Na região de Campinas, a PM cumpriu dois mandados de busca contra um integrante de facção criminosa investigado por tráfico e associação para o tráfico
A Polícia Militar (PM) deflagrou nesta quarta-feira (10) uma série de operações simultâneas em diversas regiões de São Paulo com foco no combate ao crime organizado. No total, foram cumpridos 85 mandados de busca e apreensão e 24 mandados de prisão ligados a investigações sobre tráfico de drogas e armas, lavagem de dinheiro, associação criminosa, roubos, furtos especializados e comércio ilegal de insumos agrícolas.
Durante as ações, uma das principais apreensões ocorreu em Mirassol, no interior paulista, onde os agentes encontraram 1,2 tonelada de maconha. Na região de Campinas, a PM cumpriu dois mandados de busca contra um integrante de facção criminosa investigado por tráfico e associação para o tráfico. Foram apreendidas cinco armas de fogo ilegais, 165 munições, quinze celulares, cinco veículos, pen drives, R$ 45 mil em espécie e moeda argentina.
As operações também levaram à localização e prisão de envolvidos em diferentes modalidades criminosas, incluindo crimes patrimoniais e esquemas voltados ao desvio e à comercialização irregular de agrotóxicos e outros insumos agrícolas.
Ao todo, cerca de 250 policiais militares participaram das mobilizações, envolvendo unidades da capital, Grande São Paulo, interior e regiões de Campinas e Piracicaba. As ações tiveram apoio do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP), do Comando de Choque e da Polícia Militar Ambiental, além de contarem com parceria do Ministério Público de São Paulo e da Polícia Federal.
Segundo a corporação, o conjunto de operações reforça o trabalho integrado entre instituições no enfrentamento a organizações criminosas e na interrupção de atividades ilícitas, ampliando a segurança da população.
Operação Pesticida desmantela esquema de agrotóxicos falsificados
Paralelamente, a Polícia Militar Ambiental, em conjunto com o Ministério Público Estadual, desencadeou a Operação Pesticida, voltada ao combate a uma organização criminosa especializada na falsificação, furto, roubo e receptação de agrotóxicos, além de lavagem de dinheiro.
A ação desmontou cinco laboratórios clandestinos usados para adulteração, envase e falsificação dos produtos. No cumprimento das ordens judiciais, 22 pessoas foram presas e quatro armas de fogo apreendidas.
As equipes ainda encontraram grande quantidade de materiais usados no esquema, como embalagens, rótulos, produtos químicos e diversos insumos, evidenciando a estrutura sofisticada do grupo criminoso. (Renan Isaltino)
Foto: arquivo P.V
Fonte: agência SP











