Portal Veloz

O clima em Limeira

Localizando...

Velocidade do Vento

Umidade do Ar

Primeira microfloresta de Campinas começa a ser implantada nesta sexta-feira (4)

A implantação da primeira microfloresta urbana de Campinas terá início nesta sexta-feira, 4 de abril, no Balão do Laranja, Praça Brigham Young, na avenida Presidente Juscelino, Jardim Campos Elíseos, região sudoeste. A área é de 3.240 metros quadrados e a previsão é plantar 3.240 mudas de árvores, por meio das equipes da Secretaria de Serviços Públicos. O plano é implantar 200 em toda a cidade, nas regiões mais afetadas pelo calor.

 

Floresta modelo

A Secretaria de Serviços Públicos implantou um modelo de microfloresta no balão da Praça Fernando Fernandes Olmos, ao lado do portão 6 da Lagoa do Taquaral, com 2.100 mudas de árvores, em uma área de 4.820 metros quadrados. Este protótipo foi concluído na quarta-feira, dia 2, e já pode ser visto por quem circula pela região.

 

Mais sombra e qualidade do ar

Essas pequenas florestas espalhadas pela cidade vão proporcionar mais sombra, melhorar a qualidade do ar, diminuir a temperatura em ilhas de calor, servir de abrigo à pequena fauna urbana e trazer muito mais benefícios para as pessoas e o meio ambiente. A medida faz parte do plano de enfrentamento aos extremos climáticos da Prefeitura de Campinas.


Algumas das espécies de árvores a serem plantadas na primeira microfloresta são alecrim-de-campinas, peroba-rosa, jequitibá, pau-brasil, jatobá, guarantã, pau-óleo, ipês rosa, roxo, branco e amarelo, paineiras, quaresmeira, aldrago, cássia, embaúba, angico, pitanga, araçá, oiti, ingá, goiabeira, cereja-do-rio-grande e grumixama. As mudas são do Viveiro Municipal Otávio Tisseli Filho, onde são cultivadas mais de 200 mil unidades de árvores, também de gestão da Administração Municipal.


O secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, explica que as microflorestas valorizam a natureza em meio à arquitetura urbana, trazendo mais vida ao ambiente, com verde, sombra, frescor, ar mais puro e os sons dos animais. O projeto de microflorestas foi apresentado pela Prefeitura de Campinas no dia 26 de março.


Adoção

Em breve, pessoas jurídicas, como instituições e outros, poderão adotar uma microfloresta, seja implantando uma ou cuidando de uma existente. No momento, o projeto de lei que cria o programa de adoção de microflorestas urbanas está em análise na Câmara dos Vereadores.

 

Foto: Prefeitura de Campinas

Morre ex-goleiro bugrino Paulo Martorano, aos 91 anos

O Guarani Futebol Clube informou que recebeu com grande pesar a notícia do falecimento de Paulo Martorano, ex-goleiro bugrino e um dos maiores nomes da história do clube. O ex-atleta tinha 91 anos e faleceu na última semana. Martorano defendeu o Guarani entre 1952 e 1956 e foi o primeiro atleta do clube convocado para a Seleção Brasileira. Além disso, foi o goleiro do Guarani na inauguração do Brinco de Ouro. O clube prestou solidariedade aos familiares e amigos neste momento de luto. “Sua história e legado jamais serão esquecidos”, disse o clube me nota oficial.   Foto: Reprodução/Redes sociais

Veja mais

Em Sorocaba, Palacete de Cristal recebe iluminação especial azul durante o mês de abril

A partir desta quarta-feira (9), o Palacete de Cristal, principal edifício do Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, passa a ser iluminado com a cor azul, em alusão à campanha mundial Abril Azul. O objetivo de conscientizar a população sobre o autismo. O Abril Azul foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), com esse intuito e buscando envolver a comunidade, proporcionando mais visibilidade para esta causa e promovendo a inclusão. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 70 milhões de pessoas são identificadas como autistas em todo o mundo. A iniciativa para iluminar o espaço público é da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Inclusão e Transtorno do Espectro Autista (Sintea), em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema). A iluminação especial seguirá até o dia 30 de abril. Piquenique especial Além desta ação, outra iniciativa importante da Sintea será o PIC TEA, um piquenique voltado para crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), no próximo sábado (12), das 9h às 12, também no Jardim Botânico. Cada família deverá levar seu kit de alimentação, mas o evento também contará com algumas atrações gratuitas para as crianças: visita dos Moto Heróis (Motoclub), do cão terapeuta do Canil da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Cavalaria e da Banda da Polícia Militar (PM). Também serão oferecidos às crianças participantes do evento frutas, pipoca e algodão doce, além de água disponível a todos, no local. Para participar os interessados devem se cadastrar pelo link: https://tinyurl.com/piquiniqueTEA. O Jardim Botânico está localizado na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações. Foto: Prefeitura de Sorocaba

Veja mais

Centro Cívico de Americana recebe competição de jiu-jitsu com mais de 200 atletas neste domingo (13)

O Complexo Poliesportivo Milton Fenley Azenha, o Centro Cívico de Americana, recebe neste domingo (13), a partir das 8h, a 1ª edição da Katana Cup de Jiu-Jitsu, competição que vai reunir atletas de todo o estado de São Paulo em várias categorias. O evento tem apoio da Prefeitura, por meio das secretarias de Esportes e de Comunicação e Tecnologia da Informação, e terá entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado ao Fundo Social de Solidariedade. “O Centro Cívico está sempre aberto para receber grandes competições de todas as modalidades, e esse é mais um exemplo que reforça o nosso apoio ao esporte em Americana. Nossa estrutura está preparada para acomodar bem os atletas e oferecer as melhores condições possíveis para o torneio. Seguiremos incentivando iniciativas como essa”, comentou o secretário de Esportes, Marcio Leal. Ao todo, o torneio contará com a participação de 242 competidores de 22 cidades, divididos em categorias que vão desde o Pré-Mirim (4 a 6 anos) até o Master 2 (acima de 36 anos), com disputas no masculino e no feminino em todas as faixas. A expectativa é receber um público rotativo de mais de 2 mil pessoas durante todo o evento. “Esse é um torneio pensado para ser o primeiro de muitos aqui em Americana, com o objetivo de valorizar e fortalecer a modalidade na cidade e em toda a região. Teremos vários atletas de alto nível competindo e contamos com uma grande presença do público para prestigiar as disputas. Agradecemos o prefeito Chico Sardelli e o vice Odir Demarchi, que têm apoiado e cooperado para o desenvolvimento e crescimento da modalidade em nossa cidade”, destacou o professor Jonas Santos, integrante da equipe Katana Cup ao lado do professor Jeferson Martins.   Foto: Prefeitura de Americana

Veja mais