Portal Veloz

O clima em Limeira

Localizando...

Velocidade do Vento

Umidade do Ar

No Abril Verde, servidores de Campinas são orientados a colocar em dia os exames periódicos

Uma das ações do Abril Verde, mês de conscientização sobre segurança e saúde no trabalho, é a orientação aos servidores sobre a importância de manter em dia os exames periódicos, que são uma importante ferramenta na prevenção ou na identificação precoce de doenças ocupacionais. Os exames são feitos pelo DPSS (Departamento de Promoção à Saúde do Servidor) da Prefeitura de Campinas e podem ser agendados pelo telefone 2515-7176.

A avaliação ocupacional atualizada também é pré-requisito para realização do teletrabalho.

“A realização de exame periódico, especialmente para funcionários que fazem teletrabalho, é de fundamental importância para acompanhar o desempenho das tarefas realizadas, bem como avaliar como os mesmos se sentem, uma vez que o formato de trabalho é diferente”, comenta Camila Costa, apoio administrativo da Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), que atualmente faz teletrabalho.

Paço Municipal

Quem trabalha no Paço Municipal tem, desde 2024, a possibilidade de fazer o exame periódico no Espaço Saúde do Servidor (ESS), que fica no prédio.

“É uma forma importante e humanizada de realizar os atendimentos para os nossos servidores, já que muitos deles apresentam dificuldade de se deslocar até o DPSS”, explica Elaine Vanessa dos Santos, médica do trabalho.

A equipe, de enfermagem e médica, avalia a saúde do servidor e o orienta sobre os cuidados necessários, garantindo assim a sua permanência de forma saudável no local de trabalho.

O exame periódico é obrigatório e tem validade de 2 anos para servidores da área administrativa com menos de 45 anos; para os demais, o prazo é de 1 ano.


A validade do exame pode ser consultada no Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) anterior.


Como agendar exames periódicos?

Os agendamentos podem ser feitos diretamente no telefone 2515-7176.

Sipat


A Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) da Prefeitura de Campinas começou em 8 de abril, com a palestra “Prevenção de acidentes com material biológico”, voltada para as equipes da Saúde.

A programação segue até dia 29 de abril. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo link https://forms.gle/beoocsv8pu3C5wQ47


Confira a programação

– 15/04, das 14h às 16h30
Tema: Dia Mundial da Voz
Dra. Ana Carolina Constantini do curso de Fonoaudiologia da Unicamp
Local: Salão Vermelho do Paço Municipal. 

– 29/04, das 9h às 12h
Tema: Primeiros Socorros
Profissionais do Samu
Local: Salão Vermelho do Paço Municipal

 

Foto: Prefeitura de Campinas

Homem é denunciado por estupro de vulnerável em Limeira

Menina de onze anos alega que tio, que mora na mesma casa, abusava dela há algum tempo; caso está sendo investigado pela Delegacia de Defesa da Mulher  Na manhã desta quinta-feira (17), uma equipe da Patrulha Maria da Penha da GCM de Limeira foi acionada por uma mulher que denunciou o irmão por estupro de vulnerável. A vítima, sua filha de onze anos, alegou que o tio, que mora na mesma casa, teria passado a mão em suas partes íntimas, um comportamento que persistia há algum tempo.  A mulher, que estava acolhida na casa de outra vítima de violência junto com seus filhos, levou o caso ao conhecimento da escola onde a criança estuda, por meio de outra criança. Hoje, a Guarda Civil Municipal conduziu a mãe e a filha à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), onde a menina passou por exame no Instituto Médico Legal para verificar se houve conjunção carnal.  O laudo será encaminhado à DDM, e o caso será investigado. O suspeito será intimado para prestar esclarecimentos. A ocorrência foi registrada como estupro de vulnerável. (Renan Isaltino)

Veja mais

Crianças são atropeladas enquanto brincavam na rua em Limeira; uma delas está em estado grave

O condutor do veículo, um idoso de 64 anos, ficou em estado de choque  Duas crianças, de 9 e 11 anos, foram atropeladas no início da noite desta quinta-feira (16), no Jardim Santa Cecília, em Limeira. Elas foram encaminhadas à Santa Casa da cidade para receber atendimento médico.  De acordo com as informações apuradas, as crianças estavam brincando de bola na rua quando foram atingidas por um veículo Honda Fit, conduzido por um idoso de 64 anos. O motorista parou imediatamente após o atropelamento e prestou socorro às vítimas.  A criança de 9 anos foi a mais atingida, sofrendo ferimentos graves na região da cabeça. Já a de 11 anos também foi levada ao hospital, onde passou por avaliação médica. Ambas seguem sob cuidados e passam por exames. (Renan Isaltino)

Veja mais

Casal é detido por furtar mais de R$ 700 em azeites de supermercado em Limeira

Foram mais de 12 litros de azeite furtados  Um casal foi detido pela equipe da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Limeira na noite desta quinta-feira (16), nas proximidades de um hipermercado no Jardim Nossa Senhora de Fátima, em Limeira. Já conhecidos nos meios policiais e também pelos funcionários do estabelecimento, os dois são suspeitos de praticar diversos furtos em Limeira e Piracicaba.  O homem, de 39 anos, e a mulher, de 41, possuem várias passagens anteriores por furto. Segundo a GCM, eles foram flagrados após furtarem azeites orgânicos do supermercado. A soma dos produtos levados ultrapassa R$ 700, sendo que somente os azeites totalizavam mais de 12 litros.  Após serem abordados pela ROMU, o casal confessou a prática do crime e foi conduzido ao Plantão Policial de Limeira, onde permaneceu preso à disposição da Justiça. Os produtos furtados foram recuperados e devolvidos ao supermercado. (Renan Isaltino)

Veja mais