Ford planeja novidades para 2026 com um produto de nome tradicional
Mais uma marca a recuar nas suas metas ousadas de eletrificação, a Ford viu sua participação de marcado na Europa diminuir drasticamente. Agora a Ford revela mais detalhes sobre seus produtos europeus hoje concentrados no Puma e Kuga. O Focus feito na Inglaterra cuja produção vai se encerrar até o final do ano pode receber a carroceria de SUV em breve.

Esse novo produto já está em desenvolvimento para produção na Europa usando a mesma plataforma C2 atualizada. O novo Focus SUV faz parte de um plano da marca para voltar a produzir veículos mais baratos de acordo com o site Ford Authority. Não será um SUV compacto mas sim médio, acima do Puma por exemplo, com cerca de 4,40m de comprimento.
Essa plataforma atualizada está em desenvolvimento na fabrica de Louisville, nos Estados Unidos, onde são feitos o Escape e o Lincoln Corsair, os “menores” produtos da Ford nos Estados Unidos. Assim, o caminho estaria aberto para a produção já no próximo ano do primeiro veículo. O site que é considerado um porta voz de executivos da Ford, também diz que uma picape compacta e elétrica faz parte dos planos da Ford.

Mas o projeto de uma picape nova deve demorar mais tempo. A Ford Ranger vem crescendo nos Estados Unidos, ainda há espaço para uma atualização e a Ford pensa em um produto de transição e está introduzido a Ranger PHEV na Europa e em breve nos Estados Unidos.

“O primeiro veículo acessível baseado nessa nova plataforma será uma picape elétrica de médio porte, com lançamento previsto para 2027, que deve atender aos clientes que querem mais pelo seu dinheiro – mais autonomia, mais utilidade, mais usabilidade.”, disse a própria Ford Motor Company em um posicionamento.
Hoje na Europa, além do Puma e Escape, a Ford vende o Capri, SUV elétrico cupê baseado na plataforma MEB da Volkswagen mas que tem custo alto e não decolou nas vendas. Enquanto isso as últimas versões do Focus ainda tem filas de espera e encomendas chegando em várias concessionárias. Resta saber se o consumidor vai abraçar um novo Focus SUV, diferente do veículo essencial que ele sempre foi ao longo de mais de 25 anos.