Secretário José Tadeu Jorge pediu licença e exoneração do cargo nesta segunda-feira, 13 de outubro
A professora Patrícia Adolf Lutz será a nova secretária de Educação de Campinas. O prefeito Dário Saadi recebeu, nesta segunda-feira, 13 de outubro, o pedido de licença e exoneração do professor José Tadeu Jorge, que deixou o cargo para se dedicar a questões familiares e ao cuidado da irmã, que enfrenta problemas de saúde e da qual ele é curador.
A nova secretária terá a missão de ampliar as políticas públicas da área e os projetos em andamento na Secretaria Municipal de Educação, com foco na melhoria constante dos indicadores e dos serviços prestados aos alunos e seus responsáveis.
José Tadeu Jorge assumiu a secretaria em 2021, no início do primeiro governo de Dário Saadi. Ele já havia comandado a pasta entre 2009 e 2011. Na educação municipal, coordenou importantes avanços, com destaque para o fim da fila para crianças de 0 a 3 anos em creches, reformas estruturais nas unidades e a implantação do planejamento estratégico participativo na pasta.
Sobre a nova secretária
Patrícia é dirigente Regional de Ensino da região Campinas Oeste, da rede estadual, que reúne 80 mil alunos. Já trabalhou como professora, coordenadora pedagógica, vice-diretora e diretora na Rede Estadual de Educação. Ela é formada em Matemática pela Unesp e em Pedagogia pela Unar. Também é advogada. Fez especialização em Educação Especial e tem MBA em Gestão Escolar Empreendedora e também em Direito de Família e Sucessão. Atualmente, é mestranda em Política Educacional e formação de professor.
Mulheres no primeiro escalão
Com a chegada de Patrícia na Educação, a Prefeitura de Campinas amplia o número recorde de mulheres no primeiro escalão do governo. Agora são 10 no total: Comunicação; Cultura e Turismo; Gestão e Desenvolvimento de Pessoas; Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação; Ceasa; Desenvolvimento e Assistência Social; Administração, Urbanismo e Políticas Para as Mulheres. Além disso, o comando da Guarda Municipal também está nas mãos de uma mulher.
Foto: Prefeitura de Campinas