A ação contou com o apoio de agentes da Vigilância Sanitária Municipal
A Polícia Civil deflagrou nesta terça-feira (4) a operação “Alimento Seguro”, após receber denúncias sobre a comercialização e armazenamento de produtos impróprios ao consumo em um estabelecimento de Americana. A ação contou com o apoio de agentes da Vigilância Sanitária Municipal.
Os policiais civis foram até o local indicado, um açougue localizado na Rua do Sol, nº 482, no Jardim Alvorada, onde constataram diversas irregularidades. No interior da câmara fria, foram apreendidos cerca de 774,5 kg de carnes e frangos armazenados para a produção de hambúrgueres, além de 22 kg de pizzas.
Também foram encontrados quatro galões de ketchup da marca Harman, cada um com 3,8 litros, e 14 latas de refrigerante das marcas Fanta Uva e Guaraná Antarctica, todos sem informações de procedência ou validade. Parte dos produtos apresentava data de vencimento igual ao dia da operação.
O Instituto de Criminalística realizou perícia no local e confirmou que os alimentos estavam impróprios para o consumo. Após a vistoria, os fiscais da Vigilância Sanitária determinaram a inutilização e o descarte de todo o material no Aterro Sanitário Municipal.
O responsável pelo estabelecimento foi preso em flagrante pelos crimes previstos nos incisos II e IX do artigo 7º da Lei nº 8.137/90, que tratam de crimes contra as relações de consumo, por vender e manter em depósito produtos em condições impróprias e com informações incorretas de rotulagem e validade.
Como a pena máxima ultrapassa quatro anos de prisão, não foi arbitrada fiança. O acusado foi encaminhado à audiência de custódia.
A autoridade policial responsável pela operação destacou a importância da ação integrada com a Vigilância Sanitária:
“Essas operações são fundamentais para proteger a saúde da população e coibir práticas comerciais que colocam em risco o consumidor”, afirmou o delegado. (Renan Isaltino)











