Operação Compras intensifica presença policial no Brás, Bom Retiro e na Rua 25 de Março, com mais de 250 agentes atuando diariamente
A Polícia Militar intensificou o policiamento nos principais centros comerciais da capital paulista, como o Brás, Bom Retiro e a região da Rua 25 de Março, devido ao aumento expressivo na circulação de pessoas durante o período de compras de fim de ano.
Na área da 25 de Março, cerca de 250 policiais militares já atuam diariamente em diferentes modalidades de policiamento, incluindo viaturas, motocicletas, bicicletas e patrulhamento a pé. As ações contam ainda com o apoio das equipes da Atividade Delegada, do Policiamento de Trânsito e do Policiamento de Choque, com foco na segurança de pedestres, trabalhadores e consumidores.
O reforço faz parte da Operação Compras, que tem como objetivo ampliar a prevenção criminal e garantir um ambiente mais seguro durante todo o mês de dezembro. Além da presença ostensiva, a operação também atua no combate ao comércio irregular e à cobrança indevida por flanelinhas.
Segundo a Polícia Militar, o patrulhamento foi reforçado ainda em outubro, quando a operação teve início para atender o aumento de movimento provocado pelos feriados, desde o Dia das Crianças até a Black Friday. A expectativa é que o policiamento siga ampliado até o fim de dezembro, após as festividades de Natal e Ano Novo.
De acordo com o Capitão PM Wesley Evandro Ribeiro, do 7º Batalhão da Polícia Militar, responsável pela área, os resultados já são perceptíveis. “As ações têm surtido efeito. Com todo o apoio das equipes e o policiamento reforçado, é nítida a queda na sensação de insegurança dos comerciantes e compradores, assim como a redução dos crimes, principalmente de roubo”, destacou.
Os dados confirmam a avaliação: nos dez primeiros meses do ano, os roubos na região apresentaram queda de 19,6% em comparação ao mesmo período de 2024. Somente em outubro, a redução foi de 31,2% em relação ao ano anterior.
Apesar da diminuição dos índices criminais, a Polícia Militar reforça a importância dos cuidados individuais. A orientação é manter mochilas à frente do corpo, evitar o uso do celular em locais vulneráveis ou em bolsos traseiros e redobrar a atenção com crianças em áreas de grande concentração de pessoas. “A prevenção também é uma forma de segurança”, reforçou o capitão. (Renan Isaltino)
Foto: arquivo P.V











