No local, os policiais encontraram equipamentos ilegais configurados para simular uma Estação Rádio Base
A Polícia Civil de São Paulo desativou, na quinta-feira (22), uma estação clandestina de envio em massa de mensagens SMS, instalada em um escritório comercial no Viaduto Santa Generosa, no bairro da Vila Mariana, zona sul da capital paulista. A operação foi conduzida por agentes da 5ª Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas (Cerco).
No local, os policiais encontraram equipamentos ilegais configurados para simular uma Estação Rádio Base, com a capacidade de interferir na rede oficial de telecomunicações. A estrutura era usada para o disparo massivo de mensagens, prática que pode estar ligada à aplicação de golpes e outras fraudes eletrônicas. No momento da ação, não havia ninguém presente no imóvel.
Com o apoio da administradora do edifício, os investigadores conseguiram acessar a unidade e identificar diversos dispositivos operando sem autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Foram apreendidos um gabinete de informática, uma fonte de energia, um notebook com fontes e cabo de rede, além de uma antena de telecomunicações com seus respectivos cabos. Todo o material foi recolhido e será submetido à perícia.
O caso foi registrado como crime de instalação ou utilização clandestina de telecomunicações na 5ª Delegacia Seccional de São Paulo. A pena para esse tipo de infração pode chegar a quatro anos de detenção, além de multa.
A Polícia Civil investiga agora os responsáveis pela operação da estação clandestina e a possível conexão com esquemas de fraude digital. A ação integra um esforço mais amplo de combate ao uso indevido de redes de comunicação para atividades criminosas. (Renan Isaltino)
Foto: divulgação Polícia Civil