O Procon Campinas divulgou um informativo com orientações importantes para consumidores que enfrentarem problemas após a compra de presentes para o Dia dos Namorados. A publicação reúne os principais direitos do consumidor no pós-compra, especialmente em situações envolvendo atrasos na entrega, produtos com defeito ou trocas de presentes.
O conteúdo completo pode ser acessado no site oficial do Procon – clique aqui.
Fique atento aos seus direitos
Em compras realizadas pela internet, telefone ou catálogo, o consumidor tem o direito de arrependimento, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor (CDC). Isso significa que é possível cancelar a compra em até sete dias após o recebimento do produto ou assinatura do contrato, sem necessidade de justificativa.
Se o fornecedor não cumprir o prazo de entrega ou de prestação de serviço, o consumidor pode exigir o cumprimento forçado do pedido, aceitar outro produto equivalente ou cancelar a compra, recebendo a devolução do valor pago, atualizado monetariamente, conforme o artigo 35 do CDC.
Se o produto entregue for diferente do adquirido, o consumidor também pode exigir o cumprimento do pedido, aceitar outro produto equivalente ou cancelar a compra, com devolução do valor pago, também garantido pelo CDC.
Para registrar reclamações ou buscar orientações, o consumidor pode procurar o Procon Campinas, seja pelo site: www.procon.campinas.sp.gov.br ou presencialmente em um dos postos de atendimento – confira a lista de endereços abaixo.
Endereços das Unidades do Procon Campinas
Reclamação Online
Acesse: Reclamação Online – clique aqui
Poupatempo Campinas Shopping
Rua Jacy Teixeira de Camargo, 940 – Jardim do Lago
Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 7h às 19h; sábado, das 7h às 13h
Atendimento somente com agendamento pelo site: www.poupatempo.sp.gov.br
Agiliza Campinas – Barão Geraldo
Rua Luiz Vicentin, 195 – ao lado da Subprefeitura
Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h
Agendamento pelo Portal Cidadão ou telefone 151
Agiliza Campinas – Sousas
Rua Humaitá, 144 – Sousas
Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h
Agendamento pelo Portal Cidadão ou telefone 151
Agiliza Campinas – Ouro Verde
Rua Armando Frederico Renganeschi, s/n – 2º andar, Hortoshopping, Jardim Cristina
Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h
Agendamento pelo Portal Cidadão ou telefone 151
Agiliza Campinas – Campo Grande
Rua Manoel Machado Pereira, 902 – ao lado da Praça da Concórdia
Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h
Agendamento pelo Portal Cidadão ou telefone 151
Agiliza Campinas – Nova Aparecida
Rua João Carlos Amaral, 561-A – Jardim Aparecida
Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h
Agendamento pelo Portal Cidadão ou telefone 151
Espaço do Cidadão – Paço Municipal
Avenida Anchieta, 200 – Centro
Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Atendimento somente com agendamento pelo Portal Cidadão ou telefone 151
CIC Vida Nova (Atendimento de plantão)
Rua Odete Teresinha Santuci Otaviano, 182 – Conj. Hab. Vida Nova
Atendimento mediante agendamento
Agendamento pelos telefones: (19) 3226-6161 / (19) 3226-6889
Atendimento Telefônico – 151
Serviço de orientação ao consumidor de Campinas
Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Exclusivo para Campinas. Fora da cidade: (19) 3734-2000.
Atendimento de cartório: (audiências e vistas de processos) e Sede Administrativa
Rua Maria Monteiro, 1028, Cambuí.
Atendimento de segunda a sexta, das 9h às 17h
Foto: Prefeitura de Campinas