Portal Veloz

O clima em Limeira

Localizando...

Velocidade do Vento

Umidade do Ar

Santa Bárbara divulga programação especial no Dia Internacional da Mulher

A Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste promoverá no sábado (8), Dia Internacional da Mulher, o “SBO por Elas – Cuidar, fortalecer e inspirar mulheres”. Promovido por diversas secretarias, instituições e parceiros, o evento ocorrerá no Centro de Referência em Saúde da Mulher, das 8 às 15 horas, oferecendo um atendimento integrado, gratuito e agradável às mulheres.

A programação dispõe de coletas de exames, orientação nutricional, amamentação, saúde bucal, espaço de relaxamento, autocuidado, motivacional, espaço kids, bazar de entidades e atendimentos diversos voltados para inserção profissional, consulta de CPF, além de cursos gratuitos e direitos da mulher.

A programação especial seguirá durante todo o mês de março, nos demais sábados, com atividades, serviços e ações especialmente preparadas para as mulheres. O encerramento acontecerá no dia 29 de março, no Parque dos Ipês, com uma linda caminhada.

Dia 8 de Março

O “SBO por Elas” terá abertura oficial às 8 horas, com alongamento promovido pela Secretaria de Esportes e café da manhã oferecido pela Bella Pane, degustação e receitas de chás com a nutricionista Luciana Malta Baroni, da Secretaria da Educação, além de momentos de bem-estar, com escalda pés, massagem e beleza com Renata Caroline, da Beleza SPA e apresentações musicais.

Durante o dia as mulheres poderão realizar coleta de exames de prevenção – papanicolaou e solicitar mamografia, testes rápidos de IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis), aferição de pressão arterial e glicemia capilar (dextro), orientação nutricional com cálculo de IMC (Índice de Massa Corporal), orientação sobre aleitamento materno, avaliação da saúde bucal e momento de beleza e bem-estar.

O Desenvolve Santa Bárbara, por meio da Casa do Trabalhador e Sebrae, fará atendimentos para busca de empregos e para empreendedoras. O SENAI participará com divulgação de cursos gratuitos. A Univesp, faculdade gratuita, orientará sobre os cursos disponíveis e inscrição para o vestibular. A ACISB (Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara d´Oeste) oferecerá consulta de CPF e atendimento. A Rede Feminina de Combate ao Câncer estará na tenda rosa, com orientações sobre a prevenção ao câncer de mama. A Guarda Municipal, Serviço Social em Promoção da Cidadania Imaculada Conceição (SSPCIC / DDM) – Casa Abrigo e Programa Tempo de Superação, e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher darão orientações e atendimentos sobre violência doméstica e direitos da mulher na tenda lilás.

Também no dia 8 será oferecido o Espaço Motivacional, com as co-autoras barbarenses, do livro “Páginas Compartilhadas” e Espaço Kids, com contação de histórias e recreação.

Ações durante todo o mês

Já nos dias 15, 22 e 29 de março haverá programação do “SBO por Elas” no Parque dos Ipês, com ações de promoção ao aleitamento materno e pré-natal, prevenção da dengue, câncer de mama, testes rápidos e prevenção a IST’s, ações para encaminhamento ao emprego e cursos profissionalizantes e aulas especiais promovidas pela Secretaria de Esportes, por meio do Programa Qualivida. No dia 29 de março haverá caminhada de encerramento com percurso de 3 km. A concentração será às 7h30 no Reino dos Dinossauros, no Parque dos Ipês.

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), no Centro de Referência em Saúde da Mulher e nos CAPS’s, o “SBO por Elas” promoverá sala de espera ativa, abordagem sobre a saúde da mulher e ações do Qualivida, Faça Saúde, saúde mental e artesanato.

O “SBO por Elas” é uma realização da Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste, por meio do Fundo Social de Solidariedade e das secretarias de Promoção Social, Saúde, Governo, Esporte, Desenvolvimento Econômico, Educação, Cultura e Turismo e Sesetran (Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil) e em parceria com a ETEC “Professor Doutor José Dagnoni” – curso Técnico de Enfermagem, Beleza Spa, Bella Pane, Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher (CMPDM), Rede Feminina de Combate ao Câncer e Serviço Social em Promoção da Cidadania Imaculada Conceição, vinculado à Delegacia de Defesa da Mulher (SSPCIC – DDM).

Serviço:

“SBO por Elas”
8 de março, sábado, das 8 às 15 horas
Local: Centro de Referência em Saúde da Mulher
Rua Floriano Peixoto, 780, Centro, Santa Bárbara d´Oeste

Programação:
8h – Abertura oficial
8h30 – Alongamento
8h50- Café da manhã
9h30 – Seresteiros
11h30 – Rose Grillo

9 às 15 horas:
– aferição pressão arterial e glicemia capilar (dextro)
– cálculo IMC e Orientação nutricional
– coleta de exames de prevenção (CO) e solicitação de mamografia
– realização de testes rápidos de IST´s
– orientação de aleitamento materno
– avaliação saúde bucal
– degustação e receitas de chás
– escalda pés
– massagem
– momento beleza
– espaço motivacional – livro “Páginas Compartilhadas”
– espaço kids
– orientações e divulgação de vagas de empregos – Casa do Trabalhador
– orientações para empreendedoras – Sebrae
– orientação e divulgação de cursos gratuitos – SENAI

– atendimento e consulta de CPF – ACISB
– divulgação cursos gratuitos de graduação e inscrições para o vestibular – Univesp
– orientações sobre câncer de mama – Rede Feminina de Combate ao Câncer
– orientações sobre violência doméstica e direitos da mulher – Guarda Municipal, Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher (CMPDM), Serviço Social em Promoção da Cidadania Imaculada Conceição, vinculado à Delegacia de Defesa da Mulher (SSPCIC – DDM).

