Durante a primeira quinzena de abril, três massas de ar frio de origem polar devem atingir o Brasil. No entanto, somente a segunda e a terceira massa irão provocar uma queda de temperatura mais notável em várias regiões, sendo a terceira a mais intensa, prevista para o final da primeira quinzena de abril.
Ainda há a previsão de uma quarta massa de ar frio no final de abril, com maior potencial de resfriamento para o centro-sul do Brasil.
“Abril marca a transição para temperaturas mais amenas, com a chegada das primeiras massas de ar frio em algumas regiões do interior do Brasil, ainda na primeira quinzena do mês. Porém, os períodos mais frios, típicos do outono, serão curtos, durando de 3 a 4 dias, e logo o calor volta, até no Sul do Brasil. Não estamos falando do calor intenso como o de fevereiro, mas é importante não contar com longos períodos de frio. O mês de abril ainda será, em grande parte, quente, especialmente no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com apenas esses picos breves de temperaturas mais baixas”, disse o meteorologista Vinícius Lucyrio, da Climatempo:
Detalhamento das massas de ar frio
1ª massa de ar frio de origem polar
-
Quando: na virada de março para abril
-
Intensidade: fraca no continente
-
Influência no Brasil:
-
Impacto mais leve no Rio Grande do Sul, com maior resfriamento previsto para Argentina e Uruguai.
-
2ª massa de ar frio de origem polar
-
Quando: entre 5 e 9 de abril
-
Intensidade: fraca a moderada no continente
-
Influência no Brasil:
-
Resfriamento moderado no Sul, com temperaturas de 15°C/16°C em Porto Alegre, 19°C/20°C em Florianópolis, e 14°C/15°C em Curitiba.
-
Leve resfriamento nas áreas do interior paulista, Rio de Janeiro, Sul de Minas e Zona da Mata Mineira, com mínimas de 16°C/17°C em São Paulo e cerca de 20°C no Rio de Janeiro, além de 18°C/19°C em Belo Horizonte e 22°C/23°C em Cuiabá.
-
3ª massa de ar frio de origem polar
-
Quando: entre 12 e 16 de abril
-
Intensidade: moderada a forte no continente
-
Influência no Brasil:
-
Resfriamento moderado a forte no Sul, com temperaturas de 14°C/15°C em Porto Alegre, 17°C/18°C em Florianópolis e 13°C/14°C em Curitiba.
-
Queda de temperatura no centro-oeste e sul de Mato Grosso do Sul, oeste e leste de São Paulo, além de resfriamento moderado no Rio de Janeiro, Sul de Minas, Zona da Mata Mineira, Grande Belo Horizonte e Espírito Santo. A temperatura mínima pode cair para 14°C/15°C em São Paulo e 18°C/19°C em Vitória, entre 12°C/14°C em Campo Grande e 18°C/19°C em Cuiabá.
-
Possibilidade de geada
No final da primeira quinzena de abril, com a terceira massa de ar frio, o resfriamento pode ser intenso o suficiente para provocar geadas nas áreas mais altas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Possíveis recordes de temperatura
Com a passagem da terceira massa de ar frio, há uma chance de que novos recordes de menor temperatura sejam registrados em diversas capitais do Sul e Sudeste, além de Campo Grande e Cuiabá.
Confira os recordes de menor temperatura até 27 de março de 2025:
-
Porto Alegre: 16,4°C em 14 de março
-
Curitiba: 12,8°C em 13 de janeiro
-
Florianópolis: 16,6°C em 16 de março
-
São Paulo: 16,2°C em 11 e 14 de janeiro
-
Rio de Janeiro: 18,8°C em 11 de janeiro
-
Belo Horizonte: 18,4°C em 1 e 30 de janeiro
-
Vitória: 20,3°C em 18 de fevereiro
-
Campo Grande: 18,4°C em 1 de fevereiro
-
Cuiabá: 22,0°C em 5 de março
Foto: Getty Images