Os peixes têm lugar garantido nas ceias e comemorações durante a Semana Santa e, por se tratar de produtos perecíveis, os cuidados devem ser redobrados na hora da compra, armazenamento e preparo.
Peixes frescos devem estar conservados em gelo. A higiene e o armazenamento são essenciais: no supermercado, devem estar em balcão frigorífico; e, na feira, é necessário que estejam sobre gelo picado, expostos em balcão de aço inox inclinado, protegidos do sol e de insetos, além da exigência do uso de luvas descartáveis por parte do feirante.
No caso de peixes congelados ou vendidos em embalagens, o balcão deve estar com a quantidade adequada para garantir a circulação do ar frio e manter a qualidade do produto. A temperatura deve ser inferior a -18 °C para os congelados e abaixo de 0 °C para os resfriados.
A embalagem deve conter as seguintes informações: peso líquido, identificação do país de origem e do produtor, número do lote, registro no órgão de fiscalização competente, indicação da temperatura para conservação, data de acondicionamento, prazo de validade e o carimbo do Serviço de Inspeção Federal.
“Com a chegada do feriado religioso, muitas pessoas buscam produtos como peixes, legumes e azeite, comuns na preparação das refeições relacionadas à Páscoa. Essa demanda causa a elevação dos preços, afetando o orçamento dos consumidores. É sempre válido fazer pesquisa de preços em supermercados diferentes, em razão da variação sazonal”, orienta o coordenador do Procon de Americana, Estevão Luis Cardoso Pavan.
A unidade atende consumidores que enfrentam problemas ou têm dúvidas nas relações de consumo, como compras de produtos com má qualidade, atraso ou não entrega, além de questões relacionadas à contratação de serviços escolares, planos de saúde, instituições financeiras, entre outros.
O Procon de Americana funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, nas dependências do Paço Municipal – Avenida Brasil, nº 85. O telefone é o 151.
Foto: Prefeitura de Americana