Portal Veloz

O clima em Limeira

Localizando...

Velocidade do Vento

Umidade do Ar

Polícia Militar apreende 38 máquinas caça-níquel em antigo salão de festas em Limeira

Os policiais estavam em patrulhamento pela região quando receberam uma informação

 Uma operação realizada por equipes da Polícia Militar resultou na apreensão de 38 máquinas caça-níquel na tarde desta quinta-feira (2), em um barracão localizado no Bairro Porto Real 2, em Limeira (SP). O imóvel, que funcionava anteriormente como um salão de festas infantis com o nome “Oficina da Festa”, estava sendo utilizado, segundo a polícia, como ponto de exploração de jogos de azar.

 Os policiais estavam em patrulhamento pela região quando receberam a informação de que um veículo GM Vectra estaria envolvido com atividades ilegais relacionadas a jogos de azar. O carro foi localizado e passou a ser acompanhado até entrar pelos fundos do barracão. No local, os agentes realizaram a abordagem e identificaram as pessoas presentes.

 Durante a revista pessoal, nada de ilícito foi encontrado com os suspeitos. No entanto, no interior do imóvel, foram localizadas as 38 máquinas caça-níquel — sendo 21 desligadas, 12 em funcionamento e outras 5 em manutenção.

 A Polícia Científica foi acionada para realizar a perícia no local. O perito compareceu e deve emitir um laudo definitivo sobre os equipamentos apreendidos e as circunstâncias da atividade.

 A Polícia Civil também esteve presente, com a delegada Andrea Dantas Levy e o investigador Júlio acompanhando a ocorrência e formalizando os dados da ação, conforme prevê a legislação vigente.

 As investigações agora seguem para apurar os responsáveis pela instalação e operação do espaço, além de identificar possíveis ligações com outras atividades ilegais. Até o momento, ninguém foi preso, mas todos os envolvidos foram qualificados e devem responder por envolvimento com jogos de azar. (Renan Isaltino)

Foto: Polícia Militar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Maio Amarelo 2025 terá 62 ações educativas de trânsito em Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob), programou um calendário contendo 62 ações educativas de trânsito, todas gratuitas, que vão integrar a Campanha Maio Amarelo 2025. As atividades são diárias e começam na segunda-feira (5), prosseguindo até o dia 30 do mês. Ao todo, serão 17 temáticas diferentes, incluindo palestras em empresas, teatros em escolas e bibliotecas e, sobretudo, iniciativas em locais públicos e pontos estratégicos da cidade. O “Maio Amarelo” é uma iniciativa anual, instaurada com base em resolução da Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de chamar a atenção dos cidadãos sobre a necessidade de todos os agentes que compõem a mobilidade urbana agirem de forma preventiva, tornando o trânsito mais seguro, tanto para motoristas, bem como para pedestres. Mais uma vez, a campanha, que contará em Sorocaba também com o apoio de equipe da Urbes – Trânsito e Transportes, terá como enfoque principal o público considerado mais vulnerável no trânsito, que é aquele formado por pedestres, ciclistas e motociclistas. Durante todo o mês, a sede da Semob e da Urbes estarão enfeitadas com dispositivo inflável no formato de um laço amarelo, símbolo da campanha Maio Amarelo. A Semob aproveita a ocasião da campanha para lançar uma nova atividade chamada “Mãozona”, voltada à segurança dos pedestres. Um dos arte-educadores, caracterizado com uma mão grande, pede para que o motorista ou motociclista pare, para dar passagem ao pedestre na faixa, junto ao semáforo, enquanto um a faixa com um mensagem educativa é apresentada. Essa atividade será apresentada na segunda-feira (5), das 13h30 às 16h30, no cruzamento entre as Ruas XV de Novembro e São Bento, assim como na Rua Padre Luiz, junto ao Mercado Municipal. Na terça-feira (6), das 8h30 às 10h30, ela ocorre nas proximidades do Terminal Santo Antônio e, das 13h30 às 15h30, no Terminal São Paulo. Durante o mês todo também serão realizadas 19 apresentações teatrais em escolas e bibliotecas, com os espetáculos chamados “Xô acidente”, “Superamarelinho” e “Agentes em Ação”. Por sua vez, haverá 13 palestras “Educação para o trânsito”, em empresas da cidade. Outras ações programadas para maio são: “Pedestre Seguro – Blitz”, “Flash Mob – Maio Amarelo”, “Motociclista Seguro – Blitz”, “Poluição Sonora”, “Escola do Motociclista”, “Lei Seca – Blitz”, “Pedale Seguro – Ciclovia”, “Limite de Velocidade – Pit Stop”, “Faixa Viva – Cones”, “Celular – Blitz”, “Álcool x Direção – Lei Seca” e “Pare, vai com calma – Blitz”. É possível acompanhar o calendário completo de ações da campanha “Maio Amarelo”, que está disponível nas mídias sociais da Prefeitura de Sorocaba: @prefeituradesorocaba. O contato com a equipe de Educação para o Trânsito da Semob pode ser feito pelo site: www.urbes.com.br. Basta clicar em “Ouvidoria”, selecionar o assunto “Educação para o Trânsito” e em “Abrir Manifestação”, para enviar sua solicitação.   Foto: Prefeitura de Sorocaba

