No procedimento, o animal teve dois dentes incisivos tratados
Aos 15 anos, Dinho, o hipopótamo do Bosque dos Jequitibás de Campinas, passou por um procedimento odontológico para tratamento de canal, na última segunda-feira, 14 de julho. Recuperado da cirurgia, Dinho foi liberado pelo médico veterinário, especialista em odontologia em animais selvagens, para sair do confinamento e voltar à sua rotina. No procedimento, o animal teve dois dentes incisivos tratados.
Na manhã desta quarta-feira, 16 de julho, por volta das 11h, Dinho pode voltar para o seu recinto e, depois de se alimentar, foi se refrescar dentro do tanque de água do espaço.
A coordenadora do Bosque do Jequitibás, Debora Abrão Meca, comemorou o sucesso do procedimento e também da recuperação do animal de grande porte. “A cirurgia foi um sucesso. O Dinho voltou da anestesia conforme esperado, se movimentando normalmente. Foi liberado do recinto após 24 horas de observação, conforme orientação do odontologista veterinário que realizou a cirurgia”, contou.
De volta à rotina
Após voltar para seu espaço, o animal que pesa duas toneladas, caminhou lentamente pelo recinto, como gosta de fazer, e ainda fez um lanche rápido e na sequência foi para o seu local preferido do espaço: a água. “Ele entra e sai do tanque várias vezes ao dia, mas prefere ficar dentro d’água”, afirmou Débora.
O desfile do hipopótamo, que ficou ainda mais famoso após o procedimento, chamou a atenção dos visitantes do Bosque e fez a alegria das crianças que aproveitaram o parque para passear.
O pequeno Antônio Santos contou que não sabia que o Dinho tinha “ido” ao dentista, e não acreditava que isso era possível. “Foi uma grande experiência saber que ele foi para o dentista. Já vi um desenho que o hipopótamo foi para o dentista. Achei que ia ser impossível acontecer na realidade, mas aconteceu”, contou a criança. O menino ainda disse que já tinha visto um hipopótamo antes porque já foi ao zoológico umas cinco vezes.
Vitor Gabriel, foi outro visitante que gostou do passeio e ficou admirado com o tratamento pelo qual o hipopótamo passou e por combinar com ele. “Foi legal, porque ele é preguiçoso, nunca sai da água, mas também sou preguiçoso, aí combina comigo. Achei muito legal que ele tenha um dentista. Diferente, né?”, completou.
Dinho é alimentado duas vezes ao dia pelo tratador Israel dos Santos. Diariamente, ele come em torno de 40 a 50 quilos de vegetais, frutas, legumes, feno de alfafa e ração, mas seus alimentos preferidos são melancia e abóbora.
Equipe atenta
O procedimento odontológico foi necessário para tratar o canal de dois dentes incisivos. O problema foi detectado pela equipe de tratadores do Bosque que está sempre atenta ao comportamento dos animais que vivem no parque. Os tratadores perceberam que algo não estava bem com o animal e relataram para a médica veterinária, Gabriela Figueiredo, responsável pelo zoológico do parque.
O cuidado e a atenção dos tratadores foi essencial para a detecção do problema com o Dinho. “Os tratadores conhecem muito bem os animais e sabem quando algo diferente ocorre. A equipe notou que Dinho estava um pouco mais quietinho, um pouco diferente e não querendo comer. Ao fazer a avaliação, percebi que já havia uma exposição de polpa dentária de dois dentes”, explicou.
“A partir daí, começou nosso trabalho para encontrar uma equipe que pudesse fazer o melhor pelo Dinho, que é tão querido por todos aqui”, relatou.
Sobre o procedimento odontológico
Veterinário especializado em odontologia de animais selvagens, Roberto Fecchio, foi o profissional responsável pelo procedimento odontológico em Dinho. O animal apresentava um dente com a parte interna exposta. Para garantir o conforto de Dinho, uma equipe de cinco especialistas em odontologia, quatro em anestesia e profissionais de manejo clínico do zoológico do Bosque atuaram juntos, garantindo um procedimento seguro e eficiente.
Após a cirurgia, Dinho ficou isolado por 24 horas até a recuperação dos reflexos, e está retomando a rotina gradativamente.
O animal ainda segue em processo de adaptação alimentar para retomar a alimentação normal que será liberada entre três e cinco dias e, de acordo com o veterinário, o hipopótamo Dinho estará totalmente recuperado em aproximadamente 10 dias, após o uso de medicamentos pós-operatórios.
Tratamento raro
O tratamento odontológico em hipopótamos é bem raro e pouco comum. Segundo o especialista Fecchio, que já acompanhou esse tipo de procedimento em alguns animais, Dinho é um dos poucos mega vertebrados no Brasil a passar por esse procedimento.
Foto: Prefeitura de Campinas