Após denúncias de moradores de Americana sobre a insegurança na Avenida do Compositor, no Residencial Jaguari, e um requerimento apresentado pelo vereador Marcos Caetano (PL), a Prefeitura se manifestou por meio de nota oficial ao Portal Veloz, parceiro do R7.
Na resposta, enviada por meio da Unidade de Transportes e Sistema Viário (Utransv) da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosu), o Executivo informou que a via registrou cerca de sete sinistros de trânsito nos últimos 12 meses. Apesar disso, a administração alegou que os pontos de ocorrência são “difusos” e que os casos refletem “abuso de velocidade geral”.
Moradores afirmam que já enviaram diversas reclamações e um abaixo-assinado, mas continuam sem respostas concretas. O vereador Marcos Caetano reforça que os riscos são diários, especialmente para crianças e idosos. “Mesmo após o envio de diversos pedidos e reclamações por meio dos canais oficiais da prefeitura, nenhuma providência concreta foi tomada até o momento. Nosso compromisso é com a segurança das famílias, principalmente crianças e idosos, que enfrentam riscos diários na travessia da via. Vamos acompanhar essa solicitação com seriedade, porque a mobilidade urbana deve priorizar a vida e a tranquilidade dos moradores”, disse.
A Prefeitura, por sua vez, afirma que “todos os protocolos e manifestações encaminhados por munícipes são devidamente analisados e respondidos”, e que intervenções como lombadas ou radares dependem de estudos técnicos e critérios de viabilidade. A nota reforça que medidas como essas são consideradas “pontuais” e só são aplicadas quando os estudos apontam risco recorrente e relevante.
A Sosu disse ainda que poderá ser realizada uma nova avaliação para “eventual revitalização e revisão da sinalização” existente na avenida.
O requerimento de Caetano será discutido na sessão da Câmara Municipal na próxima terça-feira (15), e deve intensificar a pressão para que a Prefeitura adote medidas efetivas de segurança viária.
Confira a nota oficial na íntegra:
“A Prefeitura de Americana, por meio da Unidade de Transportes e Sistema Viário (Utransv) da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosu), informa que a Avenida do Compositor, localizada no Residencial Jaguari, é objeto de manutenção periódica de sinalização, assim como ocorre em outras vias importantes do município.
Informamos também que todos os protocolos e manifestações encaminhados por munícipes, inclusive abaixo-assinados, são devidamente analisados e respondidos. Ressaltamos que a implementação de intervenções como lombadas, radares ou outros dispositivos de controle de velocidade depende de estudos técnicos fundamentados nos princípios da engenharia de tráfego e nas diretrizes de uso racional dos recursos públicos. Dessa forma, nem sempre as medidas solicitadas se mostram adequadas ou necessárias do ponto de vista técnico, sendo papel do órgão responsável garantir soluções eficientes, seguras e sustentáveis.
No que diz respeito à segurança viária, esclarecemos que a avenida registrou cerca de sete sinistros nos últimos doze meses, porém os locais dos sinistros ao longo da via são difusos e apontam que o problema pode ser o abuso de velocidade geral.
A Utransv ressalta, ainda, que dispositivos de fiscalização eletrônica fixa ou redutores de velocidade são considerados tratamentos pontuais e só devem ser instalados quando os estudos apontam evidências de risco relevante e recorrente no local da implantação, sendo seu raio de impacto muito pequeno.
Por fim, a Sosu reitera o compromisso com a segurança no trânsito e informa que poderá ser realizada nova avaliação para eventual revitalização e revisão da sinalização existente na Avenida do Compositor, de forma a reforçar a orientação e segurança dos usuários da via.”
Foto: Câmara de Americana