Onda de calor que atinge o Sudeste supera marcas históricas de dezembro e exige atenção à saúde
A cidade de São Paulo registrou, neste domingo (28), 37,2 °C, a maior temperatura já observada em um dia de dezembro. Até então, o recorde para o mês era de 35,1 °C, registrado em 1998. Desde o Natal, a marca histórica já foi superada três vezes, refletindo a intensidade do calor que persiste sobre o Sudeste.
Segundo a Climatempo, a partir desta segunda-feira (29), a tendência é de queda nas temperaturas. Apesar disso, o calor ainda se manterá elevado, especialmente nos períodos de pico, entre 10h e 16h.
Cuidados com a saúde
– Hidrate-se com frequência, mesmo sem sentir sede;
– Evite exposição direta ao sol nos horários mais quentes;
– Prefira roupas leves e claras;
– Crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas devem receber atenção especial;
– Em caso de tontura, dor de cabeça ou cansaço excessivo, procure um local fresco e atendimento médico se os sintomas persistirem.
Proteja os pets
Mantenha os animais à sombra, com água fresca, evite passeios em horários quentes e nunca os deixe sozinhos em carros. Fique atento a sinais de superaquecimento, como respiração ofegante ou apatia.
Meteorologistas alertam que episódios de calor extremo têm se tornado mais frequentes e prolongados, reforçando a necessidade de cuidados constantes com a saúde e a rotina.
Foto: Reprodução/Climatempo