Veja mais

CBF vê rejeição à camisa vermelha da seleção brasileira atingir 90% em pesquisa

A CBF já se manifestou sobre o polêmico tema, mas a suposta camisa vermelha da seleção brasileira para Copa do Mundo ainda é o assunto do momento. A pauta segue em foco mais pela forte rejeição por parte dos brasileiros do que pelo inverso. Para se ter uma ideia, um levantamento promovido pela consultoria Quaest indicou 90% de reprovação dos torcedores. O levantamento se refere às 24 milhões de interações nas redes sociais entre segunda e terça-feira, dias 28 e 29 de abril, respectivamente. A análise, realizada às 19h, considerou menções em plataformas como X, Instagram, Faceboo, Youtube, Reddit, Tumblr e sites de notícias para chegar ao resultado final, com 90% de rejeição. Tamanha rejeição se refletiu nos principais noticiários esportivos do país. Desde que o portal Footy Headlines sugeriu a substituição da camisa azul — tradicional segundo uniforme — por uma versão vermelha, o assunto não perdeu força e nomes simbólicos já se manifestaram. O narrador Galvão Bueno, por exemplo, classificou a mudança como “crime”. “Eu transmiti 52 jogos da seleção. Então, acho que tenho algum direito de falar, mesmo sem nunca ter vestido a camisa. A camisa da nossa seleção pertence, de fato, ao torcedor brasileiro. Tem que ser preservada. Nas manifestações ficou evidente que tradição é algo sagrado”, completou. Reação da CBF Diante da repercussão, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) emitiu nota oficial negando a veracidade das mídias vazadas nas redes sociais. “Não se tratam de imagens oficiais. Nem a CBF e nem a Nike divulgaram formalmente detalhes sobre a nova linha da seleção”, afirmou a entidade. O comunicado também destacou que os uniformes seguirão as diretrizes do estatuto da CBF, que exige a utilização das cores presentes na bandeira da entidade — amarelo e azul — em jogos oficiais. Apesar disso, reconheceu que há brechas para uso de camisas comemorativas com cores diferentes em ocasiões especiais, desde que aprovadas pela diretoria. Em junho de 2023, por exemplo, a Seleção entrou em campo com uniforme preto, como parte de uma campanha contra o racismo.   Fonte: R7 Foto: Reprodução/Redes sociais

Veja mais

Prefeito de Campinas socorre vítima de atropelamento a caminho da Unicamp

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, auxiliou no atendimento a um jovem vítima de um atropelamento na avenida Erico Veríssimo, na Unicamp, na tarde desta segunda-feira (28). Dário estava a caminho da universidade para a cerimônia de posse do novo reitor da instituição quando presenciou um atropelamento. O prefeito, que é médico, prestou os primeiros-socorros até a chegada de uma ambulância da própria Unicamp. O jovem, estudante de engenharia agrícola, estava consciente e teve ferimentos leves. “Fiz o primeiro atendimento, verifiquei sinais vitais, nível de consciência, e exame físico. Ele estava bem, aparentemente só com ferimentos leves”, disse Dário. Ele seria encaminhado para o Hospital das Clínicas, mas após ficar em observação na ambulância, recusou o socorro e assinou o termo de responsabilidade para ser liberado. Não é a primeira vez que o prefeito faz esse tipo de atendimento. Em setembro de 2021, ele socorreu uma mulher que caiu de moto na Vila Industrial. Em maio de 2023, ele atendeu um motociclista atingido por um carro na avenida Heitor Penteado. Um mês depois, em junho de 2023, ele auxiliou nos primeiros atendimentos a outro motociclista, que ficou ferido após colidir com um ônibus na avenida Moraes Sales. “A medicina é um sacerdócio. Médico continua sendo médico sempre, mesmo fora do exercício da profissão de forma diária. É gratificante poder ajudar”, complementou.   Foto: Prefeitura de Campinas

Veja mais