No início da próxima semana, o frio avançará sobre o centro-sul do Brasil, atingindo também áreas do Sudeste e do Centro-Oeste
O amanhecer deste sábado (09) foi marcado por um espetáculo raro em algumas localidades do Rio Grande do Sul: a presença de neve. A chegada de uma forte massa de ar polar à região já havia levantado a expectativa de geada e até precipitação invernal, fenômeno em que a chuva congela antes de atingir o solo, formando flocos ou pequenas partículas de gelo.
Uma das cidades que registrou o fenômeno foi Cambará do Sul, a 185 km de Porto Alegre. Localizada a mais de mil metros de altitude, em uma região de cânions e serras, o município é conhecido por registrar baixas temperaturas e, nesta manhã, os termômetros marcaram cerca de 2°C.
De acordo com veículos de comunicação locais, o menor registro foi em São José dos Ausentes, onde a mínima chegou a 0,4°C. Vacaria também amanheceu com temperaturas extremas, marcando 0,6°C, enquanto Palmeira das Missões registrou 1,1°C.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou a ocorrência de neve em diferentes pontos do estado, sem relatos de transtornos até o momento.
Segundo previsão da Climatempo, a massa de ar polar deve permanecer sobre a região até pelo menos quarta-feira (13), com intensificação prevista a partir deste domingo (10). No início da próxima semana, o frio avançará sobre o centro-sul do Brasil, atingindo também áreas do Sudeste e do Centro-Oeste, onde há possibilidade de temperaturas mínimas abaixo dos 10°C em várias cidades. (Renan Isaltino)
Fonte: Agência Brasil
Foto: R7