O Parlamento da Região Metropolitana de Campinas (RMC), sob a presidência do vereador Luiz Rossini (Republicanos), promove nesta sexta-feira (31) na Câmara de Engenheiro Coelho a 7ª Reunião Ordinária de 2025. O encontro terá como tema o atual estágio do processo de concessão do Aeroporto Internacional de Viracopos, e os impactos econômicos para a região. Gustavo Müssnich, CEO na Aeroportos Brasil Viracopos AS, estará presente na reunião.
Ele vai explicar as questões envolvendo o contrato de concessão do Aeroporto Internacional de Viracopos que vai passar por uma nova tentativa de negociação, agora por uma comissão de autocomposição que será estruturada na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). As tratativas ainda não começaram, mas o aval já foi dado pela Agência, que quer inaugurar com o caso de Viracopos um ambiente de solução consensual.
Durante audiência pública realizada no dia 14 de outubro na Câmara Federal, em Brasília, foi anunciado que a ANAC e a concessionária ABV vão retomar as negociações com o objetivo de manter a atual concessionária à frente da gestão do terminal. A mesa de negociação terá a participação da ANAC, do Ministério dos Portos e Aeroportos), da Advocacia-Geral da União e da concessionária.
A solução consensual foi um pedido da empresa, aprovado pela autarquia nos últimos dias. Durante a audiência na Câmara, o diretor-presidente da concessionária, Gustavo Müssnich, defendeu que a criação da comissão de autocomposição é importante para construir uma solução que atenda ao interesse público.
O Aeroporto
O Aeroporto Internacional de Viracopos se prepara para se transformar no maior e mais moderno aeroporto da América Latina ao longo dos 30 anos de concessão. Esse é o objetivo da Aeroportos Brasil Viracopos, concessionária que venceu o leilão de Viracopos realizado no dia 6 de fevereiro de 2012 e iniciou, no fim de agosto do mesmo ano, as obras da primeira série de investimentos no complexo aeroportuário.
Eleito o Melhor Aeroporto do Brasil, em sua categoria, por cinco vezes desde o início da concessão, Viracopos segue investindo na melhoria e na qualidade dos serviços prestados aos clientes.
O terminal de passageiros de Viracopos realiza em média 300 pousos e decolagens por dia, sendo 30 de cargueiros por dia. Circulam pelo terminal 35 mil passageiros por dia, em embarques, desembarques e conexões.
Viracopos deve atingir cerca de 13 milhões de passageiros transportados em 2025. Trabalham de forma direta ou indireta 10 mil pessoas no complexo aeroportuário. São 72 posições de check-in e a área total do sítio aeroportuário é de 25,9 km². O novo terminal de passageiros, que começou a receber voos em 2014, tem capacidade para receber até 25 milhões de passageiros/ano.
Já o terminal de cargas processa aproximadamente 1/3 de toda a carga que chega ao país pelo modal aéreo. Com uma área total de 90 mil m², o terminal apresenta sistema de monitoramento de segurança, sistema de transelevadores, instalações específicas para cargas vivas e posições estratégicas para aeronaves cargueiras em frente ao terminal.
A estrutura dedicada para o segmento de Cadeia Fria, com 3,1 mil m² de área e 11 câmaras frias com antecâmara garantem a manutenção da temperatura. O terminal de cargas processa, em média, 300 mil toneladas de carga por ano, somadas as áreas de importação, exportação, remessas expressas (e-commerce) e cargas nacionais.
Viracopos venceu o prêmio de Aeroporto de Carga do Ano na edição de 2024 da Air Cargo Week World Air Cargo Awards (na China). A expertise logística desenvolvida para processar grandes volumes de carga de megaeventos internacionais como Rock in Rio, Lollapalooza, The Town e Primavera Sound tem sido fundamental para essa consolidação como um dos principais terminais de carga do Brasil.
Além de ouvir os representantes da Aeroportos Brasil, os vereadores que compõem o Parlamento da RMC também vão apresentar moções e ofícios sobre temas de interesses regionais, como saúde, educação e desenvolvimento econômico.
Parlamento da RMC
Criado em 2017, o Parlamento da RMC é formado por vereadores das 20 Câmaras do aglomerado metropolitano, cuja população estimada é de 3 milhões de habitantes. Fazem parte do colegiado os municípios de Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d’Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo. As reuniões ordinárias são mensais e ocorrem de maneira alternada nas cidades integrantes do bloco.
Foto: Câmara Municipal de Campinas
 
				 
								





 
								 
								




