Portal Veloz

O clima em Limeira

Localizando...

Velocidade do Vento

Umidade do Ar

Prefeitura de Sorocaba inicia “Operação Escola Mais Segura”; entenda

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) e a sua Guarda Civil Municipal (GCM), iniciaram nesta quarta-feira (19) a “Operação Escola Mais Segura”. A finalidade é o aumento na segurança da comunidade escolar, por meio de ações de patrulhamento preventivo no perímetro das unidades, com equipes motorizadas, diuturnamente.

A ação decorre de entendimento técnico quanto à necessidade de resposta pontual e específica, a partir de demandas encaminhadas e discutidas entre a Sesu e a comunidade, principalmente por meio dos Conselhos de Segurança Comunitárias (Consegs), Câmara Municipal e profissionais da Secretaria de Educação (Sedu).

“A proposta se resume ao aumento da sensação de segurança na comunidade escolar. A convivência em um ambiente seguro e sadio é fundamental para o desenvolvimento de todos aqueles envolvidos no ambiente das unidades de ensino”, destaca o secretário da Sesu, João Alberto Corrêa Maia.

Os agentes da GCM, no exercício de suas funções de proteção municipal preventiva, conforme especifica a Lei Federal nº 13.022/2014, são capacitados para proteger a comunidade escolar e o seu entorno por meio de uma filosofia de “Polícia Comunitária”. A proposta consiste na interação com a comunidade, colhendo informação para ações integradas de segurança, em conjunto com a Polícia Militar, Urbes – Trânsito e Transportes, Secretaria de Mobilidade (Semob), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e Setor de Fiscalização de Posturas da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan), dentre outros.

São exemplos dessas ações: verificação de mobilidade de ruas, calçadas e faixas de pedestres; patrulhamento com vistas a pessoas ou veículos em atitudes suspeitas; apuração de denúncias sobre estabelecimentos comerciais com atividades ilícitas, como venda de bebidas alcoólicas para menores de idade e som alto; iluminação pública inadequada; presença de usuários de drogas na frente das escolas; perturbação do sossego; dentre outras.

“Enfim, qualquer atividade, pessoa ou condição de ambiente que tenha potencial nocivo à segurança da comunidade escolar, poderá sofrer intervenção dos agentes da GCM, com os desdobramentos legais cabíveis”, frisa o comandante da GCM de Sorocaba, Davi Dutra.

A GCM utilizou como base, para nortear os patrulhamentos, critérios técnicos, direcionando as equipes para as escolas, com base nos registros de ocorrências e demais informações obtidas junto à comunidade. Segundo a Sesu, a operação será reavaliada após 30 dias de implantação, para possíveis considerações e alterações em procedimentos.

 

Foto: Prefeitura de Sorocaba

Homem é denunciado por estupro de vulnerável em Limeira

Menina de onze anos alega que tio, que mora na mesma casa, abusava dela há algum tempo; caso está sendo investigado pela Delegacia de Defesa da Mulher  Na manhã desta quinta-feira (17), uma equipe da Patrulha Maria da Penha da GCM de Limeira foi acionada por uma mulher que denunciou o irmão por estupro de vulnerável. A vítima, sua filha de onze anos, alegou que o tio, que mora na mesma casa, teria passado a mão em suas partes íntimas, um comportamento que persistia há algum tempo.  A mulher, que estava acolhida na casa de outra vítima de violência junto com seus filhos, levou o caso ao conhecimento da escola onde a criança estuda, por meio de outra criança. Hoje, a Guarda Civil Municipal conduziu a mãe e a filha à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), onde a menina passou por exame no Instituto Médico Legal para verificar se houve conjunção carnal.  O laudo será encaminhado à DDM, e o caso será investigado. O suspeito será intimado para prestar esclarecimentos. A ocorrência foi registrada como estupro de vulnerável. (Renan Isaltino)

Veja mais

Crianças são atropeladas enquanto brincavam na rua em Limeira; uma delas está em estado grave

O condutor do veículo, um idoso de 64 anos, ficou em estado de choque  Duas crianças, de 9 e 11 anos, foram atropeladas no início da noite desta quinta-feira (16), no Jardim Santa Cecília, em Limeira. Elas foram encaminhadas à Santa Casa da cidade para receber atendimento médico.  De acordo com as informações apuradas, as crianças estavam brincando de bola na rua quando foram atingidas por um veículo Honda Fit, conduzido por um idoso de 64 anos. O motorista parou imediatamente após o atropelamento e prestou socorro às vítimas.  A criança de 9 anos foi a mais atingida, sofrendo ferimentos graves na região da cabeça. Já a de 11 anos também foi levada ao hospital, onde passou por avaliação médica. Ambas seguem sob cuidados e passam por exames. (Renan Isaltino)

Veja mais

Casal é detido por furtar mais de R$ 700 em azeites de supermercado em Limeira

Foram mais de 12 litros de azeite furtados  Um casal foi detido pela equipe da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Limeira na noite desta quinta-feira (16), nas proximidades de um hipermercado no Jardim Nossa Senhora de Fátima, em Limeira. Já conhecidos nos meios policiais e também pelos funcionários do estabelecimento, os dois são suspeitos de praticar diversos furtos em Limeira e Piracicaba.  O homem, de 39 anos, e a mulher, de 41, possuem várias passagens anteriores por furto. Segundo a GCM, eles foram flagrados após furtarem azeites orgânicos do supermercado. A soma dos produtos levados ultrapassa R$ 700, sendo que somente os azeites totalizavam mais de 12 litros.  Após serem abordados pela ROMU, o casal confessou a prática do crime e foi conduzido ao Plantão Policial de Limeira, onde permaneceu preso à disposição da Justiça. Os produtos furtados foram recuperados e devolvidos ao supermercado. (Renan Isaltino)

Veja mais