Setor teve queda de 0,2% em julho; influência negativa mais importante do mês foi assinalada por metalurgia (-2,3%)
A produção industrial brasileira registrou variação negativa de 0,2% na passagem de junho para julho, segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal, divulgados nesta quarta-feira (3) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
No acumulado do ano, o setor apresenta crescimento de 1,1% e, em 12 meses, de 1,9%. A média móvel trimestral, encerrada em maio, ficou em 0,3%.
Na passagem de junho para julho de 2025, duas das quatro grandes categorias econômicas e 13 dos 25 ramos industriais pesquisados mostraram queda na produção.
Entre as atividades, a influência negativa mais importante foi assinalada por metalurgia (-2,3%), que interrompeu dois meses consecutivos de avanço na produção.
Outras contribuições negativas relevantes sobre o total da indústria vieram de:
- outros equipamentos de transporte (-5,3%)
- impressão e reprodução de gravações (-11,3%)
- bebidas (-2,2%)
- manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos (-3,7%)
- equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-2%)
- produtos diversos (-3,5%)
- produtos de borracha e de material plástico (-1%).
Por outro lado, entre as 11 atividades que mostraram avanço na produção, produtos farmoquímicos e farmacêuticos (7,9%), produtos alimentícios (1,1%), indústrias extrativas (0,8%) e produtos químicos (1,8%) exerceram os principais impactos em julho de 2025.
Vale destacar também as influências positivas registradas por coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (0,6%), máquinas e equipamentos (1,2%) e celulose, papel e produtos de papel (0,7%).
Categorias econômicas
Entre as grandes categorias econômicas, ainda na comparação com o mês imediatamente anterior, bens de consumo duráveis (-0,5%) e bens de capital (-0,2%) registraram as taxas negativas em julho.
Por outro lado, os setores produtores de bens intermediários (0,5%) e de bens de consumo semi e não duráveis (0,1%) mostraram os resultados positivos neste mês.
Julho de 2025 x julho de 2024
Na comparação com igual mês do ano anterior, o setor industrial assinalou variação positiva de 0,2%, com resultados positivos em uma das quatro grandes categorias econômicas, 12 dos 25 ramos, 39 dos 80 grupos e 47,8% dos 789 produtos pesquisados.
Entre as atividades, a principal influência positiva no total da indústria foi registrada por indústrias extrativas (6,3%), impulsionada, principalmente, pela maior produção dos itens óleos brutos de petróleo e gás natural.
Houve também contribuições positivas assinaladas pelos ramos de produtos alimentícios (2,2%), de produtos farmoquímicos e farmacêuticos (12%), de máquinas e equipamentos (5,2%), de produtos químicos (1,9%), de produtos têxteis (9,9%), de celulose, papel e produtos de papel (3,8%) e de manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos (8,7%).
Vale citar que julho de 2025 (23 dias) teve o mesmo número de dias úteis que igual mês do ano anterior (23).
Perguntas e Respostas
Qual foi a variação da produção industrial brasileira em julho?
A produção industrial brasileira registrou uma variação negativa de 0,2% na passagem de junho para julho, conforme dados do IBGE.
Como está o desempenho da produção industrial no acumulado do ano?
No acumulado do ano, o setor apresenta um crescimento de 1,1% e, em 12 meses, de 1,9%.
Quais setores tiveram queda na produção em julho?
Duas das quatro grandes categorias econômicas e 13 dos 25 ramos industriais pesquisados mostraram queda na produção. A metalurgia teve a maior influência negativa, com uma queda de 2,3%.
Quais setores apresentaram crescimento na produção em julho?
Entre as 11 atividades que mostraram avanço na produção, destacam-se produtos farmoquímicos e farmacêuticos (7,9%), produtos alimentícios (1,1%), indústrias extrativas (0,8%) e produtos químicos (1,8%).
Quais foram as influências positivas na produção industrial em julho?
As influências positivas vieram de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (0,6%), máquinas e equipamentos (1,2%) e celulose, papel e produtos de papel (0,7%).
Como foi o desempenho das grandes categorias econômicas em julho?
Na comparação com o mês anterior, bens de consumo duráveis (-0,5%) e bens de capital (-0,2%) registraram taxas negativas, enquanto bens intermediários (0,5%) e bens de consumo semi e não duráveis (0,1%) mostraram resultados positivos.
Como foi a comparação da produção industrial em julho de 2025 com julho do ano anterior?
Em comparação com o mesmo mês do ano anterior, o setor industrial teve uma variação positiva de 0,2%, com resultados positivos em uma das quatro grandes categorias econômicas, 12 dos 25 ramos, 39 dos 80 grupos e 47,8% dos 789 produtos pesquisados.
Qual foi a principal influência positiva no total da indústria?
A principal influência positiva foi registrada pelas indústrias extrativas (6,3%), impulsionada pela maior produção de óleos brutos de petróleo e gás natural.
Quais outros ramos contribuíram positivamente para a produção industrial?
Contribuições positivas também foram observadas nos ramos de produtos alimentícios (2,2%), produtos farmoquímicos e farmacêuticos (12%), máquinas e equipamentos (5,2%), produtos químicos (1,9%), produtos têxteis (9,9%), celulose, papel e produtos de papel (3,8%) e manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos (8,7%).
Quantos dias úteis teve julho de 2025 em comparação ao ano anterior?
Julho de 2025 teve 23 dias úteis, o mesmo número de dias úteis que julho do ano anterior.
Fonte: R7
Foto: José Patrício/Estadão Conteúdo