No Jornal Oficial do Município do dia 13 de fevereiro deste ano, foi publicada a homologação da contratação para a obra de reforma e ampliação do Centro de Referência de Saúde e Lazer do Idoso de Limeira, orçada em R$ 6,9 milhões. Em resposta a um pedido de informações feito pelo Portal Veloz, a Prefeitura de Limeira disse que ainda não há uma previsão oficial para o início da obra, mas que a contratação está na fase final. A administração municipal também afirmou que, em 2020, cerca de 1.500 idosos eram atendidos mensalmente, e participavam de diversas atividades culturais e educacionais.
Com o fechamento do espaço, os idosos que eram atendidos no local foram encaminhados para outros Centros Comunitários, onde foram inseridos nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, através do Ceprosom.
Até o fechamento, o Centro do Idoso oferecia uma várias atividades para os idosos, como:
- Hidroginástica
- Natação
- Tai Chi
- Tênis de mesa
- Yoga
- Jogos de carteados e xadrez
- Reflexologia dos olhos
- Dança circular e de salão
- Zumba
- Pintura em tela
- Atendimentos com fonoaudióloga, grupo de memória e coral
Além disso, o centro contava com uma equipe multidisciplinar composta por sete profissionais do Ceprosom, 12 da Secretaria de Esporte e outros prestadores de serviços.
Como o Portal Veloz mostrou, o Centro de Referência de Saúde e Lazer do Idoso de Limeira, que há cinco anos está fechado, se tornou alvo de diversas reclamações dos moradores da região. Localizado na Avenida Campinas, o espaço que antes servia para a integração e o bem-estar da terceira idade, atualmente está abandonado e em total degradação.
A equipe de reportagem visitou o local e encontrou janelas quebradas, mato alto, portas enferrujadas, pichações nas paredes e lixo acumulado. Além disso, um buraco foi aberto em uma das paredes, permitindo o acesso ao interior do prédio. A piscina, que antes era aquecida e utilizada para aulas de natação e hidroginástica, agora está suja e depredada.
Em entrevista ao Portal Veloz, Édson Aparecido Pereira, comerciante e vizinho do Centro, lamentou o abandono do espaço, dizendo que traz insegurança para os moradores da região. “Outrora era um ambiente que as pessoas usavam, que trazia bastante benefício para a população”, comentou
Durante a última sessão da Câmara Municipal, a situação do Centro do Idoso também foi abordada. Nanci Benvinda Martins, integrante de um grupo de treino da terceira idade no Jardim Morro Azul, fez um apelo aos vereadores, pedindo apoio para a reforma e reabertura do espaço. “Fica nosso pedido de apoio dessa Casa de Leis, que olhe com mais carinho aos nossos idosos, e que juntos possamos lutar por espaços a todos que precisam praticar atividades físicas na terceira idade”, comentou.