Portal Veloz

Samu realiza parto em casa de Piracicaba

Acionadas pela sogra da gestante de 39 semanas, equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência garantiram atendimento ágil e eficiente para mãe e bebê

A previsão para a chegada de Ravi, segundo filho de Bianca Rodrigues, moradora do bairro Morumbi, era 29 de dezembro, mas ele resolveu chegar ao mundo mostrando que o planejado sempre pode mudar. Com 39 semanas de gestação, Bianca levantou-se nesta segunda-feira, 22/12 e ao ir ao banheiro, suspeitou que sua bolsa amniótica tinha rompido. Depois de tomar um banho rápido, percebeu que o trabalho de parto havia iniciado.

O marido havia saído para trabalhar e o seu primeiro filho, de 5 anos, estava dormindo. Ela chamou a sogra, que mora ao lado, que acionou o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), sob coordenação da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Quando a equipe chegou ao local, por volta das 9h, constatou a iminência do parto, realizado na própria casa, sem intercorrências.

Bianca conta que a ação foi tão rápida que não houve espaço para preocupação. “Não deu tempo de sentir nada”, relata a mãe de Ravi. Bianca e seu filho foram encaminhados para a Santa Casa após a realização do parto. Ravi nasceu com 3.100 kg e 51 centímetros. Ambos passam bem.

“Agradeço a todos que me deram suporte, foram muito atenciosos”, relatou a mãe, que fez todo o acompanhamento do pré-natal na UBS Piracicamirim. Ela e o bebê devem ir para casa na véspera do Natal.

O atendimento foi feito inicialmente pela equipe de Suporte Básico, que em seguida acionou o Suporte Avançado. Atenderam a ocorrência o médico Marcelo Spada, o enfermeiro Fábio Luiz de Paula, as técnicas de enfermagem Brenda Rebouças e Vilma Rodrigues, além dos condutores Ricardo Oliveira e Rosildo Ferreira.

 

Foto: Prefeitura de Piracicaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Buscar no Portal Veloz