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Receita abre nesta quinta (24) consulta ao 3º lote de restituição do Imposto de Renda

A Receita Federal libera nesta quinta-feira (24), a partir das 10h, a consulta ao terceiro lote de restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) de 2025. O lote inclui também restituições residuais de exercícios anteriores.

Ao todo, mais de 7,2 milhões de contribuintes serão contemplados, totalizando um volume de crédito superior a R$ 10 bilhões.

O pagamento será realizado no dia 31 de julho, diretamente na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração.

Segundo a Receita, R$ 557,7 milhões desse total estão destinados a contribuintes com prioridade legal, como idosos, pessoas com deficiência e professores.

Confira a distribuição entre os grupos prioritários:

  • 15.988 contribuintes com mais de 80 anos;
  • 83.575 com idade entre 60 e 79 anos;
  • 11.298 pessoas com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave;
  • 35.315 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério.

Além disso, cerca de 6,3 milhões de contribuintes que não se enquadram nas prioridades legais, mas que optaram pela declaração pré-preenchida ou indicaram Pix como forma de recebimento, também foram contemplados.

Outros 755.978 contribuintes fora desses critérios completam o grupo de restituições do terceiro lote.

Como fazer a consulta?

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar:

  • O site da Receita Federal: www.gov.br/receitafederal
  • O portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte), usando a conta gov.br;
  • O aplicativo “Meu Imposto de Renda”, disponível para celulares e tablets (Android e iOS).

No portal, é possível consultar o extrato completo da declaração, verificar pendências e retificar a declaração, caso algum erro tenha sido identificado.

O que fazer se o pagamento não for realizado?

A restituição será creditada exclusivamente na conta informada na declaração, e a Receita alerta que o pagamento só será feito se a conta for de titularidade do contribuinte.

Caso o depósito não seja concluído por erro nos dados ou problema bancário, o valor ficará disponível para reagendamento por até um ano no Banco do Brasil.

O reagendamento pode ser feito:

  • Pelo portal do BB: www.bb.com.br
  • Pela Central de Atendimento:
    • 4004-0001 (capitais)
    • 0800-729-0001 (outras localidades)
    • 0800-729-0088 (exclusivo para pessoas com deficiência auditiva)

Para reagendar o crédito, é necessário informar o valor da restituição e o número do recibo da declaração.

Caso o contribuinte não resgate o valor no prazo de um ano, será necessário fazer uma nova solicitação por meio do e-CAC, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda” e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

 

Fonte: R7

Foto: LUIS LIMA JR/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

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