De acordo com a corporação, o trabalho visa a promoção simultânea de 24 ações de fiscalização; Limeira e Sumaré estão envolvidas na operação
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (16) a Operação Alquimia, com foco na fiscalização de 24 empresas do setor sucroalcooleiro, localizadas em cidades de cinco estados brasileiros. A ação tem como objetivo principal coletar e analisar amostras de produtos fabricados por essas empresas para verificar a composição química e a regularidade dos materiais produzidos.
A operação ocorre em parceria com a Receita Federal, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Agência Nacional do Petróleo (ANP).
De acordo com a Polícia Federal, os resultados obtidos nas análises laboratoriais vão subsidiar investigações em andamento sobre casos de contaminação e desvio de bebidas alcoólicas com metanol, registrados desde o início de setembro deste ano. O metanol é uma substância tóxica e seu consumo pode causar graves danos à saúde, inclusive levar à morte.
Ao todo, cerca de 150 agentes públicos participam da operação, incluindo 80 policiais federais e 70 servidores dos órgãos parceiros. As ações de fiscalização estão sendo realizadas em municípios dos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Santa Catarina.
As cidades envolvidas na operação são: São Paulo, Laranjal Paulista, Guarulhos, Suzano, Araçariguama, Sumaré, Cotia, Limeira, Jandira, Arujá, Cerqueira César, Morro Agudo, Avaré e Palmital (SP); Colombo, Paranaguá e Araucária (PR); Dourados, Campo Grande e Caparaó (MS); Várzea Grande (MT) e Cocal do Sul (SC).
A Polícia Federal informou que não haverá coletiva de imprensa sobre a operação.
Foto: PF