Foto: Reprodução/Prefeitura de SBO

Homem é acusado de caçar pombos silvestres em área rural de Limeira

A informação recebida apontava a prática de crime ambiental no local No final da tarde desta terça-feira (22), uma denúncia levou os policiais ambientais até um pesqueiro na área rural de Limeira. A informação recebida apontava a prática de crime ambiental no local. Ao chegarem, os policiais foram recebidos pela esposa do acusado, que confessou que seu marido caçava pombos silvestres. Segundo o cabo da Polícia Militar Ambiental (PMA), o acusado, um homem de 37 anos, relatou que a carne de pombo silvestre, encontrada em um freezer na residência, era para consumo próprio. Apesar da confissão, o homem foi liberado, mas irá responder pelo crime ambiental. A caça de animais silvestres é proibida prevista na lei 9.605/98 e constitui um crime ambiental, que pode resultar em penalidades severas. (Renan Isaltino) 

Veja mais

Atualização sobre Explosão em Residência na Brasilândia: Bisavô da vítima preso por Homicídio

Um dia anterior a explosão o pai da bebê teria visto o bisavô entrando na residência com um botijão de gás  Na manhã desta terça-feira (22), uma explosão em uma residência na Brasilândia, zona norte de São Paulo, resultou na morte de um bebê de quatro meses e deixou outras três pessoas feridas. O homem de 73 anos preso em flagrante por homicídio, suspeito de ter causado a explosão, foi identificado como Euclides Ferreira, bisavô da vítima.  Euclides teve 50% do corpo queimado na ação e foi socorrido sob escolta ao pronto-socorro do Hospital Geral Vila Penteado. As outras vítimas, todas da mesma família, incluem uma adolescente de 12 anos e dois adultos, pais das crianças.  O Portal Veloz teve acesso ao Boletim de Ocorrência, no qual, Vinícius de Medeiros Bispo, pai da bebê Maitê Alice Ferreira Medeiros, relatou à polícia que Euclides já havia ameaçado a família de morte e que havia desavenças constantes no local. Vinícius, sua companheira, enteada e filha viviam no andar superior do imóvel, enquanto Euclides residia no andar de baixo.  Vinícius contou que, no dia anterior à explosão, viu Euclides entrando no imóvel com um botijão de gás, o que lhe causou estranheza, pois o homem havia comprado um botijão recentemente. Na unidade de saúde, Euclides afirmou que na manhã da explosão abriu o botijão, que estava vazando gás e não conseguiu mais fechar.  Duas horas depois, ao acender um isqueiro para iluminar o quarto e procurar seu celular, ocorreu a explosão. Euclides também mencionou ter muitos problemas com sua neta e o companheiro dela, que moravam na parte de cima da casa. O suspeito é acusado pelos crimes de explosão, lesão corporal qualificada e homicídio qualificado. A polícia solicitou a prisão preventiva de Euclides, enquanto as investigações continuam. (Renan Isaltino)

Veja mais

Explosão em Residência na Brasilândia: Homem de 73 Anos Preso por Homicídio

O incidente resultou na morte de um bebê de quatro meses  Na manhã desta terça-feira (22), uma tragédia abalou a comunidade da Brasilândia, na zona norte de São Paulo. Um homem de 73 anos foi preso em flagrante por homicídio, suspeito de ter causado a explosão que fez uma residência desabar. O incidente resultou na morte de um bebê de quatro meses, que não resistiu aos ferimentos, e deixou outras cinco pessoas feridas, incluindo o próprio suspeito.  De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o homem preso teve 50% do corpo atingido por queimaduras de primeiro e segundo graus no pescoço e no tronco. Ele foi socorrido sob escolta ao pronto-socorro do Hospital Geral Vila Penteado. Segundo informações da Polícia Civil, o suspeito é proprietário do imóvel onde as vítimas residiam e havia discutido com os inquilinos devido à falta de pagamento. Durante a discussão, ele teria causado a explosão, que foi motivada por um vazamento de gás de cozinha (GLP), conforme apurado pelo Corpo de Bombeiros.  O recém-nascido foi uma das seis vítimas socorridas pelos bombeiros. Ele foi internado no Hospital da Brasilândia, mas infelizmente não resistiu aos ferimentos. As outras cinco vítimas são da mesma família: o pai, a mãe e seus três filhos, sendo duas crianças e o bebê. Todos foram atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O suspeito permanece sob custódia, enquanto as vítimas recebem o suporte necessário. (Renan Isaltino)                                          O idoso de 73 anos foi socorrido com 50% do corpo queimado    Foto: divulgação RECORD

Veja mais