Portal Veloz

PlaNAU: Campinas sedia oficina regional do Plano Nacional de Arborização Urbana nesta terça-feira

Evento reúne representantes de 70 municípios do Sudeste para contribuir na construção da política nacional de arborização; objetivo é oferecer diretrizes para que os municípios desenvolvam seus próprios planos

 Representantes de cerca de 70 municípios da região Sudeste estarão reunidos nesta terça-feira (10), em Campinas, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, para participar da Oficina Regional do Plano Nacional de Arborização Urbana (PlaNAU). A cidade foi escolhida pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima para sediar o evento, que tem como objetivo reunir subsídios regionais para orientar a elaboração da Política Nacional de Arborização Urbana.

 A oficina antecede o 2º Encontro Sudeste ICLEI Brasil: Conectando Cidades Rumo à COP 30, que ocorrerá de 11 a 13 de junho, também em Campinas.

 O encontro vai reunir gestores e técnicos municipais e estaduais com experiência em arborização urbana, além de representantes do legislativo, do judiciário, do Ministério Público, organizações da sociedade civil, associações locais, conselhos de meio ambiente, docentes, pesquisadores, profissionais de empresas públicas e privadas, e especialistas da área.

 “O PlaNAU é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente que visa oferecer diretrizes para que os municípios desenvolvam seus próprios planos de arborização urbana. Muitas cidades, especialmente as médias e grandes, enfrentam problemas hoje por falta de planejamento adequado no passado. Por isso, discutir soluções locais, considerando espécies nativas e as particularidades de cada região, é essencial. A participação de Campinas nessa construção é estratégica para fornecer subsídios à criação de uma cartilha nacional”, destaca Braz Adegas Júnior, secretário do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas).

 O processo participativo está sendo conduzido pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, em parceria com o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e a Universidade Federal de Alagoas. A iniciativa está alinhada ao Projeto de Lei nº 4.309/2021, que propõe instituir a Política Nacional de Arborização Urbana.

 Entre março e junho, oficinas presenciais estão sendo realizadas nas cinco regiões do país com o objetivo de reunir contribuições da sociedade, especialmente das prefeituras. Além de Campinas, os encontros regionais já foram promovidos em Manaus (Norte), Recife (Nordeste), Campo Grande (Centro-Oeste) e Curitiba (Sul).

 O ciclo será encerrado em julho com uma consulta pública on-line, ampliando ainda mais a participação popular.

 O PlaNAU busca promover o aumento da cobertura vegetal nas cidades brasileiras, garantindo melhorias nas condições ambientais, no conforto térmico, na qualidade do ar e na gestão das águas pluviais. O objetivo final é incentivar os municípios a desenvolverem seus planos de arborização, integrando-os às estratégias locais de adaptação às mudanças climáticas e fortalecendo a gestão ambiental urbana.

Conectando Cidades Rumo à COP 30

 A Oficina Regional do Plano Nacional de Arborização Urbana antecede o 2º Encontro Sudeste ICLEI Brasil: Conectando Cidades Rumo à COP 30, que ocorrerá de 11 a 13 de junho, também na cidade.

 Promovido pela Prefeitura de Campinas em parceria com o ICLEI, o evento irá abordar o papel dos governos brasileiros na agenda ambiental, destacando o federalismo climático, a intersecção das agendas de biodiversidade e de clima considerando as perspectivas para a COP 30, possíveis caminhos para implementação de agendas locais e globais de meio ambiente, além de ações de mitigação, adaptação e resiliência que fomentem a transição energética e soluções zero carbono.

 O 2º Encontro Regional Sudeste será um ambiente de discussão preparatório para a COP 30, que possibilitará trocas de experiências e integração de saberes por meio de palestras, mesa redonda, oficinas e visita técnica, entre outros, visando fomentar a integração multinível no desenvolvimento de iniciativas sustentáveis.

 O evento deve contar com a participação de 40 governos locais associados ao ICLEI Brasil, além da presença de convidados do setor privado, sociedade civil e da academia.

Foto: Adriano Rosa (Prefeitura de Campinas)

×

Buscar no Portal Veloz