Portal Veloz

Sorocaba confirma segundo caso de raiva em morcego em 2026

Animal foi encontrado na região do Éden; equipes de Zoonoses realizam ações preventivas e orientam moradores

A Secretaria Municipal da Saúde (SES) de Sorocaba confirmou, nesta quarta-feira (28), o segundo caso positivo de raiva em morcego registrado no município em 2026. O animal foi localizado no dia 16 de janeiro no bairro Éden, na Zona Industrial, e teve o diagnóstico confirmado na tarde de terça-feira (28).

Após a confirmação, a Unidade de Vigilância em Zoonoses iniciou o chamado bloqueio sanitário na região, com visitas a imóveis localizados em um raio de 500 metros do ponto onde o morcego foi encontrado. A ação tem caráter preventivo e não há risco imediato para a população.

Durante as visitas, os agentes orientam os moradores sobre os hábitos dos morcegos, os riscos da raiva e como proceder ao encontrar um animal em situação anormal. Também são distribuídos materiais informativos e realizada a verificação de possíveis abrigos desses animais nos imóveis.

Além disso, a equipe faz uma busca ativa para identificar se houve contato do morcego com cães, gatos ou pessoas. Nos casos em que animais domésticos tenham tido contato, é feito o reforço da vacinação antirrábica. Já quando há registro de contato humano, a pessoa é encaminhada para atendimento antirrábico.

A Zoonoses também aproveita a ação para verificar se os animais domésticos da região estão com a vacinação em dia. A Secretaria reforça a importância de que tutores de todo o município mantenham a vacinação periódica de cães e gatos.

Sorocaba conta com dois postos fixos de vacinação antirrábica mantidos pela Unidade de Vigilância em Zoonoses. As informações sobre locais e horários podem ser consultadas no site oficial da Prefeitura.

 

Foto: Reprodução/Prefeitura de Piracicaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Buscar no Portal Veloz