Portal Veloz

O clima em Limeira

Localizando...

Velocidade do Vento

Umidade do Ar

Praça Arautos da Paz ganha grafite que conecta arte com esporte e muda visual de antigo banheiro

Projeto foi realizado com recursos de um edital de incentivo à arte urbana. Figuras coloridas praticando esporte embelezam o espaço e incentivam a prática de exercícios

A Praça Arautos da Paz, em Campinas, ganhou mais cor com a entrega da arte Mobilidade Esportiva, feita pelo artista visual e professor Rubinho Toniolli. A obra foi realizada por meio do edital nº 002/2023 — Intervenções Artísticas de Arte Urbana, Grafite e Muralismo – Campinas Arte Urbana: Paisagens Artísticas no Ambiente Urbano —, uma parceria entre a Secretaria Municipal do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Revitalização

O mural, composto por representações de praticantes de esportes como skate, corrida e ciclismo, comunica a arte com o ambiente e dá vida a toda a parede externa do antigo banheiro público localizado na praça, em frente à 4ª Delegacia da Polícia Civil. “Eu não trouxe só uma ideia minha, do artista, um sonho meu, uma visão minha. Eu quis que essa arte se comunicasse com o entorno e fizesse sentido para quem passa aqui”, contou Rubinho.

A parede que recebeu o grafite pertence a um antigo banheiro, desativado devido a atos de depredação. Segundo o secretário municipal de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, a praça já conta com outra opção de banheiro disponível para uso da população, incluindo sanitário com acessibilidade. Além disso, o secretário destaca que durante grandes eventos realizados no local, a organização contrata banheiros químicos para atender à demanda de público. Com o grafite, a parede do banheiro desativado se transforma em um grande mural de arte a céu aberto, dando novo significado ao espaço.

Construção da ideia

As cores usadas na arte foram escolhidas para contrastar com o verde da grama que envolve todo o banheiro, de forma que o mural esteja em destaque e bem colorido — chamando a atenção de quem passa pelo local praticando esporte ou sendo incentivado a praticar. “A gente tem o esporte aí motivando a galera que passa aqui a cada volta. A pessoa vai ver uma bike, vai ver um corredor. Então eu espero que a pessoa se sinta motivada, dê várias voltas e veja que a arte está estampada aí — que talvez possa motivá-la também. Essa foi uma das ideias”, contou Rubinho.

O processo de pintura, após a limpeza da parede, durou 15 dias. Rubinho agradeceu a oportunidade de deixar sua arte na Praça Arautos da Paz. “Para mim, foi muito gratificante poder fazer um trabalho para a sociedade, para os transeuntes e para uma praça pública. Acho que esse trabalho traz um pouco de alegria, um pouco de movimento — e essa é uma das intenções que eu procuro com a minha arte”, explica o artista.

Importância do fomento

A entrega, realizada no dia 13 de maio, contou com a presença da secretária de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli; do secretário do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Braz dos Santos Adegas Júnior, além das equipes técnicas de ambas as secretarias — como a coordenadora de editais da Secretaria de Cultura e Turismo, Sandra Peres; o assessor técnico e o chefe do setor de Educação Ambiental da Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Luís Vogel e Giuliano Gallardo; e a coordenadora de Educação Ambiental, Vanessa Palma.

“O mural entrega para a população aquela sensação de que a gente está cuidando do lugar, e, acima de tudo, faz com que as pessoas também tenham um pertencimento e cuidem do espaço. Para a gente, o fato de ser na Praça Arautos da Paz, onde recebemos muitos eventos todas as semanas — tanto esportivos quanto culturais e gastronômicos — é o lugar perfeito para já entregar mais essa etapa do nosso edital”, afirmou Alexandra Caprioli.

Adegas também falou sobre a importância do projeto. “É muito importante a gente fazer essa revitalização, onde as pessoas têm o prazer de conhecer a nossa arte — não só a cultura e as questões ambientais, mas a arte também, como o Rubinho nos propôs neste lindo mural. Eu acho que essa parceria da Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade com a Secretaria de Cultura e Turismo vai dar muitos bons frutos para a nossa cidade”, defendeu o secretário.

