Ossos e restos de pelos espalhados pelo chão reforçavam a gravidade do caso
Uma operação da Polícia Civil, com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), resultou no resgate de cerca de 65 animais em situação de maus-tratos, na última terça-feira (2), em um sítio localizado na zona rural de Pirassununga (SP).
Durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão, os policiais encontraram aproximadamente 40 cães, 5 gatos e 20 tartarugas em visível estado de desnutrição, sem acesso adequado a água e alimentação.
No local, a cena era de total abandono: um cachorro já em decomposição havia sido parcialmente devorado por outros animais. Ossos e restos de pelos espalhados pelo chão reforçavam a gravidade do caso. Os recipientes destinados à comida estavam sujos e vazios, e apenas uma vasilha de água atendia todos os bichos. Um dos casos mais chocantes foi o de um gato encontrado preso em uma pequena gaiola, sem água e comida.
A ocorrência contou com o apoio de equipes da GCM, do secretário do Meio Ambiente, do secretário Agropecuário e de um médico veterinário, que emitiu laudo técnico comprovando os maus-tratos.
A responsável pelo sítio foi presa em flagrante e conduzida à delegacia, onde teve a prisão ratificada por crime de maus-tratos a animais, previsto no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), com qualificadoras por envolver cães, gatos e pela morte de um dos animais.
Todos os animais foram resgatados e encaminhados para atendimento veterinário e receberão os cuidados necessários. (Renan Isaltino)