Portal Veloz

O clima em Limeira

Localizando...

Velocidade do Vento

Umidade do Ar

Prefeitura abre a programação dos 150 anos de Americana

As atividades oficiais de comemoração dos 150 anos de Americana foram abertas na noite desta quinta-feira (30), no Teatro Municipal Lulu Benencase, pelo prefeito Chico Sardelli e pelo vice-prefeito Odir Demarchi. A programação especial foi marcada pela apresentação da nova identidade visual, desenvolvida pela Secretaria de Comunicação e Tecnologia da Informação (Secom), que irá acompanhar as atividades comemorativas durante o ano, enaltecendo a história de orgulho, o futuro de esperança e a paixão por Americana. Cerca de 300 pessoas compareceram à cerimônia.

Na abertura do evento, o prefeito Chico falou sobre sua jornada e de sua família e o carinho que tem por Americana. “Um momento muito especial em que abrimos a programação dos 150 anos de Americana, campanha desenvolvida pela Comunicação. Americana, cidade em que nasci, que acolheu a minha família, a qual tenho um profundo carinho, amor e respeito. Hoje, como prefeito desta cidade, um sonho desde menino, posso me empenhar ainda mais para contribuir com sua história, trazendo ações para melhorar a qualidade de vida da população, projetar e preparar a cidade para o futuro. Viva Americana!”, disse Chico.

O vice-prefeito Odir destacou a característica do povo trabalhador de Americana que contribuiu para o desenvolvimento da cidade. “O resgate da história nos remete aos trabalhadores que fizeram de Americana o que é hoje, então temos que respeitar e ter orgulho da nossa cidade, do nosso povo. Recordo da minha família inteira, trabalhadores também, que enfrentaram tantos desafios. Dos funcionários públicos que têm amor pela profissão e de todos os trabalhadores que amam de paixão a cidade. Que as comemorações possam trazer esse sentimento para o nosso presente para que tenhamos força para continuarmos a sonhar e lutar. Podem ter certeza que estamos trabalhando para um futuro melhor para Americana”, reforçou Odir.

O presidente de Câmara Municipal, Léo da Padaria, enalteceu o evento e a importância do resgate da história da cidade. “A memória de Americana é tão importante quanto o presente e o futuro da cidade para que a população conheça a história de luta e conquistas. Parabéns aos organizadores do evento, Secretaria de Comunicação. Que possamos fazer de Americana uma cidade melhor”, disse Léo.

O evento de abertura da programação dos 150 anos de Americana contou com a apresentação da Banda Municipal Monsenhor Nazareno Maggi, exibição do filme oficial da campanha e ações para que a população possa interagir e celebrar o tema, como a gravação de vídeos declarando a paixão pela cidade e mensagens sobre a expectativa de futuro, que foram inseridas numa cápsula do tempo e serão abertas daqui a 50 anos.

Leon Botão, secretário de Comunicação e Tecnologia da Informação, explicou o objetivo da campanha comemorativa. “O objetivo é resgatar a história da cidade, valorizando o passado, trazer um panorama do presente mostrando os avanços significativos já alcançados e prospectar as ações para garantir um futuro próspero para a cidade. A campanha terá muitas ativações durante o ano e a própria população vai fazer parte com depoimentos, participação do instagram da Prefeitura, entre outras ações, visando retratar o sentimento de pertencimento e a paixão por Americana. Agradecemos a presença de todos. Esta Administração está fazendo história e precisamos fazer este registro. É uma campanha diferente, com pessoas da população que têm paixão por Americana”, disse Leon.

Algumas das ações programadas ao longo do ano para comemorar os 150 anos de Americana, celebrados em 27 de agosto, também foram divulgadas na cerimônia. Entre elas estão a nova Galeria de Prefeitos, cápsula do tempo, o Roteiro Gastronômico, ações de Meio Ambiente e de Educação, entre outras.

A população poderá participar da campanha 150 Anos declarando sua paixão por Americana por meio da gravação de um vídeo, publicando como story e marcando no instagram @prefeituradeamericana.

