilo Maluf, a secretária de Proteção Animal, Juliana Kopczynski, e o vereador Márcio do Estacionamento para anunciar uma parceria em defesa do bem-estar animal. A ação será realizada no dia 12 de julho, durante a partida entre Inter de Limeira e Amazonas-AM, válida pelo Campeonato Brasileiro da Série C, e reunirá iniciativas de adoção responsável e arrecadação de ração para animais. Antes do início da partida, marcada para às 11h, no Estádio Major José Levy Sobrinho, o Limeirão, os jogadores entrarão em campo acompanhados por cães e gatos acolhidos pelo Departamento de Bem-Estar Animal e disponíveis para adoção. A iniciativa busca sensibilizar o público sobre a importância da guarda responsável, ampliar as oportunidades de adoção e dar visibilidade aos animais que aguardam por um novo lar. O prefeito Murilo Félix destacou a importância da união entre o esporte e as políticas públicas voltadas à proteção animal. “Quando o esporte se une a uma causa social, o alcance da mensagem é ainda maior. Essa parceria ajuda a conscientizar a população sobre a adoção responsável, fortalece a proteção animal e amplia as oportunidades para que mais animais encontrem um lar”, afirmou. Outra frente da campanha será a arrecadação de ração. Os torcedores que fizerem doações, conforme os critérios estabelecidos pelo Banco de Ração do município, terão direito à meia-entrada para acompanhar a partida. Os alimentos arrecadados serão destinados a animais atendidos por programas de proteção animal e a famílias em situação de vulnerabilidade que possuem animais de estimação. A secretária de Proteção Animal, Juliana Kopczynski, ressaltou que a iniciativa dará maior visibilidade aos animais acolhidos pelo município. “Eventos com grande participação popular ajudam a aproximar a população da causa animal e aumentam as chances de adoção dos cães e gatos que aguardam por uma família”, observou.   Foto: Prefeitura de Limeira

Leia Mais

Prefeito de Limeira e presidente do Sesc visitam obra; no local foram discutidos investimentos em parque próximo ao empreendimento

Área de Preservação Permanente (APP) ao lado da unidade também foi tema do encontro O prefeito Murilo Félix visitou na semana passada o canteiro de obras da nova unidade do Sesc, no Jardim Olga Veroni, em Limeira. Participaram do encontro o diretor regional do Sesc São Paulo, Luiz Galina; o presidente e o vice-presidente do Sicomércio Limeira, Martim Medeiros e Rogério Delmondi; e os secretários municipais Celso Gonçalves (Obras e Serviços Públicos), Fábio Luccas Rosa Junior (Meio Ambiente e Saneamento) e Bruno Cunha (Comunicação). Durante a reunião, foi discutida a parceria para a gestão de uma Área de Preservação Permanente (APP) localizada ao lado da unidade. O terreno foi cercado durante a execução da obra para garantir a segurança dos moradores do entorno. Em visita ao local, Murilo Félix se comprometeu a recuperar uma passarela sobre o córrego que corta a área. O grupo seguiu ainda até outro terreno próximo ao Sesc, de propriedade do município. No governo de Sílvio Félix, o espaço abrigava um parque público, com playground e pista de caminhada, mas foi abandonado nas gestões seguintes e hoje está desativado. O prefeito propôs a realização de investimentos na recuperação do local, com possibilidade de o Sesc colaborar com a gestão do espaço. Parceria com o município Murilo Félix destacou ainda a importância do Sesc para a cidade. Segundo ele, a doação do terreno ao Sesc, feita há anos pela administração municipal, agora se concretiza em um investimento capaz de impulsionar o desenvolvimento da região. Ele citou ainda o alcance social da obra, mencionando o residencial Olindo de Luca, próximo ao terreno. O diretor regional Luiz Galina informou que a obra avança em ritmo acelerado, com entrega prevista para o primeiro semestre de 2028. Galina também ressaltou a parceria com o município na condução dos processos técnicos e na preservação ambiental do entorno. Estrutura e serviços A projeto do Sesc está entre os maiores projetos do interior paulista. O investimento total é estimado em R$ 300 milhões, com cerca de R$ 50 milhões adicionais destinados a mobiliário e equipamentos. A unidade contará com teatro de 300 lugares, anfiteatro externo, espaço expositivo, biblioteca, espaço de tecnologia e artes, salas de múltiplo uso, espaço de convivência e área de brincar. Terá também clínica odontológica com quatro consultórios e uma sala de cirurgia, ginásio poliesportivo, espaço de ginástica multifuncional, salas de expressão corporal, parque aquático coberto e descoberto e praça livre.   Foto: Wagner Morente

