Segundo a Climatempo, o estado enfrentará tardes quentes e temporais típicos de verão, com chuvas que podem reforçar os reservatórios de água da região
A última semana de janeiro de 2026 deve trazer calor intenso e pancadas de chuva típicas do verão para o estado de São Paulo, de acordo com a Climatempo. A aproximação da ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) aumenta a umidade no país e contribui para temporais isolados em diversas regiões.
Durante a semana, as temperaturas ficarão acima da média para a época do ano, e as chuvas devem ocorrer principalmente à tarde e à noite, podendo apresentar intensidade moderada a forte, com risco de alagamentos pontuais, inclusive na Grande São Paulo.
Além de provocar transtornos, as precipitações têm efeito positivo sobre o abastecimento de água. As chuvas devem ajudar a elevar os níveis das principais represas que abastecem o sistema Cantareira, fundamental para a segurança hídrica da capital paulista.
Enquanto São Paulo registra calor e temporais típicos de verão, a tendência é de diminuição das chuvas no Espírito Santo e na maior parte do Rio de Janeiro e Minas Gerais, após uma semana com volumes elevados causados pela ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul).
Foto: Paulo Pinto/Agencia Brasil