A cerimônia contou com as participações dos vereadores Fernando da Farmácia, Gutão do Labche, Jacira Chávare, Jean Mizzoni, Leco Soares, Leonora Périco, Levi Rossi, Lucas Leoncine, Marcos Caetano, Renan de Angelo, Roberta Lima, Talitha De Nadai e Thiago Brochi, dos secretários municipais Eduardo  Flores (Administração), Juliani Hellen Munhoz Fernandes (Assistência Social e Direitos Humanos), Vinicius Ghizini (Educação), Jesuel de Freitas (Governo), Diego Guidolin (Planejamento), Adriano Alvarenga Camargo Neves (Obras e Serviços Urbanos), Fabio Renato de Oliveira (Meio Ambiente), Luiz Carlos Cezaretto (Habitação e Desenvolvimento Urbano), Vinicius Zerbetto (Gestão de Convênios), Simone Inácio de França Bruno (Fazenda), Marcia Gonzaga Faria (Cultura e Turismo) e Márcio Leal (Esportes), e do presidente da Fusame (Fundação da Saúde de Americana), Fábio Beretta Rossi.

Foto: Prefeitura de Americana

Homem é denunciado por estupro de vulnerável em Limeira

Menina de onze anos alega que tio, que mora na mesma casa, abusava dela há algum tempo; caso está sendo investigado pela Delegacia de Defesa da Mulher  Na manhã desta quinta-feira (17), uma equipe da Patrulha Maria da Penha da GCM de Limeira foi acionada por uma mulher que denunciou o irmão por estupro de vulnerável. A vítima, sua filha de onze anos, alegou que o tio, que mora na mesma casa, teria passado a mão em suas partes íntimas, um comportamento que persistia há algum tempo.  A mulher, que estava acolhida na casa de outra vítima de violência junto com seus filhos, levou o caso ao conhecimento da escola onde a criança estuda, por meio de outra criança. Hoje, a Guarda Civil Municipal conduziu a mãe e a filha à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), onde a menina passou por exame no Instituto Médico Legal para verificar se houve conjunção carnal.  O laudo será encaminhado à DDM, e o caso será investigado. O suspeito será intimado para prestar esclarecimentos. A ocorrência foi registrada como estupro de vulnerável. (Renan Isaltino)

Veja mais

Crianças são atropeladas enquanto brincavam na rua em Limeira; uma delas está em estado grave

O condutor do veículo, um idoso de 64 anos, ficou em estado de choque  Duas crianças, de 9 e 11 anos, foram atropeladas no início da noite desta quinta-feira (16), no Jardim Santa Cecília, em Limeira. Elas foram encaminhadas à Santa Casa da cidade para receber atendimento médico.  De acordo com as informações apuradas, as crianças estavam brincando de bola na rua quando foram atingidas por um veículo Honda Fit, conduzido por um idoso de 64 anos. O motorista parou imediatamente após o atropelamento e prestou socorro às vítimas.  A criança de 9 anos foi a mais atingida, sofrendo ferimentos graves na região da cabeça. Já a de 11 anos também foi levada ao hospital, onde passou por avaliação médica. Ambas seguem sob cuidados e passam por exames. (Renan Isaltino)

Veja mais

Casal é detido por furtar mais de R$ 700 em azeites de supermercado em Limeira

Foram mais de 12 litros de azeite furtados  Um casal foi detido pela equipe da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Limeira na noite desta quinta-feira (16), nas proximidades de um hipermercado no Jardim Nossa Senhora de Fátima, em Limeira. Já conhecidos nos meios policiais e também pelos funcionários do estabelecimento, os dois são suspeitos de praticar diversos furtos em Limeira e Piracicaba.  O homem, de 39 anos, e a mulher, de 41, possuem várias passagens anteriores por furto. Segundo a GCM, eles foram flagrados após furtarem azeites orgânicos do supermercado. A soma dos produtos levados ultrapassa R$ 700, sendo que somente os azeites totalizavam mais de 12 litros.  Após serem abordados pela ROMU, o casal confessou a prática do crime e foi conduzido ao Plantão Policial de Limeira, onde permaneceu preso à disposição da Justiça. Os produtos furtados foram recuperados e devolvidos ao supermercado. (Renan Isaltino)

Veja mais