Centros-Sul do país registram temperaturas até 5°C acima da média; São Paulo pode bater recorde histórico de calor em dezembro
O verão começa oficialmente no Brasil já sob a influência de uma nova onda de calor, que deve se estender durante a semana do Natal, de acordo com informações da Climatempo. Um bloqueio atmosférico impede a formação de sistemas de chuva organizados, favorecendo a persistência de temperaturas elevadas, tanto máximas quanto mínimas, especialmente nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e extremo sul de Goiás.
Enquanto o Sul do país deve sentir o pico do calor entre 22 e 25 de dezembro, no Sudeste e Centro-Oeste a alta temperatura deve permanecer intensa ao longo de toda a semana. Noites e madrugadas abafadas aumentam o desconforto, dificultando o descanso e elevando o desgaste físico.
Em São Paulo, os termômetros podem chegar a 36°C, podendo registrar o maior valor já observado em um mês de dezembro, segundo a Climatempo. O calor intenso também deve elevar o consumo de energia elétrica, especialmente em grandes cidades, devido ao uso de ventiladores e ar-condicionado durante as festas de fim de ano.
Imagem: Climatempo











