Na noite desta quarta-feira (23), passageiros fecharam o Terminal Central de Campinas em protesto contra a falta de ônibus da linha 231. A manifestação, segundo a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), aconteceu entre 18h40 e 18h51.
O motivo do protesto foi a quebra de um dos veículos da linha 231, o que fez com que o intervalo entre as viagens, normalmente de 50 minutos, dobrasse para 1 hora e 40 minutos.
Em nota, a Emdec informou que realiza inspeções rotineiras para verificar as condições da frota e que intensificou as fiscalizações em garagens e pontos finais diante do aumento no número de quebras nos últimos meses.
Como resposta, a administração municipal firmou um acordo com as empresas para renovar parte da frota. Dos 50 ônibus negociados em abril, 40 já estão em operação, e os 10 restantes devem começar a circular nas próximas semanas. Além disso, a empresa Campibus está trazendo 60 novos veículos, o que representa a renovação de 54% de sua frota.
A Emdec reforça que a solução definitiva para o envelhecimento da frota do transporte público em Campinas está prevista na nova licitação, que ainda está em andamento.