Portal Veloz

Queda nas doações reduz estoques do Banco de Sangue do HM de Americana

A queda no número de doadores voluntários tem comprometido os estoques do Banco de Sangue do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana. Os tipos O positivo e O negativo apresentam níveis baixos, e o cenário atual é considerado crítico. A redução nas doações já chega a 60% em comparação com períodos normais.

Com a chegada do inverno e o período de férias escolares, a situação se agravou. As temperaturas mais baixas costumam afastar os doadores, o que impacta diretamente o equilíbrio dos estoques, essenciais para garantir o atendimento em situações de urgência, cirurgias eletivas, internações prolongadas e tratamentos como hemodiálise e oncologia.

“A procura dos doadores caiu significativamente, por isso, é essencial que a captação ocorra de forma diária. Realizamos recentemente uma campanha emergencial, que resultou em um aumento expressivo no número de doações, permitindo que os procedimentos cirúrgicos não fossem afetados”, explicou a Dra. Fernanda Orsi, responsável pelo setor.

Para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 kg e ter entre 16 e 69 anos — menores de 18 devem apresentar autorização dos responsáveis. A doação é rápida, segura e pode ser feita com intervalos regulares.

O Banco de Sangue funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h, com entrada pelo estacionamento da Rua Cuiabá, no Jardim Nossa Senhora de Fátima. Não é necessário agendamento.

O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi é administrado pelo Grupo Chavantes, por meio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.

 

Foto: Prefeitura de Americana

×

Buscar no Portal Veloz