Portal Veloz

PF deflagra operação para combater a falsificação de anilhas de aves no interior de SP

Investigação aponta esquema de adulteração e comércio ilegal de aves silvestres na região de Sorocaba e Sumaré

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (13), a Operação Elo Perdido, com o objetivo de combater a falsificação de anilhas de individualização de aves silvestres no interior de São Paulo.

As investigações tiveram início após a identificação de um indivíduo que mantinha aves em cativeiro e realizava a comercialização de diversos espécimes da fauna silvestre na região de Sorocaba, utilizando anilhas adulteradas, instrumento obrigatório para a identificação legal das aves.

Com o avanço das apurações, a PF constatou que um dos responsáveis pela falsificação das anilhas seria o proprietário de uma agropecuária localizada no município de Sumaré. Segundo a polícia, o esquema possibilitava a inserção irregular de aves silvestres no mercado, burlando a fiscalização ambiental.

Na ação desta terça-feira, estão sendo cumpridos dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela Primeira Vara Federal de Campinas, contra um dos investigados, residente em Sumaré. O material apreendido será analisado e poderá subsidiar novas fases da investigação.

Os envolvidos poderão responder por crimes ambientais e outros delitos previstos na legislação brasileira.

Foto: PF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Buscar no Portal Veloz