Implantação do sistema eletrônico começa sem cobrança e com foco na fluidez do tráfego
A modernização da cobrança de pedágio no Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) tem início no próximo sábado (7), com a instalação do pórtico eletrônico no km 33 da Via Anchieta, ainda inativo, pela concessionária Ecovias Imigrantes. A atual praça física de pedágio, localizada no km 31, será substituída gradualmente pelo sistema eletrônico Siga Fácil, que permitirá mais fluidez e segurança ao tráfego.
Na Rodovia dos Imigrantes, o pórtico será instalado até o final do mês no km 29, em substituição à praça do km 32. Neste primeiro momento, haverá apenas a instalação da estrutura, sem cobrança eletrônica. O pagamento do pedágio continuará sendo realizado exclusivamente nas praças existentes. A previsão é que o Siga Fácil entre em operação a partir de julho, após a conclusão das etapas técnicas, testes operacionais e autorização da ARTESP.
Quando em funcionamento, o sistema permitirá a cobrança eletrônica e bidirecional, com pagamento apenas no sentido utilizado pelo motorista. Motociclistas permanecem isentos da tarifa, conforme as regras vigentes. O novo modelo também vai eliminar as longas filas observadas nas praças de pedágio, especialmente em feriados e períodos de maior movimento.
A entrada em operação do sistema com cobrança será amplamente comunicada aos usuários após validação regulatória da Agência.
Foto: Divulgação/ARTESP











