O setor de Controle de Arboviroses da Secretaria Municipal de Saúde de Sumaré divulgou, nesta semana, o resultado do Índice de Breteau. O levantamento, que identifica a densidade larvária do mosquito Aedes aegypti, apontou índice de 1,4 – considerado de alerta para o município, com maior incidência na região do Matão. A partir desse número, a cidade é mapeada e as áreas de maior risco são identificadas.
Os agentes de endemias vistoriaram, no mês de julho, 4.028 imóveis em todas as regiões da cidade. A região que apresentou o maior índice foi a do Matão (3,00). Já as regiões do Picerno/João Paulo (1,66), Centro (1,50), Nova Veneza/Dall’Orto/Volobueff (1,33) e Domingos/Paulistano/Altos de Sumaré (1,16) registraram índices mais baixos, mas ainda em estado de alerta. Na região do Maria Antônia, o índice foi de 0,71 – ainda que abaixo do nível crítico, não descarta preocupação. Já na Área Cura, os agentes não encontraram larvas nos imóveis vistoriados.
O combate ao Aedes aegypti é um trabalho permanente no município. Mesmo no período de temperaturas mais baixas, a proliferação do mosquito continua.
“É muito importante que a população receba as nossas equipes e continue adotando todas as medidas necessárias para evitar a proliferação do mosquito. Também reforçamos a importância da destinação correta de resíduos, evitando o descarte irregular de lixo e entulhos em terrenos baldios, áreas verdes, ruas e calçadas. Apenas juntos poderemos vencer essa batalha”, alertou o secretário de Saúde, Rafael Virginelli.
As ações de controle seguem intensificadas nas regiões que apresentam casos positivos de dengue. Nesta semana, os agentes estiveram nos bairros Jardim São Francisco, Ypiranga e Volobueff, com visitas casa a casa, busca ativa de casos suspeitos e confirmados, verificação de quintais, aplicação de larvicidas (quando necessário), retirada de materiais inservíveis e entrega de telas milimétricas. Os moradores também recebem orientações da equipe e panfletos informativos sobre os sintomas das arboviroses e medidas de prevenção.
Até o momento, o município registrou 8.531 notificações, com 5.665 casos positivos e 15 óbitos em decorrência da dengue.
Combate ao mosquito
Para combater o mosquito Aedes aegypti, são necessárias algumas ações simples, porém eficazes:
– Manter a caixa d’água sempre fechada, com tampa adequada;
– Remover folhas, galhos e tudo o que possa impedir a água de escoar pelas calhas;
– Não deixar água da chuva acumulada sobre a laje;
– Lavar semanalmente, com escova e sabão, os tanques e recipientes usados para armazenar água;
– Colocar areia até a borda dos pratinhos de vasos de plantas;
– Trocar a água e lavar os vasos (principalmente por dentro) pelo menos uma vez por semana;
– Guardar as garrafas sempre de boca para baixo;
– Descartar corretamente o lixo, especialmente pneus inservíveis;
– Evitar jogar lixo em terrenos baldios.
Foto: Prefeitura de Sumaré