Foto: Prefeitura de Campinas

Gripe aviária: Uruguai entra para a lista de países que suspenderam a importação de frango do Brasil

O Uruguai se juntou à Argentina, China e União Europeia e suspendeu a importação de frango brasileiro. O anúncio foi feito neste sábado (17). A medida foi tomada depois da confirmação do primeiro caso de gripe aviária no Rio Grande do Sul. A expectativa do Ministério da Agricultura é que os embargos sejam flexibilizados com o avanço das ações para conter o vírus. O caso foi identificado na cidade gaúcha de Montenegro.   Fonte: R7  

Veja mais

Centro POP Sares adere ao Maio Laranja e amplia atuação na proteção de crianças e adolescentes em Campinas

Pela primeira vez, o Centro POP Sares 2, localizado na Rua José Paulino, 603, no Centro de Campinas, aderiu à campanha nacional Maio Laranja. A mobilização visa combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes e conta com uma programação especial até o fim do mês. As atividades no Centro foram abertas com a exibição dos documentários “50 anos de mistério: irmão de Araceli quebra o silêncio sobre a morte da irmã” e “Maio Laranja: Campanha de Combate ao Abuso de Crianças e Adolescentes”. As sessões, realizadas na tarde de ontem e na manhã desta sexta-feira, geraram debates intensos entre os participantes. “Foi uma experiência comovente e reflexiva. Muitos relataram indignação diante dos casos apresentados”, relatou a coordenadora da unidade, Maria Aparecida Teixeira Regis. O envolvimento da unidade no Maio Laranja marca uma nova fase no trabalho de conscientização desenvolvido pelo Centro POP Sares 2, tradicionalmente voltado ao atendimento da população em situação de rua. O equipamento amplia sua atuação social ao incorporar a proteção infantojuvenil às suas diretrizes de assistência. Com competências que incluem a coordenação de serviços especializados, articulação com políticas públicas e avaliação de ações sociais, os Centros POP exercem papel central na rede socioassistencial do município. A adesão ao Maio Laranja reforça esse compromisso com a garantia de direitos e a promoção da cidadania. Para Vandecleya Moro, secretária municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, a participação dos Centros POP em campanhas como o Maio Laranja representa um avanço na articulação da rede de proteção social de Campinas. “A população em situação de rua também é formada por mães, pais e jovens que precisam estar atentos a esses crimes. A ação fortalece o cuidado comunitário e amplia o alcance da prevenção”, afirmou. Segundo a coordenação, a expectativa é que a campanha se torne parte permanente do calendário de ações da unidade. “Seguiremos firmes na missão de informar, sensibilizar e proteger. Este é apenas o começo”, declarou Maria Aparecida Teixeira Regis. Além da Unidade II, Campinas também conta com o Centro POP Sares 1, localizado na Rua Regente Feijó, 824. Ambos os centros são equipamentos públicos voltados ao acolhimento, orientação e garantia de direitos de pessoas em situação de rua, oferecendo apoio especializado a quem vive em condição de vulnerabilidade extrema. As duas unidades operam em articulação com outros serviços da assistência social e saúde. Foto: Prefeitura de Campinas

Veja mais

‘Portas fechadas’: Rússia se recusa a comentar termos de possível acordo com Ucrânia

O Kremlin afirmou neste sábado (17) que as negociações entre Rússia e Ucrânia em Istambul estão ocorrendo “a portas fechadas, como deve ser” e que os detalhes não devem ser divulgados à imprensa. O porta-voz oficial do governo russo, Dmitry Peskov, reforçou que nenhuma condição do possível acordo será comentada publicamente. O encontro, iniciado nesta sexta-feira (16), marca a primeira reunião presencial entre representantes russos e ucranianos em três anos, desde a invasão pela Rússia à Ucrânia, e busca avançar em um possível cessar-fogo na guerra, iniciada em fevereiro de 2022. Um acordo parcial foi alcançado com a troca de mil prisioneiros de cada lado, mas as conversas estagnaram diante de exigências da Rússia consideradas inaceitáveis pela Ucrânia. Enquanto isso, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky articula apoio internacional, reunindo-se com líderes europeus e dialogando com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na tentativa de obter pressão diplomática sobre Vladimir Putin. A União Europeia, por sua vez, prepara um novo pacote de sanções contra Moscou — o 18º desde o início do conflito.   Fonte: R7 Foto: Reprodução/Vyacheslav Prokofyev/TASS

Veja mais