A cerimônia contou com uma apresentação do coral da escola estadual Luigino Burigotto
Os 21 vereadores juniores tomaram posse e foram diplomados em sessão solene realizada na Câmara Municipal de Limeira nesta terça-feira, 1º de julho. Eles participam do projeto Parlamento Jovem, instituído pela Resolução Nº 843/2023, de autoria da Mesa Diretora, e terão a oportunidade de vivenciar as atividades legislativas durante um ano. A cerimônia contou com uma apresentação do coral da escola estadual Luigino Burigotto.
Participaram da solenidade a presidente interina da Câmara, vereadora Mara Isa Mattos Silveira (PL); representando o prefeito Murilo Félix, o secretário de Turismo e Eventos, Silvio Britto; o segundo-secretário do Legislativo, Costa Junior (Podemos); o presidente da Comissão Organizadora da Câmara de Vereadores Juniores, Estevão Nogueira (Avante); e os vereadores Guilherme Guido (PL), Felipe Penedo (PL), Dr. Marcelo Rossi (MDB), Helder do Táxi (PSD), João Antunes Bano (Solidariedade), Carlinhos do Grotta (DC), Waguinho da Santa Luzia (PP), Zé da Farmácia (Solidariedade), Nilton Santos (Republicanos), Márcio do Estacionamento (DC), Bruna Magalhães (PRTB) e Lu Bogo (PL).
Presidindo a sessão, Mara Isa cumprimentou a todos os presentes, em especial aos pais, professores e amigos que contribuíram para que os jovens tivessem a vontade de participar do projeto e estivessem hoje tomando posse como vereadores juniores. “Este momento simboliza o compromisso da Câmara Municipal de Limeira como preparação da participação democrática dos jovens limeirenses no futuro da política local. Entre vocês estão muitos dos futuros políticos de amanhã. Talvez tenhamos um prefeito, uma prefeita, um secretário municipal ou vereadores. Que essa experiência inspire vocês a buscarem justiça, igualdade e respeito em tudo o que fizerem, como vereadores juniores, como políticos ou em qualquer outra profissão que escolherem seguir”, aconselhou.
Estevão Nogueira destacou que a posse é um momento marcante na vida dos alunos. “A Câmara de Vereadores Juniores simboliza muito mais do que a ocupação de cadeiras ou a exposição de ideias, representa o encontro do presente com o futuro, a experiência dialogando com a juventude. Vocês são a voz da juventude limeirense, o canal pelo qual os anseios, ideias e inquietações de cada um dos jovens chegam aos ouvidos e corações da sociedade. Vocês entram para a história desta Casa como parte de uma tradição que já transformou vidas e abriu caminhos para inúmeros jovens. Recebam o mandato com orgulho, com respeito e com a certeza de que vocês podem e vão ser agentes reais de transformação”, destacou.
O representante do prefeito, Silvio Britto, falou sobre a importância dos juniores também para fortalecer o Legislativo. “Através de vocês, os vereadores padrinhos poderão ouvir os anseios que a população de Limeira tem, e através do trabalho de vocês, dos requerimentos, dos projetos de lei que vocês trouxerem, com certeza nossa cidade será melhor”, disse o secretário.
Discursos
Três vereadores juniores representaram os demais na tribuna da Câmara. O primeiro foi Arthur Roberto Beck. Ele agradeceu em nome de todos a Deus, pais, familiares e escolas que os acompanharam na jornada, aos envolvidos no projeto que dão a oportunidade para que conheçam mais sobre a política da cidade, e aos vereadores que vão auxiliá-los durante o mandato. “Nós daremos o nosso melhor para tornar essa cidade um lugar ainda melhor de se viver”.
Em seguida, Heloísa Manias agradeceu todos os estudantes presentes, que decidiram representar as escolas, e a Câmara Municipal, que tornou possível a participação dos jovens na política. “Sem dúvida alguma a presença dos jovens na política é fundamental porque somos o futuro, mas também o presente. Ser vereador júnior é muito mais que apenas ocupar um cargo, é uma oportunidade de representar cada jovem da cidade, dar voz aos estudantes, mostrar que a nossa geração também quer estar presente nas decisões municipais”, disse.
Encerrando a participação dos juniores, Gabriel Paschoalon ressaltou a importância do projeto para os vereadores juniores. “Esta oportunidade que estamos tendo hoje com certeza marcará nossa trajetória. Que tenhamos muita sabedoria para ouvir o que a população precisa e assim fazer o melhor possível para nossa cidade”, declarou.
Câmara de Vereadores Juniores
A Câmara de Vereadores Juniores é definida pela Resolução Nº 843/2023, de autoria da Mesa Diretora, e dispõe sobre a criação do projeto Parlamento Jovem. São 21 vereadores-alunos, entre meninos e meninas eleitos pelos próprios colegas nas escolas públicas e particulares de Limeira.
A finalidade do programa é possibilitar aos jovens a vivência do Legislativo, participando de sessões ordinárias similares às realizadas pelos vereadores da Câmara. Os juniores também podem propor requerimentos, indicações e até projetos de lei. Estas proposituras podem se tornar oficiais e serem encaminhadas pelos vereadores padrinhos à Prefeitura.
Veja quem são os vereadores juniores:
Antonella Fernandes Oliveira Santos – padrinho Helder do Taxi (PSD)
Arthur Roberto Beck – padrinho Guilherme Guido (PL)
Elisa Caratti Lima – padrinho João Bano (Solidariedade)
Emanuelly Nascimento Pavan – madrinha Isabelly Carvalho (PT)
Enzo Brigatto de Oliveira – padrinho Anderson Pereira (PSD)
Felipe Matheus da Silva Firmino – madrinha Lu Bogo (PL)
Fernanda Barros de Carvalho Divino – padrinho Zé da Farmácia (Solidariedade)
Gabriel Paschoalon – madrinha Mara Isa Mattos Silveira (PL)
Heloiza Manias Claudino – padrinho Costa Júnior (Podemos)
Isabella Araujo – padrinho Estevão Nogueira (Avante)
Isabella da Silva Aguiar – padrinho Elias Barbosa (PRTB)
Italo Guilherme Silva dos Santos – madrinha Bruna Magalhães (PRTB)
José Vitor de Azevedo – padrinho Nilton Santos (Republicanos)
Kelvyn de Oliveira Costa – padrinho Waguinho da Santa Luzia (PP)
Luana Fênix João Gomes Pereira – padrinho Everton Ferreira (PSD)
Marcus Lorenzo Coelho – madrinha Tatiane Lopes (Avante)
Maria Laura de Miranda Maio – padrinho Márcio do Estacionamento (DC)
Nikolas Henrique dos Santos da Silva – madrinha Mariana Calsa (MDB)
Pietro de Souza Gonçalves Rodrigues – padrinho Carlinhos do Grotta (PL)
Pietro Roberto Cogui – padrinho Dr. Marcelo Rossi (MDB)
Tiago Marcos Antiqueira – padrinho Felipe Penedo (PL)
Foto: Câmara de Limeira