Leia Mais

Adolescente de 16 anos é apreendido com mais de 340 porções de drogas no Odécio Degan, em Limeira

Ação da PM resultou na apreensão de crack, cocaína, maconha, dry e dinheiro em espécie; menor foi liberado após registro da ocorrência Uma operação da Polícia Militar (PM) realizada neste sábado (21), no bairro Odécio Degan, em Limeira (SP), resultou na apreensão de mais de 340 porções de drogas e de um adolescente de 16 anos suspeito de envolvimento com o tráfico de entorpecentes. De acordo com informações da PM, equipes realizavam patrulhamento intensificado pela região com o objetivo de combater a comercialização de drogas no bairro. Durante a ação, os policiais avistaram um indivíduo correndo em direção a uma área verde enquanto carregava sacolas. O suspeito foi acompanhado por cerca de 200 metros e acabou detido ao tentar pular o muro de um condomínio residencial, após um cerco realizado pelos policiais. Nas sacolas que estavam com o adolescente, os PMs localizaram 175 porções de crack, 132 eppendorfs de cocaína, 24 porções de maconha e 12 porções de dry, além de R$ 138,00 em notas trocadas. Após a apreensão, o menor foi encaminhado à Santa Casa de Limeira. Em seguida, a ocorrência foi apresentada no Plantão Policial de Limeira. A autoridade policial determinou a apreensão das drogas e do dinheiro e registrou o caso como ato infracional análogo ao tráfico de drogas. Após os procedimentos legais, o adolescente foi liberado e entregue ao pai, que acompanhou a ocorrência.   Foto: Divulgação/PM

Leia Mais

PM apreende mais de 9 quilos de cocaína após perseguição e acidente no Abílio Pedro, em Limeira

Três homens foram detidos depois que veículo em fuga bateu contra a cerca de um condomínio; suspeita é de envolvimento com o tráfico de drogas Uma grande quantidade de drogas que seria destinada ao abastecimento de pontos de tráfico em Limeira foi apreendida no fim da tarde deste sábado (20), durante uma ocorrência registrada no bairro Abílio Pedro. De acordo com informações apuradas pelo Portal Veloz, parceiro do R7 no local, policiais militares suspeitaram da atitude de três homens que ocupavam uma Ford EcoSport preta e tentaram realizar a abordagem. Ao perceberem a presença das equipes, os suspeitos fugiram, dando início a um acompanhamento policial. Durante a tentativa de escapar, o motorista perdeu o controle da direção e colidiu o veículo contra a cerca de um condomínio localizado no bairro Abílio Pedro. Após o acidente, os três ocupantes foram abordados e detidos pelos policiais. Durante a vistoria no automóvel, os militares encontraram mais de nove quilos de uma substância análoga à cocaína. A quantidade apreendida é considerada significativa e poderia abastecer diversos pontos de venda de entorpecentes na cidade. Segundo informações preliminares, os três homens são suspeitos de integrar uma organização criminosa. A possível ligação com o Primeiro Comando da Capital (PCC) será investigada pelas autoridades. A ocorrência foi encaminhada ao Plantão Policial de Limeira, onde os fatos serão apresentados e os suspeitos permanecerão à disposição da Justiça. A Polícia Civil dará continuidade às investigações para apurar a origem e o destino da droga apreendida. (Renan Isaltino)

Leia Mais
Nenhuma postagem a exibir

Confira o canal do Portal Veloz No Youtube

×

Buscar no Portal Veloz