Sumaré implanta sistema interno de monitoramento em tempo real dos ônibus municipais
Visando a construção de uma cidade totalmente inteligente, a Secretaria de Mobilidade Urbana implantou um sistema interno para acompanhar em tempo real o deslocamento dos ônibus municipais, ampliando a qualidade do serviço ofertado. Toda a frota municipal é verificada por operadores, sendo possível identificar atrasos, veículos quebrados, linhas adiantadas e demais problemas que influenciam no trajeto.
O monitoramento pode ser individual, mediante a seleção de determinada linha ou região, ou coletivo, verificando todos os ônibus. Além do sistema de GPS, que permite o rastreamento durante todo o período de viagem, o programa é identificado por cores, que correspondem a situação de cada ônibus: a cor verde significa que a linha está ativa e sem problemas; a cor vermelha determina que há atrasos ou adiantamentos dos ônibus e o tempo; já a cor azul identifica que o veículo está no terminal aguardando o início do trajeto.
As cores facilitam o monitoramento e identificação de dificuldades, que são prontamente apresentadas para a empresa Ouro Verde, concessionária do serviço na cidade, para resolução imediata.
O sistema interno consegue identificar problemas em tempo real e oferecer solução instantânea para cada caso, agilizando o tempo de espera da população e contribuindo para a melhoria do serviço oferecido.
“Sumaré já conta com o aplicativo Mov Sumaré, exclusivo para que os usuários acompanhem os trajetos em tempo real e verifiquem o horário de cada linha. Com a implantação do sistema interno de monitoramento, ampliamos as ações que visam a melhoria na qualidade do serviço, pois podemos verificar durante todo o trajeto, em parceria com a concessionária, a situação de cada linha e identificar os problemas, já com as resoluções. Isso faz parte do nosso pacote de ações para a construção de uma cidade inteligente e que agiliza a vida da nossa população”, explicou o secretário de Mobilidade Urbana, Moisés Paschoalim.
Foto: Prefeitura de Sumaré











