A Secretaria de Saúde de Sumaré realizará neste sábado (22), a partir das 8 horas, o Dia D de Combate à Dengue. As ações de nebulização e aplicação de larvicida, além de orientação, vão ocorrer no Jardim João Paulo, área com maior número de casos positivos.
O objetivo é orientar a população, reduzir os criadouros do mosquito Aedes aegypti, bem como a infestação do mosquito adulto, a fim de interromper a transmissão de casos positivos em nosso município.
Sumaré intensificou as ações de combate à dengue em todo o município. As equipes de Controle de Vetores ampliaram o trabalho casa a casa, vistoriando os imóveis e orientando os moradores sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti e eliminar criadouros. Além disso, a equipe de Controle da Dengue da Prefeitura de Sumaré também realiza o monitoramento de denúncias recebidas por meio do canal de atendimento 156.
Esse trabalho de bloqueio é importante para interromper a transmissão da dengue. Porém, é ainda mais importante a população cuidar constantemente do quintal e eliminar possíveis criadouros para evitar que novas larvas do mosquito se desenvolvam, retomando todo o ciclo.
“É muito importante que a população receba as nossas equipes e continue adotando todas as medidas necessárias para evitar a proliferação do mosquito. Também reforçamos a importância da destinação correta de resíduos, evitando o descarte irregular de lixo e entulhos em terrenos baldios, áreas verdes, ruas e calçadas, alertou o secretário de Saúde, Rafael Virginelli.
Em 2025, Sumaré registrou 761 notificações de dengue e 384 casos positivos.
Fonte: Prefeitura de Sumaré