Com a intenção de obter informações sobre o comércio de ferro velho e sucatas em Limeira, o vereador Waguinho da Santa Luzia (PP) protocolou, na última sexta-feira (22), o Requerimento Nº 547/2025, questionando a Prefeitura sobre a quantidade de estabelecimentos que comercializam esse tipo de material na cidade e a respectiva localização.
O parlamentar quer saber se todos estão legalizados, quantos foram fiscalizados nos últimos dois anos, se algum deles foi lacrado e se voltaram à atividade. Waguinho também perguntou quantas notificações sobre irregularidades nesses estabelecimentos foram emitidas e qual a periodicidade em que o município realiza a fiscalização deles.
Outro questionamento do vereador diz respeito especificamente ao Jardim Vista Alegre. Ele quer saber se existe algum comércio de sucatas, ferro velho, materiais recicláveis ou reutilizáveis nesse bairro e qual o índice de crimes de furto de fios de cobre, hidrômetros e no comércio em geral na região. Perguntou, ainda, em quais áreas do bairro está concentrada a presença de pessoas em situação de rua e o que o município tem feito para reduzir a criminalidade nesses locais.
Na justificativa, Waguinho esclarece que a propositura tem caráter fiscalizatório. “Ao menos uma vez por ano o município de Limeira é, infelizmente, destaque na imprensa escrita e falada, em decorrência de crimes praticados em estabelecimentos de compra de sucatas, ferro velho e materiais recicláveis, sendo o crime de receptação de cabos e fios de cobre o recordista nas operações deflagradas pela fiscalização”, destacou.