No dia 7 de julho, durante sessão na Câmara Municipal, a vereadora Mariana Calsa (MDB) denunciou o abandono de playgrounds que deveriam estar nas praças públicas de Limeira desde 2024. Os equipamentos estão estocados há mais de um ano no Horto Florestal e no Viveiro Municipal, sem nenhuma utilização, segundo a parlamentar.
Além disso, Mariana alertou para um fato que considerou ainda mais grave: embora o contrato para construção das bases de concreto tenha sido firmado e cerca de 33 estruturas já tenham sido feitas, apenas dois playgrounds foram instalados até a presente data. “E pior, as bases construídas não seguem critérios mínimos de segurança (NBR 16.071)”, apontou com base em resposta da Prefeitura ao Requerimento Nº 226/2025 de autoria da vereadora.
“Estamos falando de áreas que deveriam ser de lazer para nossas crianças, mas que podem apresentar risco. Não há qualquer garantia técnica de que essas estruturas estejam seguras”, afirmou a vereadora.
Mariana Calsa reforçou que seguirá cobrando explicações sobre o cronograma de instalação dos equipamentos e, principalmente, responsabilidade sobre a qualidade e segurança das obras realizadas. “Não dá mais para aceitar dinheiro público sendo mal utilizado e, pior, colocando vidas de crianças em risco”, concluiu.