Portal Veloz

Operação Estiagem 2025: reunião apresenta balanço parcial e destaca possibilidade de aumento de incêndios até setembro

A Defesa Civil também expediu 81 boletins de baixa temperatura e 18 de ondas de frio

O comitê gestor da Operação Estiagem 2025 se reuniu na manhã desta terça-feira, 26 de agosto, para estabelecer os próximos passos até o final do período mais seco do ano. Mesmo com previsão de chuva para os próximos dias, a perspectiva é de que haja ampliação dos focos de incêndio até o final de setembro. Também foi apresentado o balanço parcial da operação com as ocorrências registradas entre os meses de maio e agosto.

 Durante o final de semana, entre os dias 21 e 24/08, o fogo atingiu três fazendas nos distritos de Sousas e Joaquim Egídio, em uma Área de Proteção Ambiental (APA) de Campinas.

 O coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, alertou para a possibilidade de aumento de incêndios até o final de setembro e destacou que o foco da reunião foram as ações imediatas para minimizar danos e discutir ações de planejamento para 2026.

 “A reunião de hoje foi estratégica porque começamos a estabelecer os próximos passos até o final da operação estiagem. Também estamos nos preparando para o ano de 2026. Existe uma tendência de agravamento para o próximo ano, por isso precisamos nos preparar”, falou.

 Entre os itens que foram apresentados como parte da preparação para a próxima operação estão revisão da legislação, instalação de novos reservatórios de água, treinamento, equipagem de caminhões , aquisição de mais drones e o engajamento da sociedade civil denunciando focos de incêndio.

 “A gente observa que a maioria dos incêndios são provocados por ação humana, mesmo que todas as condições climáticas sejam propícias é muito raro haver ignição espontânea. Isso deixa claro que efetivamente o fogo é provocado, ou seja, é uma questão intencional. Por isso é preciso contar com o envolvimento da comunidade, principalmente nesses períodos mais críticos. Ao fazer esse monitoramento, se perceberem algo suspeito, informem o poder público para garantir uma ação mais efetiva no combate aos incêndios intencionais”, detalhou Furtado.

Balanço Parcial 

 No início da reunião foram apresentados os dados da Operação Estiagem 2025 registrados pela Defesa Civil entre os dias 1º de maio a 25 de agosto.

 Nesse período foram registrados, 222 focos de incêndio via satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

 O registro das ocorrências enviadas pelo Corpo de Bombeiros, no mês de julho até 25 de agosto foi de 219 incêndios.

 A Defesa Civil também expediu 81 boletins de baixa temperatura e 18 de ondas de frio.

 A menor temperatura do período foi registrada no dia 25 de junho (4,1°C). Em agosto, a menor temperatura foi de 6,9°C, registrada no dia 10.

 Também foram expedidos 25 boletins relativos à baixa Umidade Relativa do Ar (URA), sendo 24 boletins de atenção e um boletim de alerta, quando a umidade chegou a 19,3%.

 Foram realizadas 190 vistorias preventivas em matas e vegetação e 264 vistorias realizadas no entorno do Aeroporto de Viracopos.

Dados do mesmo período do ano passado: 

 636 focos de incêndio detectados via satélite;

 474 incêndios registrados pelo Corpo de Bombeiros em julho e agosto

 45 Boletins de Baixa temperatura

 02 Boletins Especiais de Onda de Frio

 45 Boletins de Atenção da URA

 13 Boletins de Alerta da URA

 233 vistorias preventivas em mata/vegetação

 72 vistorias preventivas no entorno do Aeroporto de Viracopos.

Foto: Prefeitura de Campinas

×

Buscar no Portal Veloz