Portal Veloz

Polícia Militar de SP recebe câmeras para motos para identificar placas clonadas

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, participou nesta segunda-feira (11) da entrega de câmeras de videomonitoramento que serão instaladas em motocicletas da Polícia Militar. A cerimônia aconteceu na Praça da Sé, no centro da capital, e marca mais um passo na ampliação do programa Muralha Paulista, que utiliza tecnologia para combater a mobilidade criminal no estado.

Ao todo, 50 câmeras com tecnologia OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres) foram acopladas às motos BMW GS 850 da PM. Os equipamentos são capazes de ler automaticamente placas de veículos e cruzar informações com os sistemas Córtex (do governo federal) e Infoseg, emitindo alertas em tempo real para policiais em patrulhamento.

“Até o final de 2026 vão ser 23 mil novos policiais militares, mas as pessoas sabem que efetivo policial não é o suficiente porque o crime é muito móvel. Só conseguimos combater a mobilidade criminal com tecnologia. É isso que estamos fazendo aqui. Vamos expandir esse sistema para a Região Metropolitana de São Paulo e vamos investir o que for necessário para ter o nosso estado mais seguro. Seremos referência da tecnologia em prol da segurança”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.

As motos com câmeras fazem parte do lote de 180 veículos adquiridos na atual gestão estadual, com investimento de R$ 24,8 milhões. Elas estão sendo distribuídas entre unidades especializadas da PM como o 2º Batalhão de Choque, 7º e 2º BAEPs (Santos), além do 5º BPRv (Sorocaba).

Além da PM, 50 motocicletas da Guarda Civil Metropolitana (GCM) também foram equipadas com o mesmo sistema. Os dispositivos foram doados por empresas parceiras do programa Smart Sampa, que já mantém mais de 31 mil câmeras ativas na capital paulista, incluindo 4 mil com tecnologia OCR.

Tecnologia integrada amplia monitoramento em SP

O Muralha Paulista, iniciativa do governo estadual, já conecta 554 municípios, abrangendo cerca de 86% do território de São Paulo, com mais de 20 mil câmeras integradas. Desde sua implantação, o sistema já gerou mais de 100 mil alertas por leitura de placas e 3,1 mil por reconhecimento facial, auxiliando em prisões e na redução dos índices criminais.

Centro de SP tem reforço no policiamento

A ação tecnológica se soma a um esforço maior de combate ao crime na região central da cidade. A Secretaria de Segurança Pública intensificou a presença policial com mais 400 PMs, ampliou a Atividade Delegada e fortaleceu bases comunitárias. Nos últimos 30 meses, mais de 17,6 mil infratores foram presos ou apreendidos na região, além da retirada de 543 armas de fogo ilegais, recuperação de 1.352 veículos e apreensão de 6,7 toneladas de drogas.

Operações específicas, como as ações em “fluxos”, resultaram na prisão de mais de 2,2 mil pessoas desde 2023 – 734 delas por tráfico. Já a Operação Corte Zero apreendeu quase 25 mil armas brancas em um ano.

Foto: Governo de SP

×

Buscar no Portal Veloz