Portal Veloz

Operações da PF contribuem para queda histórica do roubo de cargas em São Paulo

As investigações conduzidas pelo grupo especializado em repressão a crimes de roubo de cargas e caminhões da Delegacia de Polícia Federal em Campinas (SP) contribuíram de forma expressiva para a redução histórica dos roubos de carga em São Paulo.

Entre janeiro e novembro deste ano, o Estado registrou 3.192 ocorrências, o menor índice dos últimos 25 anos. Em comparação com o mesmo período de 2024, quando houve 4.266 casos, a queda foi de 25,2%.

Ao longo do ano, o índice apresentou redução contínua: foram 350 ocorrências em janeiro, 243 em junho e 238 em novembro, representando diminuição de 31,6% no período analisado.

Esse resultado expressivo está diretamente relacionado à intensificação das investigações conduzidas pela Polícia Federal, a exemplo das operações Vareio, Hammare, Baiuca e No Rest, deflagradas no último ano, que tiveram como foco o desmantelamento e a descapitalização de organizações criminosas especializadas no roubo e na receptação de cargas — muitas delas com ramificações interestaduais.

Nos últimos dois anos, as operações da PF resultaram na prisão de cerca de 300 pessoas, no cumprimento de 200 mandados de busca e na apreensão de mais de 80 armas de fogo.

As ações também ensejaram o sequestro de bens, veículos e valores que ultrapassaram mais de meio bilhão de reais, atingindo de forma expressiva a estrutura financeira das organizações criminosas e reduzindo sua capacidade de financiar novas atividades ilícitas.

A atuação integrada entre a Polícia Federal e outras forças de segurança do Estado foi significativa para a eficácia das operações e a consolidação dos resultados, reforçada pela atuação Ministério Público.

Em 2026, a Delegacia da PF em Campinas (SP) será a primeira do Interior paulista a sediar uma Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), estrutura do Ministério da Justiça que reúne servidores de elite de várias forças de segurança do Estado, fortalecendo ainda mais o enfrentamento à criminalidade organizada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Buscar no Portal Veloz